quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Bodas de Madrepérola : Márcia e Ronaldo

Comemorando 31 anos de matrimônio neste 22 de dezembro destacamos o casal Márcia e Ronaldo Ribeiro. Eles comemoram para exemplo de suas filhas Marcela e Wanessa, anos de companheirismo e cumplicidade regados de compreensão, respeito , amizade e muito amor.



A substância que representa as Bodas de 31(trinta e um) anos de casamento é o Nácar.  Uma substância calcária, branca, dura, brilhante, com reflexos irisados, que revestem o interior de certas conchas. Também é conhecida como concha cor-de-rosa, nacarada, mais conhecida como MADREPÉROLA.  Isto porquê tudo como qualquer outro casal, com instantes de brigas e reconciliações, tristezas e alegrias, contrariedade e reencontros, prós e contras, altos e baixos, conseguiram permanecer juntos por mais de três décadas. Quando as mágoas e tristezas são cobertas com camadas e camadas de amor, se produz pérolas.

“Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas”. As pérolas são feridas curadas. As pérolas são o produto da dor, resultado da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um grão de areia ou um parasita. A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado, uma linda pérola é formada. “Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas”.

"Só o amor transcende o tempo as emoções e a razão." 
Ah!o amor ....o amor , um amor real!
E quando o amor é forte não há obstáculos



Tanto se pode fazer em 31 anos de convivência... aprende-se a perdoar, a ser paciente, tolerante  um com o outro, a não ser tão crítico, a aceitar e gostar do outro apesar dos defeitos . 

   Parabéns e muitas felicidades!

Dica: Presente de Natal para as criancinhas



Minhas MARAVILHAS de número6 e 7,  netinhas Letícia e Júlia Gusman Carvalho na divulgação do Dvd da Abelhinha Listradinha. 



O sucesso já se encontra disponível nas lojas @forbabyfoca @paolazookids @toledinhamoveisinfantis e Nova Aliança ... Amo muito! Ótimo presente de Natal...

Artesanato: lembrancinha pra casamento


Um simples pregador de roupas de madeira pode se transformar em uma singela e original lembrancinha de casamento, com os noivinhos pintados à mão. Muitos irão dizer que é preciso ter certa experiência com pintura para confeccionar essa lembrancinha, mas ainda sim acreditamos que os detalhes da pintura são bem simplórios e não vemos muitas dificuldades. Nós aconselhamos, no entanto, encontrar pessoas voluntárias que te auxiliem na confecção dos seus noivinhos no pregador, já que será uma tarefa trabalhosa se decidir produzir uma grande quantidade. Tente fazer uma linha de produção para serem mais ágeis, em que cada um pinta uma parte e passa para frente e assim por diante.


terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Reflexão: É PRECISO ACREDITAR

É PRECISO ACREDITAR ! Acabei de receber esta mensagem que divido com nossos amigos e amigas conectados no Blog da Colunista

É preciso acreditar em dias melhores. Sem esperança, imperceptíveis se tornam os passos dados na estrada do progresso, ampliando a dificuldade em notar que hoje estamos mais perto do destino do que estivemos ontem.

Mais que isso, é preciso acreditar no ser humano. A descrença na capacidade das pessoas evoluírem em valores e virtudes leva à falta de investimento no homem: escasseiam oportunidades de fazer diferente, negam-se reinícios, recusam-se perdões, mesmo o amor passa a receber menores investimentos para frutificar.

As crises vivenciadas pela humanidade não são recentes e estão sendo agravadas pela comunicação veloz através da qual absorvemos quase sem pensar a negatividade despejada por vários meios, e por, ao mesmo tempo, não escutarmos mais a própria alma.

.E como psicologicamente é mais fácil gravar a experiência negativa, exigindo que a positiva seja repetida várias vezes para ressignificar valores e impregnar o coração de bondade, muitas pessoas acabam por recepcionar o mal, recusando novas perspectivas que poderiam trazer o bem em resposta.
Perigoso isso. Negar oportunidade à consciência do que está havendo no mundo e conosco, com a consequência de junto recusar possibilidades de mudanças, é fuga improdutiva que acabará por nos deixar prisioneiros dos próprios enganos.

Fomos ensinados , a não esperar muito do próximo, mas a amá-lo incondicionalmente; por outro lado, devemos esperar o máximo de nós, cobrando-nos novas posturas transformadoras, pois efetivamente somente é possível mudar a si - isso exige autoconhecimento, consciência da própria condição.

Para não cairmos na estagnação que estimula a depressão e a inatividade no bem é preciso acreditar no amanhã alimentando a esperança; é urgente acreditar no próximo dando-lhes novas oportunidades; e sobretudo é imperativo acreditar em nós mesmos, na nossa capacidade nascida da vontade real de alterar a rota da permissividade, do comodismo, do desânimo, das semeaduras infelizes enfim, para trilhar uma  estrada mais produtiva que nos levará à angelitude e à felicidade tão longamente ansiadas..

Acreditemos na esperança e no próximo.

Acreditemos em nós!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Destaque: Leonor Machado

 Comemorando 75 anos de exemplo de vida nesta data especial de 21 de dezembro de 2015, destacamos Dona Leonor Machado, mãe da amiga Márcia e do querido produtor de eventos (Mé) Marco Aurélio.


Para cumprimentá-la a menininha Luna, levando sua alegria de anjo, neta do também querido amigo Wilson Soares. Para ela os nossos votos de muita saúde junto de seus amados filhos.


Aceite também Dona Leonor, o nosso abraço de parabéns recheado de energias positivas!

Reflexão:Há momentos na Vida


Agradecer é preciso: mensagem de Natal de Jeff


Minha família, meus amigos, leitores, articulistas, colaboradores, confrades de perto e de longe, de outras fronteiras. Foram tantas viagens, tanta gente, tantas surpresas, tantas fotografias, eventos, festivais, congressos... Vocês que me companharam o ano todo em minhas páginas, colunas, revistas, jornais, blogs...muito obrigado. Mas, sinceramente o Natal não me atrai, não esse Natal capitalista onde o aniversariante nunca é lembrado, ao qual agradeço sempre a cada manhã, a cada anoitecer, a cada vitória ou suposta derrota.

 Este ano foi espetacular e reuni em alguns "baners/flyers", alguns dos melhores que li e que exemplificam a minha maneira de pensar, agir, trabalhar, enfim, viver e agradecer a todos pela sempre companhia. Ter tantos amigos, virtuais ou não, me permite o desejo sincero de abraçar a cada um, fazendo votos que os desejos de cada um se realizem. Se não se concretizarem, que todos entendamos que não era a hora e nem o momento e que provavelmente não seria para o nosso proveito verdadeiro. 

Sempre estive conectado ao mesmo tempo com o passado, outras vidas e com o futuro, com a vida além da vida e faço minha as palavras de Carl Sagan. "A ciência moderna tem sido uma viagem ao desconhecido. Com uma lição de humildade esperando a cada esquina. Nossas ideias do senso comum podem estar erradas. Nossas preferências não determinam o que é verdade. Se almejamos um propósito cósmico, então que encontremos sozinhos um objetivo digno."— Carl Sagan.

O futuro nos aguarda, triunfante e belo, desde que tenhamos, no mínimo atitudes, além de humildade. Enquanto alguns apenas sonham, outros realizam. Eu sonho e realizo e desejo que cada torne realidade cada um dos seus sonhos.

Que nosso 2016 seja repleto de saúde, trabalho, sonhos e acima de tudo realizações. Que possamos partilhar e compartilhar o ano vindouro. Se vc. não conseguir ler o cartão acima, coloquei ele em anexo também. 

Jeff
Jefferson Severino - Jornalista - SC - 01571 - JP
48-9163-7172 - TIM - WhatsApp
Florianópolis -SC



domingo, 20 de dezembro de 2015

Dicas: Bricadeiras Natalinas

Brincadeiras de Natal e Dicas para Confraternização 
As brincadeiras para a confraternização de Natal são peça chave para animar essas festas as festas de final de ano e unir a todos. O clima Natalino aos poucos vai invadindo as casas e os corações das pessoas. Este é um dos momentos mais esperados para juntar família e amigos para comemorar. Pensando nisso procurei na NET mais algumas brincadeiras para essa confraternização para dividir com meus amigos e amigas conectados no Blog da colunista

1.Caixa Surpresa: 
Coloque em uma caixa: saias bem largas, perucas coloridas, pantufas, óculos de festas, enfim, as roupa e acessórios mais engraçados que você conseguir. Peça para que seus convidados se sentem em roda, e faça a brincadeira da Batata-quente. No “queimou” a pessoa que estiver com a batata na mão deve responder alguma pergunta que será feita pelo organizador da brincadeira, caso erre, ela deve vestir algum item engraçado da Caixa.
Dica: as perguntas podem ser: Qual o nome completo da Maria? Qual a data de aniversário do João? Qual a cor preferida da Camila? Use sua imaginação e de muitas risadas!

2.Bexiga da Turma: 
Escreva o nome de todas as pessoas presentes na comemoração em papeis e na hora de encher as bexigas, coloque um nome em cada uma delas. Espelhe-as por toda a casa. Na hora das brincadeiras cada convidado deve pegar uma bexiga e estourar para ver qual nome esta dentro dela. A partir daí, você bola as atividades. Um convidado pode contar uma história engraçada que viveu com a pessoa que tirou, pode dizer o que mais admira nela, ou simplesmente desejar felicitações de Natal.

3.Secreto: 
Uma idéia parecida com o amigo secreto, porém ao invés de dar um presente legal, deve-se dar um presente engraçado. Ex. uma pessoa que não sabe jogar futebol direito pode ganhar uma bola murcha, ou um troféu escrito perna de pau. Somente evite presentes de mau gosto ou que possam ofender a pessoa que vai receber.

4.Teatro real: 
Junte as pessoas mais engraçadas e recrie uma história para apresentar para os convidados. Use fatos inspirados em coisas engraçadas e reais que aconteceram com os membros da família.

5.Lembrança de agradecimento: 
Leve uma caixinha com papeis e caneta, para que os convidados da confraternização de natal deixem um recadinho para o dono da casa. É uma forma simples e carinhosa de agradecer.

6.Arvore de Natal personalizada: 
Antes ou após a Ceia de Natal, juntamente com todos os convidados, decore uma arvore; porém ao invés de decorar com Bolas e estrelas, pendure fotos de toda a família. É um gesto simples, mas que inspirará dialogo e trará muita emoção a sua festa.

7.Para as Crianças: 
Vista uma pessoa querida e muito engraçada da família de Papai Noel e distribua doces e lembrancinhas para as crianças. Elas irão adorar!

Além das brincadeiras você também pode presentear seus amigos e familiares. Programe-se com antecedência. 

8.Amigo Solidário
 1.       Compra-se objetos de 1,99, roupas íntimas ousadas e engraçadas e tudo o que sua idéia mandar e claro algumas coisas úteis e boas, mas poucas. A intenção é divertir e rir muito. OU,

2.       Cada um leva um presente que ache legal, neutro que sirva tanto para mulheres como para homens e crianças (se houver participação da família inteira), estipulando um preço limite para os presentes.
Inicia-se com uma pessoa do grupo que pode ser indicada por todos ou de acordo com a escolha do animador.
Esta pessoa sorteada escolhe um pacote e antes de abrir decide se “doa” para alguém do grupo ou fica com ele. Caso fique abre e mostra para o grupo e se for de vestir, deverá vestir em cima da roupa. Caso escolha doar, passa para outra pessoa que ele escolher. Esta deverá abrir mostrar e pegar outro pacote que deverá ser doado também.
( Quem recebe... doa, quem doa... recebe).
Importante que todos ganhem alguma coisa.
No final quem quiser negociar a troca poderá fazê-lo para o grupo participar dando palpites e sugestões.
By Dirce

9.Caixa de Presente
Compre uma caixa bem linda e coloque bombons dentro dela, tampe-a e coloque um laço, escolha uma das pessoas da festa e diga:
Parabéns! Você tem muita sorte, foi sorteado com este presente ele simboliza a confraternização, a amizade e a paz. Mas o presente não será seu.
(Observe a todos e entregue o presente para a pessoa que considera mais organizada).
A organização é algo de muito valioso, e você, como portador desta virtude, irá entregá-lo que achar mais feliz.
Você é feliz! Construa sempre sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, mas de nós mesmos, mas o presente ainda não é seu, o entregue a uma pessoa que achar meiga.
A meiguice é algo raro, e você a possui. Parabéns! Mas o presente ainda não é seu, pois você com esse jeito meigo, não vai se importar de o entregar à pessoa mais extrovertida.
Por teres esse jeito extrovertido, você foi escolhido para receber este presente, e agora, mostrando sua virtude, o entregue a quem você achar mais inteligente.
A inteligência foi dada por Deus. Parabéns, por teres encontrado espaço para demonstrar seu talento, agora passe o presente para quem achares mais simpático.
Para comemorar, sorria, pois o mundo anda amargo e para melhorá-lo precisamos de pessoas como você, sorria, mas o presente ainda não é seu, passe-o para a pessoa que achar mais solidária.
Solidariedade é uma virtude rara no mundo de egoísmo em que vivemos, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais alegre.
Alegria, pessoas como você transmitem alto astral, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais criativa.
A criatividade é fundamental para inovar e dar brilho ao nosso mundo, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa mais trabalhadora.
Que orgulho ter essa virtude, mas o presente ainda não é seu, entregue-o para quem você ache que tramite PAZ.
O mundo inteiro clama por paz e você, gratuitamente, transmite esta tão grande riqueza, parabéns, Com muita paz, abra o presente e diga o que está escrito na embalagem(A pessoa terá de dizer “BOMBONS DA PAZ”)
Agora prove que vc transmite paz e compartilhe com todos que aqui estão e deseje-lhes muita paz, força e união.


10.Anjo Secreto:
Ao invés de comprar um presente tradicional, as pessoas precisam adquirir algo que seja um conselho (ou que simbolize um conselho) com a intenção de proteger e ajudar o seu amigo secreto (fazendo o papel de anjo da guarda da pessoa). Na hora de entregar os presentes, cada pessoa fala o seu conselho para que as demais adivinhem quem ela tirou. É fácil e pode sair bem baratinho, a gente pode inclusive dar uma oração para a pessoa.
              

11.Bicho Secreto:
Aqui é outra variação do amigo secreto. O sorteio ocorre normalmente, mas no dia no Natal cada pessoa coloca no presente que comprou a foto de um bicho que lembre por alguma razão o seu amigo secreto. Na hora da entrega, as pessoas precisam adivinhar quem o dono do presente a partir da foto do animal. Pode ser muito engraçado, rola até fazer a maldade de colocar um veado estampando o presente de um homem! Cada um deverá ainda explicar a escolha do animal.


12. Teste de QI
Separa as pessoas em grupos e alguém faz perguntas sobre o natal, como por exemplo, qual é a cidade do Papai Noel. Pode-se premiar o grupo que acertou mais perguntas com uma caixa de bombons.

13. Mímica Secreta:
Faz-se o amigo secreto tradicionalmente, porém na hora da revelação, ao invés de tentar descrever a pessoa, deve-se fazer mímicas imitando a pessoa tirada. Pode ser muito engraçado.


14. Amigo Sustentável:
Outra variação do amigo oculto que trabalha o desprendimento das coisas materiais, é o seguinte: cada pessoa escolhe algum objeto seu, que você já usou, por exemplo, um livro que leu e gostou muito, alguma bijuteria, algum CD que goste, DVD, uma planta, algum enfeite de casa. Enfim, qualquer coisa interessante, só não vale calcinha nem cueca nem meia usada. Dai a pessoa embrulha o presente e coloca na árvore de Natal. O organizador da brincadeira em um determinado momento dá a ordem para que as pessoas corram até a árvore e peguem um presente. Cada um abre o presente que pegou, depois tenta descobrir de quem era aquele presente. Sendo assim, aquele objeto que pertencia a você, será de uma outra pessoa.


15. Maquiagem Divertida:
Para o clube da Luluzinha. Pede-se para as mulheres levar suas maquiagens e colocar dentro de uma caixa. Em circulo, cada garota sorteia 4 itens e quem deve maquiá-la é a pessoa da direita. Ao final, todas tiram fotos para lembrar a brincadeira. É engraçado ver as meninas desesperadas para não ficar com cara de palhaça, como nos chá de panela..


16. Sorteio de Brindes:
Antes dos convidados chegar escreva num pedaço de papel o nome de três presentes que foi comprado com antecedência por você, pois vai ser o único que vai saber. E cole em baixo de três cadeiras o papel. Depois começa a festa e antes do jantar diga que três pessoas serão premiadas basta olhar abaixo das cadeiras o seu premio. Os presentes podem ser de baratinhos.


17. Passa Porquinho:
Em circulo entrega-se um porquinho (pelúcia, barro, etc) cada um ira beijar em uma parte do corpo do porquinho e passar para o outro ao lado e sucessivamente em sentido horário. Não pode beijar na mesma parte que outros beijaram. Sejam criativos (orelha, olho, boca, rabo, barriga etc.). Quando todos fizeram isso o animador diz que agora todos irão beijar o amigo da direita no mesmo lugar que beijou o porquinho! É diversão na certa!


18. Balão
Entrega-se para cada participante um pedaço de papel, uma caneta e um balão, desses de encher de festa de aniversário. Então, pede-se para que cada pessoa escreva uma mensagem única, algo que estiver na mente, qualquer coisa, desde um FELIZ NATAL! até um NÃO SEJA TÃO PESSIMISTA, QUE ESTE ANO VOCÊ SE RENOVE!
Qualquer coisa depende da criatividade de cada um. Depoispede-se para que as pessoas coloquem seu papel com sua mensagem dentro do balão e o encha de ar e dê um nó. Quando todos estiverem prontos, mande todos jogarem seus balões para cima, bem longe. Enfim, cada um deve tentar pegar outro balão, estourá-lo e ler a mensagem que se encontra dentro em voz alta.

19. Narciso
A brincadeira consiste em enfeitar uma caixa bem bonita com um espelho dentro e sem fazer comentários. Escolhe alguém para começar e peça para que ela olhe, preste bem atenção, não comente o que está dentro, só fale o que acha dessa pessoa. Quando a pessoa abre a caixa, vai deparar com a sua imagem e tem que falar dela mesmo. Os participantes ficam tão surpresos que dão muitas risadas.

20. Mensagens de Natal
Faça um painel de envelopes com o nome de cada pessoa presente na festa de natal. Durante a festa entregue cartõezinhos e canetas para os convidados assim eles poderão colocar os bilhetes nos envelopes de seus amigos anonimamente ou não, e no final cada um leva seu envelope pra casa.

21. 6 ou 1
Embrulhe presentes baratos e sem graça e também alguns legais. O primeiro embrulho deve ser bonito, mas em volta deste, embrulhe com jornal, amarre também com barbante, etc. O importante é dificultar a abertura do presente. O presente da vez deve ser entregue para a primeira pessoa da roda. Para a pessoa seguinte são entregues 2 (ou apenas 1) dados. Se esta pessoa tirar 6 ou 1 no dado, tem o direito de pegar o presente da mão da pessoa anterior e continuar a desembrulhá-lo. Caso tire outro número qualquer, ela passa os dados para a pessoa seguinte. Fica com o presente quem conseguir desembrulhá-lo até o final. Ou seja, o presente vai passando apenas pelas pessoas da roda que tirarem 6 ou 1. O legal é o desespero da pessoa tentando desembrulhar rápido, antes que alguma outra pessoa tire 6 ou 1. Mas vale deixar bem claras as regras da brincadeira, como por exemplo, não pode sair rasgando o papel do embrulho.
Brincadeira enviada por Raquel

22. Macho e Fêmea
O amigo secreto dos sexos começa dividindo o pessoal da família em homens e mulheres… quantidades correspondentes as pessoas participantes. Cada um pega um papel que estará escrito homem ou mulher e deverá comprar um presente para o sexo que pegar (sem saber na verdade quem pegará). Na hora de revelar o amigo secreto dividi-se os presentes em presentes para homens e presentes para mulheres. A primeira pessoa começa pegando um papel agora com nome das pessoas. Por exemplo, eu pego o meu pai, vou ao local que estão os presentes de homens, escolho um presente e revelo o meu amigo secreto. Se peguei a minha mãe, escolho um presente no lado das mulheres. Ou seja, na verdade ninguém sabe quem é o pegará e até se dará o presente que comprou.


23 .Caça ao Tesouro:
Como n um caça ao tesouro, esconde-se vários bis brancos e a mesma quantia de bis preto. Divide em 2 grupos, um grupo tem que achar os bis brancos e o outro grupo os bis pretos, detalhe.. se o grupo do bis branco achar bis preto, eles comem, assim o outro grupo vai ter menos bis para achar, e vice versa. O grupo de achar ais bis da sua cor é o vencedor. Como premio pode ser dado caixas de bombom para dividir entre eles. É muito divertido, principalmente entre as crianças. Só tem que cuidar para não dar dor de barriga.


24. Dinâmica das Cores
Entregue a todos os participantes papelejos escritos BRANCO. Explique que vai falar diversas cores e quem tiver as cor levante e de um abraço no colega que tema mesma cor. Como os papeis todos estão escrito apenas BRANCO e os participantes não o sabem, ficam esperando dizer a cor que esta em seu papel. E o orientador vai falando diversas cores tipo: amarelo, azul escuro, vermelho, rosa vibrante e nada de ninguém levantar… ate que o orientador fala BRANCO…..gente é impressionante o pulo que todos dão da cadeira.


25. Sorteio de um Premio Especial
Todos os anos minha família fica esperando eu “criar” alguma brincadeira para a véspera de natal. Como a ceia e tarde corre o risco de todos ficarem desanimados e com sono. No ano passado achei uma brincadeira que deu super certo e foi bem elogiada pelo pessoal:

Peguei uma caixa de bombons e alguns envelopes. Perguntei quem queria começar a brincadeira e a primeira pessoa que se manifestou ganhou a caixa e o envelope de número 1. No envelope a tinha uma orientação, o sujeito deveria dar o presente para quem achava mais legal, depois mais criativo, mais inteligente… enfim umas dez características até finalmente a indivíduo que fosse a que transmitia mais paz deveria pegar os chocolates e dividir com todos os outros familiares. Foi legal e divertido. A explicação esta logo em seguida, algumas pessoas me pediram para enviar o texto dela, mas creio que não leram o post completamente. 
Sorteio de um Prêmio Especial 
Pegue uma caixa de bombons e 12 envelopes, onde guardará algumas instruções. Pergunte quem quer começar a brincadeira e a primeira pessoa que se manifesta ganha a caixa e o envelope de número 1.

O envelope primeiro envelope tem a seguinte mensagem: Parabéns! Você tem muita sorte, foi sorteado com este presente ele simboliza a confraternização, a amizade e a paz. Mas o presente não será seu. Observe a todos e entregue o presente para a pessoa que considera mais organizada. Oriente os convidados para que façam a leitura em voz alta.

Segundo envelope: A organização é algo de muito valioso, e você, como portador desta virtude, irá entregá-lo que achar mais feliz.

Terceiro envelope: Você é feliz! Construa sempre sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, mas de nós mesmos, mas o presente ainda não é seu, entregue-o a uma pessoa que achar meiga.

Quarto envelope: A meiguice é algo raro, e você a possui. Parabéns! Mas o presente ainda não é seu, pois você com esse jeito meigo, não vai se importar de o entregar à pessoa mais extrovertida.

Quinto envelope: Por teres esse jeito extrovertido, você foi escolhido para receber este presente, e agora, mostrando sua virtude, entregue-o a quem você achar mais inteligente.
Sexto envelope: A inteligência foi dada por Deus. Parabéns, por teres encontrado espaço para demonstrar seu talento, agora passe o presente para quem achares mais simpático.

Sétimo envelope: Para comemorar, sorria, pois o mundo anda amargo e para melhorá-lo precisamos de pessoas como você, sorria, mas o presente ainda não é seu, passe-o para a pessoa que achar mais solidária.

Oitavo envelope: Solidariedade é uma virtude rara no mundo de egoísmo em que vivemos, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais alegre.

Nono envelope: Alegria, pessoas como você transmitem alto astral, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais criativa.

Décimo envelope: A criatividade é fundamental para inovar e dar brilho ao nosso mundo, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa mais trabalhadora.

Décimo primeiro envelope: Que orgulho ter essa virtude, mas o presente ainda não é seu, entregue-o para quem você ache que tramite PAZ.

Décimo segundo envelope: O mundo inteiro clama por paz e você, gratuitamente, transmite esta tão grande riqueza, parabéns, Com muita paz compartilhe com todos que aqui estão esses bombons e deseje-lhes muita paz, força e união.

Uma sugestão é sempre colocar o envelope vazio abaixo dos que estão para ler, assim as pessoas ficam perdidas de com quem ficará o presente.

26. Adivinho 
Essa é para as crianças. Pegue um caderninho e escreva o nome de todos. Aí vai de pessoa em pessoa perguntando o que ela acha que ganhou. No fim, quem acertou mais presentes deve ganhar um prêmio simbólico, como uma caixa de bombons.

27.Artista Plástico 
Antes do natal sugira que todas as crianças (ou quem quiser) façam colagens ou desenhos com temas natalinos. Na noite de natal exponha todos esses trabalhos como se fosse uma galeria, além de enfeitar a criançada (e os pais) ficam bobos com todos elogiando seus trabalhos.

28.Bingo da Tamara 
Pede-se para cada convidado leve um brinde, que pode ser artigos dessas lojas de R$1,99. Com cartelas de bingo marcam-se os números sorteados com feijão ou milho, que é uma forma de reutilizar as cartelas em cada rodada. O legal é que todos se divertem e tem a chance de ganhar alguma coisa. A Tamara contou que em sua família algumas pessoas levam penca de bananas embrulhadas ou abacaxi, o que faz a brincadeira ficar ainda mais engraçada.

29.Roda da Penha 
Achei essa brincadeira que a Penha nos enviou muito interessante! Coloque todo pessoal para que forme um circulo. Entregue quatro presentes a quatro pessoas, uma longe do outra. Comece a ler um texto cuja estória contenha as palavras “direita” e “esquerda”.Toda vez que as palavra direita for falada, os quatro presentes devem ser movidos para a direita .Se for a palavra esquerda, os presentes passam para a pessoa à esquerda. Use bastante essas palavras-chaves para dar bastante movimento à essa dinâmica. No final da história quem estiver segurando presente, é o seu dono.

Aqui criei um texto baseado na sugestão da nossa leitora Tamara Joyce, se gostar, pode usar na sua dinâmica com sua família:

Uma menina vivia muito triste e ninguém sabia o motivo. Certo dia perguntou-lhe o que havia acontecido e então a garotinha respondeu:

– Sou triste porque não conheço Deus.

Então lhe falou que a indicaria o caminho a Deus.

-Siga por esse caminho e vira a primeira esquerda. Ali abrirá um campo verdinho a sua frente, siga pela esquerda em poucos passos avistará um rio a sua direita. Atravesse a ponte de madeira a direita e siga pela direita novamente. Se olhar pela direita haverá lindos pomares e a esquerda um curral cheio de boizinhos. Vire a direita entre as árvores. Caminhe sempre pela direita quando acabarem os pomares vire a direita novamente a sua frente haverá uma pequena cidade. Vire a esquerda após passar pela delegacia, depois vire direita e direita novamente, você verá um armazém a sua direita e uma loja de presentes a sua esquerda. Vire a direita após passar a loja de presentes a sua direita revelará uma linda igreja. Entre a igreja pela porta da direita e quando chegar próximo ao altar verá a sua direita uma portinha bem estreita a maçaneta esta do lado direito da porta. Ao atravessar a porta havará um longo corredor, iluminado com algumas velas do lado direito. Siga em frente até avistar um clarão do lado direito. Entre nessa sala. Ali avistará Deus.

A menininha fez todo esse trajeto, chegando lá quando entrou na salinha a sua direita um ancião de voz tremula disse’:

– Deus está aí dentro de você, do lado esquerdo do seu peito, dentro do coração.
Então a garota levou a sua mão direita ao seu peito esquerdo e deu um suave sorriso. Assim a garota nunca mais ficou triste e nas noites de véspera de natal geralmente faz uma oração a Deus, que esta simbolicamente representado num altar do lado direito de sua cama.

Variação: Para acrescentar emoção a brincadeira poderia dividir os quatro presentes da seguinte forma: O presente um, poderia ser uma coisa legal e o seu dono seria a pessoa que ficou com ele no final da brincadeira. O segundo presente poderia ser bombons para compartilhar com o resto do pessoal. O presente 3 seria doado para alguém do circulo e finalmente o presente 4, o dono dele deveria realizar uma tarefa (pagar mico) para que o presente fique com ele, caso contrário, teria que doar também.


30. Caixinha de Surpresas da Seani 
Prepare uma caixinha com tarefas engraçadas, fechando-a bem. Escolha tarefas como: imitar um gato, pular como um sapo, imitar um macaco, pular numa perna só, etc…

Depois peça que os participantes do grupo sentem e a caixinha deverá circular de mão em mão, até um sinal ser dado que pode ser um apito ou a interrupção de uma música. Aquele que estiver com a caixinha no momento em que é dado o sinal, ou em que a música para, deverá tirar da caixinha um papel e executar a tarefa prescrita. A brincadeira continua enquanto houver papeletas na caixinha.

31. Brincadeira da Camila 
A Camila nos enviou uma brincadeira que é parecida com um amigo secreto. Cada participante deverá levar um chocolate e R$5,00. Coloque todos os chocolates misturados numa mesa e o dinheiro numa caixa (que pode até ser um cofrinho desses de R$1,99). Depois coloque os nomes de todos os participantes num saquinho. Aleatoriamente escolhe alguém para começar a brincadeira, essa pessoa pega um nome do saquinho e lê em voz alta. A pessoa sorteada deve escolher e pegar uma barra de chocolate e já perdeu a chance de ganhar o dinheiro. A pessoa sorteada tira outro nome e assim continua mais até que o último nome que sobrar no saquinho fique com todo dinheiro e o chocolate que não foi escolhido.

32. Amigo da Onça
A idéia desta brincadeira é que cada participante compre um presente de sua preferência e os embrulhe de modo a não perceber o que há dentro do embrulho. O organizador deve dar idéias de presentes para que algumas pessoas levem coisas como: cacho de banana, abacaxi entre outros presentes engraçados. 
Na hora da brincadeira:
- Sorteia-se um amigo, este escolhe um presente fechado e abre para que todos vejam;
- Ele sorteia o próximo amigo e senta;
- O amigo sorteado escolhe um presente e abre para que todos vejam;
- Ele escolhe se fica ou troca seu presente por qualquer um outro presente já aberto por outro amigo (amigo da onça mesmo);
- Ele sorteia o próximo amigo e senta;
- Repita o último amigo seja sorteado;
- Finalmente o primeiro participante escolhe se fica ou troca seu presente por qualquer presente de sua preferência.


33. Amigo Secreto da Kilza
Peça para todos os participantes da brincadeira trazerem fotografias que quando eram bebês. Na hora da revelação entregue um envelope para cada um, peça que coloquem suas fotos dentro dos envelopes e na aba que fecha o envelope, na parte de dentro, a pessoa deve escrever o nome do seu amigo secreto. Depois recolha os envelopes e os disponha numa mesa todos com os nomes aparecendo. Instrua que cada um pegue o envelope com seu nome e veja a foto, tentando adivinhar quem lhe tirou. Pode-se estabelecer um número de chances para errar e depois disso a pessoa poderia pagar algum mico.

Variação: Pode-se também pedir para as pessoas colocarem algo pessoal que estiverem usando na festa dentro do envelope.


É importante que ao escrever o nome no envelope tentem fazer com uma letra não muito óbvia ou então que peçam a alguém para escrever, evitando que a pessoa reconheça quem o tirou através da letra.