sábado, 24 de julho de 2021

Homenageado de hoje: Érik de Paula Carvalho

 A homenagem do Blog da Colunista de hoje vai para uma pessoa muito especial de nossa família, pois é pai presente de duas de minhas maravilhas e esposo de minha filha.  Letícia(9) e Júlia Gusman Carvalho(6), minhas amadas netinhas são privilegiadas pelo pai educador, carinhoso e compreensivo que têm.  Érik ,há 15 anos casados com Ludmila Gusman, faz parte de nossa família. Sempre presente em nossas reuniões e prestativo, merece nosso respeito e consideração. 


O sociólogo formado pela UFJF é bancário do BB a quem rendemos gratidão e aplausos!


Aqui em 2005 comemorando 28 anos numa festa julhina que o homenageamos no Residencial Gusman.


Parabéns pelos 44 anos de vida Érik, felicidades sempre, saúde e muitas bênçãos!


quinta-feira, 22 de julho de 2021

Recordar é Preciso: Passeio inesquecível pelas orlas e vales chilenos

 Para comemorarmos nossos 25 anos de enlace matrimonial( 1995), Lúcio e eu optamos realizar um passeio pelas bandas do Chile, mais precisamente em Santiago.  Ele quis me apresentar onde esteve e estudou quando foi seminarista por 4 anos.. 


Ficamos hospedados na casa paroquial da Igreja onde um de seus professores era Pároco. Enquanto lá estávamos encontramos com alguns de seus ex-colegas e fizemos muitos passeios.. 


Santiago, capital e maior cidade do Chile, fica em um vale circundado pelos Andes cobertos de neve e a cadeia de montanhas chilena. Dentre os pontos turísticos  destacamos na Plaza das Armas, O palácio de la Real Audiência 1808- sede do museu de historia nacional a catedral metropolitana do século 18.  La Chascona é a casa do poeta Pablo Neruda que foi transformado em museu, mais...e mais...

Cerro San Cristóbal


Cerro Santa Lúcia, que é um monte situado no centro de Santiago




Cerro San Cristóbal  é uma colina no norte de Santiago com vistas lindas . O mirante se eleva a 850m e cerca de 300m acima do resto de Santiago. O  pico é o terceiro mais alto da cidade.





Valparaiso é uma cidade portuária na costa chilena è conhecida pelos funiculares de colinas íngremes e pelas casas coloridas no topo de penhascos.  La Sebastiana, a peculiar antiga residência do poetachileno Pablo Neruda, é agora um museu com vistas amplas para o Pacífico.



O formato longilíneo do chile se reflete nas características de seus vinhos. Os vales chilenos mais famosos são Maipo, Curicó e Maule, que compõem, junto com Curiel, o Vale Central, próximo a capital Santiago.


Além das uvas, colhemos maçãs no pé da macieira e kiwi.



O Kiwi requer um clima quente e temperado para o seu desenvolvimento e, por esta razão o fruto só se desenvolve em alguns paises como Chile, USA(Califórnia), Nova Zelândia, Itália e França. A fruta é ovalada e cresce de 5 a8cm de largura., . Colhemos no pé. Realmente foi um passeio inesquecível

terça-feira, 20 de julho de 2021

Reflexáo: Sou isso hoje

 Faço minhas as palavras de Thaísa Lima



"Sou pessoa de dentro pra fora. Minha beleza está na minha essência e no meu caráter. Acredito em sonhos, não em utopia. Mas quando sonho, sonho alto. Estou aqui é pra viver, cair, aprender, levantar e seguir em frente.
Sou isso hoje...
Amanhã, já me reinventei.
Reinvento-me sempre que a vida pede um pouco mais de mim.
Sou complexa, sou mistura, sou mulher com cara de menina... E vice-versa. Me perco, me procuro e me acho. E quando necessário, enlouqueço e deixo rolar...
Não me dou pela metade, não sou tua meio amiga nem teu quase amor. Ou sou tudo ou sou nada. Não suporto meio termos. Sou boba, mas não sou burra. Ingênua, mas não santa. Sou pessoa de riso fácil... e choro também!"