sábado, 27 de julho de 2019

Agradecer é preciso: Mirian Seghetto

Sempre que realizo uma viagem (Brasil ou exterior), me lembro dos amigos e amigas que ficam conectados no nosso trabalho de colunismo. E, de lá trago uma lembrança regional para presentear. È como se fosse, uma forma concreta de gratidão pelos incentivos aos acessos que a coluna social MuriaénaWeb recebe. Daí, uma das formas que encontrei para entregar o mimo, é computar o número de cliques aos nossos posts. Num prazo determinado, confiro os likes, e aquele (a) que mais nos incentivou com suas curtidas representando todos os demais,  então é contemplado com o nosso mimo.

Recentemente de Buenos Aires,  trouxe um pacote de alfajor, e quem foi a contemplada com centenas de curtidas nas postagens desta colunista, foi a amiga professora Mirian Seghetto a quem agradecemos o carinho, incentivo e credibilidade. A entrega aconteceu nesta manhã de sábado.


Ela foi presenteada também com um "esquenta pescocinho"  de crochet, feito por mim .


Obrigada Mírian pelo carinho e amizade!

Curiosidade sobre  Alfajor

Alfajor é um doce tradicional da Argentina, Chile, Peru, Uruguai e outros países ibero-americanos, mas originalmente criado na Espanha. O doce nasceu em Andaluzia, o nome vem do árabe al hasu e significa recheado. Não, ele não é argentino, mas merecia ser.

A história do alfajor, o doce mais tradicional da Argentina tem origem na cozinha árabe. O doce é composto de duas ou três camadas de massa, que após assadas devem ser levemente crocantes e macias, quase esfarelando, mas firmes, e com recheio de doce de leite, coberto com chocolate derretido ou polvilhado com açúcar de confeiteiro.

Originalmente produzido com amêndoas, mel e avelãs, chamou-se também alaju, e chegou às ruas espanholas como alfajor. Daí para frente, sua receita sofreu várias alterações, até chegar à composição atual que usa farinha, açúcar, ovos, essência de limão e amêndoas, recheada de doce de leite e coberta de chocolate ou açúcar.

No século XVIII, em Córdoba, nos conventos e casas religiosas, mãos habilidosas preparavam entre outros doces um biscoito de formato quadrado, unidos entre si por doce de leite e cobertos de açúcar, era chamado de tableta.

O pioneiro dos alfajores argentinos foi, em 1869, D. Augusto Chammás (químico francês que chegou em 1840) que inaugurou uma pequena indústria familiar dedicada à confecção de doces e outros confeitos.





quinta-feira, 25 de julho de 2019

Reflita: Todos nesse mundo funcionam baseados no seu próprio fuso horário


META DO DIA: Reativar Blog e Site de Coluna Social Muriaé na Web

META DO DIA

Trabalharei de tal forma que, ao partir, possa deixar para aqueles que ficarem a maior de todas as heranças: 

 O TESOURO DE MEUS EXEMPLOS; 

A LEMBRANÇA DE MINHAS VIRTUDES; 

A ALEGRIA DE MEU SORRISO;

A RIQUEZA DE MEU AMOR QUE FICARÁ. "



Ao abrir  hoje, 25/07/2019, o livrinho  "Um Minuto de Otimismo"  que estava guardado numa gaveta ao lado de minha cama, deparei com esta reflexão que me inspirou a dividir com meus amigos e amigas conectados no Blog da Colunista. Durante mais de 10 anos este Blog e o site  de coluna social Muriaé na Web, têm sido para esta viúva aposentada, uma terapia. Porém, de uns tempos para cá, envolvi-me em outros afazeres (beneficentes) e passei a não sentir mais ânimo em  reabrir o computador nas páginas administrativas do nosso blog nem do da coluna social Muriaé na Web. Alguns amigos até me enviaram notícias!  E, não é que hoje, por incrível que pareça, ao refletir sobre as palavras  da coletânea de "Sérgio Jeremias de Souza, resolvi reabrir as páginas administrativas em que tantos exemplos de vida e momentos felizes registrei , com carinho, ética e determinação!!!

Como não preciso competir com ninguém na área do colunismo social, a não ser, comigo mesma, a partir de então,  coloco-me a disposição de quem quiser participar de nossa coluna social com o objetivo de também armazenar seus momentos felizes em nosso já badalado blog e site, que nos envie suas fotos e informações para reativarmos nosso trabalho de colunismo sem custo algum para os amigos muriaeenses. Para mim, uma eterna  terapia!

AGUARDO COM CARINHO pelo contato@muriaenaweb.com.br  ou pelo meu e-mail particular: taniagusman@gmail.com

Obrigada pelas inspirações, incentivos com um grande abraço aos amigos e amigas conectados no nosso trabalho  !