sábado, 12 de dezembro de 2015

Reflexão : Dando um chega pra lá no desânimo


"E o ano vai começar, mil planos, aquela expectativa de que tudo vai ser diferente, de que agora vai… mas… vem e bate um desânimo… os dias vão passando e a rotina volta… e percebemos que as horas seguem iguais… entre nossos dedos vai se esvaindo toda aquela animação da noite da virada. Quem nunca sentiu esse vazio? Agora, ou em qualquer época do ano, por mais otimista que você seja, minha amiga… mais dia ou menos dia o tal de desânimo vai bater.!" 

Comigo não é diferente. ACHEI AQUI...Sou super empolgada! Daquele tipo mega pilhada que quando coloco alguma coisa na cabeça fico até chata. Só falo e penso “naquilo”, faço planos, imagino mil coisas, até sonho! Mas tem dia… que vou falar… que desânimo! Tenho algumas técnicas que utilizo comigo e que costumam funcionar. Não é nada científico ou comprovado por meio de pesquisas, não! São dicas simples que dão certo comigo e espero que ajudem vocês também :)

1.Aceite que é uma fase e não se desespere: Percebi que quando me vejo desanimada começo a entrar numas de crise existencial. Questiono minhas escolhas a ponto de ter a plena convicção de que está tudo errado! E isso vai gerando uma ansiedade tremenda, um vazio, um desespero… uma roda viva difícil de ser quebrada. Quando me vejo com esses pensamentos, respiro fundo, fecho os olhos e mentalizo que é uma fase. Como tudo na vida existem altos e baixos, esse é um momento passageiro. Aceito que é normal não estar todos os dias absolutamente feliz, empolgada e 100% produtiva. Fico cansada, de saco cheio – ok! Todo mundo fica! Por que vou ser diferente?

2.Reveja momentos bacanas, reviva as emoções das vitórias e deixe esses registros à vista: Ao aceitar que é apenas uma fase, seu corpo e pensamentos imediatamente se acalmam. Com a mente mais tranquila os estímulos são mais bem recebidos. Mentalize aquele dia em que você foi sensacional, lembre-se da alegria que você sentiu quando fechou o contrato com aquele grande cliente, reveja as fotos da inauguração da sua loja. Tangibilize esses momentos. Busque fotos, recorte aquela matéria no jornal em que você apareceu, encontre o bilhetinho que veio junto com as flores que você ganhou em homenagem a uma grande conquista. Coloque isso tudo à vista. Pregue no seu mural. Releia tudo. Deixe a emoção daquele dia vir à tona novamente. Chore de alegria. Eu costumo ver os vídeos dos nossos Encontros, assisto cada um deles. Entre um e outro vejo as fotos, procuro detalhes que o tempo faz a gente esquecer. Relembro quem esteve presente. No meu mural tenho três bilhetes que são muito importantes pra mim. Tiro esses bilhetes do mural, seguro nas mãos como que para sentir a emoção das pessoas que os escreveram.

3.Chame seus clientes mais próximos ou os amigos que conhecem o seu negócio para uma conversa: Agora que você recobrou a energia e enxerga uma luz no final do túnel é hora de começar a agir. Mais fortalecida e confiante é mais fácil tomar atitudes concretas de mudança. E nada melhor do que uma boa conversa! Sabe aquele seu cliente que está com você há anos e que acabou virando amigo? Ou aquele amigo que acompanha de perto seu dia a dia empreendedor? Pois são com eles mesmo que você deve conversar. Pessoas que te conhecem, conhecem o seu negócio e que têm intimidade com você. Por que falei em intimidade? Porque aqui é importante abrir espaço para críticas e oportunidade de melhoria. Você já sabe que é maravilhosa e capaz, mas reconhece que falta um algo a mais… certo? Essas pessoas ao seu lado podem enxergar pontos de melhoria e oportunidades que pra você seja difícil de identificar. Talvez coisas simples, pequenas atitudes, uma mudança em um detalhe. Normalmente eu começo a conversa assim: “Então, te chamei aqui pra gente conversar mas não quero ouvir nenhum elogio. Quero críticas, pode meter o pau! O que você acha que eu poderia fazer de diferente?” Entendeu agora a importância de ser uma pessoa que tenha uma certa intimidade?

4.Agora vamos lá! Chega de mi-mi-mi e bola pra frente!: Tão importante quanto se dar o direito de parar e aceitar o desânimo é saber identificar a hora de reagir. Não existe uma regra – 1 dia, 1 semana, 1 mês… – mas o fato é, uma hora você tem que reagir. E não adianta achar que vai cair do céu! Arregaça as mangas e manda ver! Identifique o que está incomodando, reconheça o que pode ser melhorado, abra os olhos para o novo e, munida daquela energia positiva que tomou conta de você quando reviveu seus momentos mais bacanas, levante a cabeça e encare o dia. Vai fazer um exercício – eu sempre tenho ótimas ideias enquanto faço minhas corridas – , coloque sua música favorita no carro no último ponto e cante como se ninguém estivesse olhando. 

Reaja e encare seus desafios! Eles estão aí para serem superados e transformados em momentos que serão pregados no seu mural no futuro. E só tem uma pessoa que pode fazer isso…. advinha só quem é?

Reflexão: Não Desanimes

Não desanimes. Persiste mais um tanto.
Não cultives o pessimismo.
Centraliza-te no bem a fazer.
Esquece as sugestões do medo destrutivo.
Segue adiante, mesmo varando 
a sombra dos próprios erros.
Avança ainda que seja por entre lágrimas.
Trabalha constantemente. Edifica sempre.
Não consintas que o gelo do desencanto 
te entorpeça o coração.
Não te impressiones à dificuldade.
Convence-te de que a vitória espiritual 
é construção para o dia a dia.
Não desistas da paciência.
Não creias em realização sem esforço.
Silêncio para a injúria.
Ouvido para o mal.
Perdão às ofensas.
Recorda que os agressores são doentes.
Não permitas que os irmãos desequilibrados te 
destruam o trabalho ou te apaguem a esperança.
Não menosprezes o dever que a consciência 
te impõe. Se te enganaste em algum trecho 
do caminho, Reajusta a própria visão e 
procura o rumo certo.
Não contes vantagens nem fracassos.
Estuda buscando aprender.
Não se voltes contra ninguém.
Não dramatizes provações ou problemas.
Conserva o hábito da oração para que 
se te faça luz na vida íntima.
Resguarda-te em Deus e persevera no trabalho 
que Deus te confiou.
Ama sempre, fazendo pelos outros 
o melhor que possas realizar.
Age auxiliando. Serve sem apego.
E assim vencerás.
Francisco Cândido Xavier

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Agradecer é preciso: Convite 4ª Cantata de Natal das Organizações Elder Abreu

A 4ª Cantata de Natal das Organizações Elder Abreu preenche de magia a fachada do histórico Solar das Palmeiras com uma noite de encantamento!

Maior orgulho de tê-lo tido como aluno, disciplinado, simpático e dedicado na Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria na quinta e sexta séries, se não me engano, pelos idos de 1975/ 76. Sempre o admirei!


Mais uma vez, Muriaé se tornará palco de uma das mais belas festas natalinas do interior, totalmente aberta ao público. As Organizações Elder Abreu realizam no dia 17 de dezembro (quinta-feira), a quarta edição de sua Cantata de Natal. As apresentações musicais e demais atrações acontecem novamente na fachada do Solar das Palmeiras, edificação remanescente do século XIX, tombada pelo Patrimônio Histórico do Município.



A partir das 18 horas, iniciam-se as festividades com a iluminação especial do casarão e sua redondeza, seguido da apresentação do Coral Vozes do Futuro, formado pelas meninas atendidas pelo projeto filantrópico Casa da Menina e da Banda Musical Princesa Leopoldina, formada por mais de 40 músicos. Todo o evento, com efeitos especiais de iluminação, fogos de artifício, será aberto e encerrado pelo Papai Noel, que será o grande mestre de cerimônias desta noite encantada.



O Solar das Palmeiras está localizado na Rua Judith Pompei, 01, bairro Augusto Abreu, em Muriaé.