sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Homenageada : Zilma Xavier de Souza

  

A coluna social do Blog da Colunista tem o prazer de compartilhar aos amigos e amigas conectados a história de vida de uma grande mulher solidária. Zilma Xavier de Souza, natural de Morro Alto, atualmente Barão de Monte Alto, é com orgulho uma Cidadã Muriaeense, filha do saudoso ferroviário Sebastião de Souza e Silva e da querida saudosa Laudelina Xavier de Souza,.


Seus familiares queridos sempre presentes 


A querida Zilma tem uma vasta história como profissional da educação. Além de professora primária em Barão do Monte Alto no Grupo Escolar Tomás Aquino Pereira, hoje denominada; Escola Estadual Tomás Aquino Pereira foi professora de desenho e práticas educativas no Ginásio João Duarte. Quando transferida para a E.E. Governador Bias Fortes, em Muriaé, nos idos de1966 doou-se inteiramente aos educandos deste estabelecimento até o ano de 1973.  Pelo seu profissionalismo, presteza, dedicação, foi convidada pela Delegada de Ensino, na época, inesquecível Maria Auxiliadora de Faria (Dorinha) para trabalhar na 13ª DRE (atualmente, Superintendência Regional de Ensino.) .Cursava pedagogia na época na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina em Muriaé quando em 1974 recebeu o honroso o diploma .

Zilma não parou aí, matriculou-se na Universidade Federal de Juiz de Fora onde fez Especialização em Inspeção Escolar. E, como Inspetora Escolar foi enviada pela Secretaria de Educação para exercer o cargo de Diretor na E.E.Padre Alfredo Kobol, em Miradouro, durante um (01) ano. A convite do Prefeito Municipal daquela cidade dirigiu com muita também, o Ginásio Municipal Padre Alfredo Kobol.  Esta Inspetora Escolar, muito meiga, de fala mansa compreensiva e por ser muito admirada e queridarecebeu mais um convite irrecusável. A Diretora do Centro Educacional Muriae/CNEC Marília Torres Neves convidou-a par adirigir a então famosa Escola Cenecista que por 14 anos (1975 até 1988) Zilma esteve a frente., Sua doação de corpo e alma a faz inesquecível por onde caminhou, proporcionando um trabalho de amor, o que nos faz aplaudi-la como MULHER FANTÁSTICA. Mais do que justo chegou o momento da aposentadoria. Na época, ela estava em disponibilidade pela Secretaria de Estado da Educação quando se aposentou no Estado. 


Após aposentada , resolveu se premiar com viagens e a fazer novas amizades. 


Nos idos de fevereiro de 2008, em que esteve junto, num cruzeiro, com um grupo de amigas, sendo uma delas a colunista Tânia Gusman, (secretária do distrito na época) sugeriu que fundássemos um Clube de Lions composto por mulheres. E foi na Convenção do Abraço - do distrito de Lions Internacional que os Lions de Muriaé foram anfitriões, foi oficializada a fundação do glorioso Liions Clube Helen Keller.




Depois de aposentada e muito ativa , foi para esta MULHER FANTÁSTICA, maravilhoso atuar no leonismo cujo lema é SERVIR, e é o que mais tem feito desde que se tornou associada. Muito participativa, marcou presença em de vários treinamentos e cursos recebendo certificados e PINS  


Após a fundação do Lions do qual é associada, ocupou os seguintes cargos: 

1) Tesoureira por quatro anos ; b) Presidente por três mandatos ; c) Diretora Social e Assessora de aumento de sócios por dois mandatos.; 4) Atualmente, Presidente Imediato e Coordenadora LCIF.  No Distrito LC12 a convite do Governador atuou;: 1) Assessora do Cartaz da Paz e Redação por duas vezes. 2) CaL NOVAS VOZES ; 3) Presidente de Divisão D2 por duas vezes. d) Assessora Garota Lions  Numa atuação frequente , recebeu vários certificados enviados pelo Lions Clube Internacional e Distintivos de Prata, Ouro e Diamante por apadrinhar novas associadas. que a deixa feliz e orgulhosa por se dedicar a ser útil ao próximo .  









Recebeu em 2016,  o importante Troféu Mulher em Evidência numa festa na AABB, promovida pela Midia Brasil Associados sendo  indicada pela  colunista Tania Gusman, anfitriã  do evento em Muriaé.



Parabéns querida Zilma por ser quem é, exemplo de determinação para todos nós que temos o prazer de lhe conhecer e  sobretudo possuir sua amizade!

4 comentários:

  1. Zilma merece todas as homenagens! Parabéns Tânia pela escolha da homenageada! Parabéns Zilma pela linda história de vida!!

    ResponderExcluir
  2. A vida me presenteou com uma tia realmente FANTÁSTICA! Atenciosa e presente em todos os momentos. Ama ajudar quem precisa, conhecidos ou não, apaixonada por viagens, coruja com a família, amiga leal e verdadeira. "Tia Mina" é fantástica!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela sua mensagem .Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Zilma,mulher espetacular,sempre dedicada e pronta pra ajudar o próximo. Me orgulho de ser sua amiga e de seus familiares que tanto mais. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!