domingo, 6 de novembro de 2022

Dica Turística: Ilha Grande


Um paraíso localizado na Costa Verde do Rio de Janeiro, Ilha Grande é o destino perfeito para feriados e viagens de períodos curtos, principalmente para cariocas e paulistas e MINEIROS também uai!. Para os mais aventureiros, Ilha Grande é uma pedida excelente com trilhas para todos os níveis. Localizada a cerca de 21 quilômetros da costa de Angra dos Reis, a ilha faz parte de um arquipélago composto por quase 200 ilhotas na baia da Ilha Grande. É um verdadeiro paraíso – e, o melhor de tudo, super acessível!

Para quem quer relaxar, a Ilha também é incrível – areias brancas e águas cristalinas repletas de vida marinha!

1. Sobre a Pousada DOLCE VITA:

Localizada em uma ilha e com restaurante e área de praia privativa, Pousada Dolce Vita oferece WiFi gratuito. O banheiro privativo inclui banheira e/ou chuveiro e amenidades de banho gratuitas. As comodidades extras incluem mesa de trabalho e ventilador. Todos os quartos contam com vista do mar ou do jardim.  Pousada Dolce Vita oferece recepção 24 horas, bar e lanchonete. Você pode desfrutar de várias atividades no local ou nos arredores, tais como pesca, trilhas a pé e mergulho.  A pousada fica a 9,9 km da Enseada do Bananal.


    • 2. A Lagoa Azul é uma piscina natural com fundo arenoso, algumas rochas e água predominantemente azul, localizada entre duas ilhotas na importante região histórica de Freguesia de Santana. O local é um agregado geográfico da Ilha dos Macacos, cuja extremidade norte, é o ponto da Ilha Grande que está mais próximo do continente. A região é belíssima com recantos dignos de chamarmos de paraíso. Está bem próxima de outras praias sensacionais, Grumixama, Baleia, Freguesia Sul e norte.  
      Lagoa Azul, apelido turístico inspirado no clássico do cinema dos anos 80 com a atriz Brooke Shieldes, é um ponto turístico dos mais badalados da Ilha Grande. As embarcações ficam ancoradas e os visitantes podem descer para nadar, flutuar com “macarrões” (flutuadores de espuma) fornecidos pelas tripulações, praticar snorkel ou alimentar os peixinhos “sargentinhos” (nome científico abdufdef) com miolo de pão, já viciados de serem alimentados pelos visitantes. No alto verão, a região fica lotada de lanchas, veleiros, escunas.

  • 3.Lagoa Verde é um recanto de águas rasas, tranquilas, tipicamente verdes e é um dos destaques da costa noroeste de Ilha Grande, bem próximo da Enseada de Araçatiba. Lagoa Verde também é um apelido turístico, como Lagoa Azul, o nome geográfico é Ilha da Longa.  Com a maré em nível normal ou cheia o ilhote fica separado de Ilha Grande, e quando a maré está bem baixa eles ficam unidos por estreita faixa de areia e pedras. É um dos poucos locais do planeta onde são encontrados corais esverdeados, por isso o nome. A fauna marinha nos surpreende de fora d’água, num espetáculo pela pouca profundidade de suas águas transparentes e calmas.  As embarcações dos passeios náuticos ficam ancoradas e os visitantes podem descer para nadar e/ou flutuar com os “macarrões” (flutuadores de espuma) fornecidos pelas embarcações aos seus passageiros. E para aqueles com mais experiência, o local é perfeito para praticar o snorkel mergulhar e nadar junto de pequenos peixes chamados popularmente de “Sargentinhos”, mas o nome científico é Abudefduf, que ficam à espera de migalhas de pão e ração. Além dos Sargentinhos, a fauna submarina da Lagoa Verde é riquíssima, com várias espécies de peixes, além de estrelas do mar, cavalos-marinhos e tartarugas. Você encontra esses outros animais, e maior diversidade de corais, afastados da parte mais rasa da Lagoa Verde (encontro da Ilha Grande com o ilhote). Não precisa ir muito longe para se surpreender ainda mais com esse atrativo.

4. UBATUBINHA: 
Ubatubinha é uma praia de beleza indescritível situada na enseada do Sítio Forte. A paz e o sossego são protagonistas neste pedacinho da Ilha Grande, que não possui comércio ou pousadas. A praia de Ubatubinha abriga vários pontos de mergulhos e snorkeling interessantes, com muitos corais, rochas e peixes de várias espécies. Em suas águas transparentes e plácidas, costumam ancorar veleiros de várias partes do mundo.
Outra dica para quem deseja ir com seu veleiro ou qualquer outra embarcação é chegar cedo, aproveitar um bom banho de mar ou um snorkeling, curtir a praia com a família e os amigos e depois almoçar no restaurante do Lelé (costa à direita).
Num lugar onde a natureza reina absoluta, sua companhia será a dos pássaros cantando, a dos peixes bailando no mar ou a do sol se pondo...


5. BOTINAS, As duas pequenas ilhas de pedra são um cenário digno de paraíso. Quase gêmeas, as Ilhas Botinas têm mar calmo, colorido e são um ótimo ponto para curtir o mergulho com snorkeling. A atração não está localizada na Ilha Grande, mas faz parte da baía que cerca a ilha e certamente vale a visita. O fundo de areia branca e a transparência da água fazem com que o mar pareça bem mais raso do que é de fato. Não se engane. A região ao redor das ilhas chega a ter 10 m de profundidade.


6 PRAIA do Dentista
Localizada na Ilha da Gipoia, onde ficam outras famosas praias como a da Ponta da Piedade e das Flechas, a Praia do Dentista é uma das mais surpreendentes da região e também é chamada de Praia de Jurubaíba. Com águas transparentes e tons que variam do azul ao verde, é um daqueles lugares inesquecíveis pra quem visita o destino.
Em março estaremos pelas bandas de lá para conferir de pertinho. Se você quiser ir com a turma do Léo é só entrar em contato com ele que é um guia turístico muito gente boa!