sábado, 4 de agosto de 2012

Curiosidade: Quando surgiu o costume de comemorar aniversário?


Com a necessidade cada vez maior de se comemorar, e sobretudo, aniversário, atualmente até mesversário.  Daí , senti aquela curiosidade de saber quando surgiu esse costume da comemoração, e pesquisando divido com meus amigos e amigas conectados no Blog da Colunista .
    
"De acordo com o livro The Lore of Birthdays ("A Sabedoria dos Aniversários", sem tradução em português), dos antropólogos americanos Ralph e Adelin Linton, aniversários merecem comemorações desde o Egito antigo, ou seja, a moda surgiu por volta de 3000 a.C. Tanto os egípcios quanto os gregos, que adotaram o costume, restringiam as comemorações apenas a seres superiores: faraós e deuses. Com o tempo, o hábito foi se estendendo aos mortais e contaminou também os romanos, que davam o privilégio ao imperador, a sua família e aos senadores. Nos primórdios do cristianismo, o costume foi abolido por causa das suas origens pagãs. Foi só no século 4 que a Igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo, o Natal. Daí, ressurgiu o hábito de festejar aniversários e pouco a pouco foram surgindo as peças simbólicas: o bolo, as velinhas, o "Parabéns a Você" etc."
Esta foto registra um acontecimento em 9 de maio

O "Parabéns a Você" surgiu em 1875. Na verdade, nesse ano as irmãs professoras norte-americanas Mildred e Patricia Smith Hill (1893) criaram a melodia de "Good Morning to All",(Bom dia para todos) que, depois de mudanças aqui e ali, o escritor norte americano Robert Coleman se apropriou da melodia e compôs versos de feliz aniversário dando origem ao "Parabéns a Você", em 1924. A versão brasileira da música foi decidida em um concurso da Rádio Tupi-RJ, em 1942, vencido pela paulista farmacêutica Bertha Celeste Homem de Mello Música que cantamos até hoje.

Outras curiosidades interessantes:
  1. BALÃO COR DE CARNE Acredita-se que os balões foram os primeiros brinquedos das crianças. É claro que os primeiros não eram feitos de plástico, mas de( Eco!) intestinos e tripas de animais mortos, inflados com ar. Eles passaram a figurar nas festas de aniversário como um agrado às crianças
  2. SOPRANDO AS VELINHAS O bolo e as velas foram herdados dos gregos. Todo dia 6, eles faziam festas à deusa Artemis nas quais colocavam velas sobre uma torta, simbolizando a lua cheia, que, segundo a mitologia, era a forma com que a deusa se expressava. Na Idade Média, por razões desconhecidas, os alemães retomaram o hábito em festas de criança
  3. DAR PRESENTERituais pagãos e crenças mágicas deram origem à maioria dos costumes das comemorações de aniversário. CONTRA O INFERNO ASTRAL... Assim como o "feliz aniversário", o hábito de dar presentes aos aniversariantes tem o objetivo original de afastar os maus espíritos. Isso já acontecia no Egito antigo e em Roma. Durante a Idade Média, na Alemanha, há registro de uma espécie de Papai Noel, a quem se conferia a função de distribuidor de presentes.
  4. O BRIGADEIRO É NOSSO! O docinho mais famoso dos aniversários é brasileiro mesmo e surgiu na disputa presidencial de 1945. Eleitoras do brigadeiro Eduardo Gomes criaram o "doce do brigadeiro" tentando conquistar votos através do paladar do eleitorado. O doce foi um sucesso, mas o brigadeiro acabou perdendo as eleições
  5. SINTO MUITO A tradição de enviar cartões de aniversário começou na Inglaterra, no início do século 20. Os cartões serviam como um pedido de desculpas carinhoso quando a pessoa não podia visitar o aniversariante. Hoje muita gente prefere entregar o cartão pessoalmente.
Pesquisa feita pela colunista na internet

Dica de beleza: Cabelo curto faz rejuvenecer


Embora as mulheres são mais propensas a usar cabelos longos, por tradição ancestral, o cabelo curto proporciona o benefício de se parecer jovem. E se escolher o cabelo curto, pode optar por muitos cortes de cabelo diferentes tais como os de assimetria nas pontas, corte reto, cabelo vaporizado (um look mais desordenado) e bob.

Uma dica: para aquelas que não querem um corte radical e não quer se desfazer de seu cabelo comprido, mas gostou da idéia de parecer alguns anos mais jovens com seu corte de cabelo, é recomendado que use franja ou um corte em camadas com mechas na altura do ombro. (Clique aqui e curta esta dica)

Confira a transformação de algumas famosas:
 Dianna Agron adotou o corte acima dos ombros no fim da 2a temporada de "Glee", quando sua personagem - a Quinn Fabray - decide superar de vez o fim do relacionamento com Finn (Cory Monteith)

Anne Hathaway cortou radicalmente os fios para viver a personagem Fantine, no filme musical "Os Miseráveis". Com o cabelo mais curto, Anne perdeu também as mechas mais loiras.

 Miley Cyrus parece ter gostado do corte médio. Nesse comprimento, ela também consegue usar e abusar do seu penteado favorito em red carpets: o cabelo ondulado!

 Emma Watson é sempre uma inspiração quando falamos de cabelos curtos! Logo depois que abandonou o corte médio de Hermione, ela contou para os fãs qual foi a sensação: "é incrível, eu amei. Eu queria fazer isso há anos. Espero que vocês gostem!".

  A Hanna, de "Pretty Little Liars", muito mais fashion quando adotou o comprimento médio

 Riri é uma camaleoa. Não tem medo nenhum de uma mudança drástica no visual! Você ainda lembra quando ela desfilava um cabelão na época de "S.O.S"? Esse chanel todo desfiado foi o primeiro corte radical da cantora que, a partir daí, não parou mais de trocar de cabelo!

Katy Perry é outra famosa que ama mudar de cabelo! Qual é seu cabelo preferido: o longo preto ou o curtinho azul?

 Vanessa Hudgens já está com fios longos novamente, mas você lembra quando ela cortou o cabelo para o filme "Gimme Shelter"? Corajosa!

 Lucy Hale adorava aparecer nos red carpets com o cabelo solto e ondulado. Agora, aderiu à tendência do corte médio, aquele um pouco abaixo dos ombros

  Assim como Lucy, Selena Gomez também já exibiu longas madeixas onduladas nos tapetes vermelhos. Também decidiu cortar o cabelo nesse comprimento médio. Quando quer que o cabelo fique comprido novamente, ela usa aplique. Fácil!

Para refletir:  “As mulheres indígenas acreditam que o cabelo curto não enquadra o rosto. Mas pense bem, quando se faz uma trança, coque ou rabo de cavalo, também deixa exposto seu rosto. E com ele, suas rugas e linhas de expressão”. Por que não usá-lo curto?
Clique aqui e escolha uma das vinte sugestões para o seu novo look
 Pesquisa da colunista com dados e fotos da internet

Fruta de hoje: Guaraná



O guaraná é o fruto do guaranazeiro, arbusto trepador que chega a medir cerca de até dez metros de altura , com flores brancas e cheirosas. Primitivamente ele existiu na Bacia Amazônica, em torno das localidades de Mauás e Parintins, no Estado do Amazonas.

Curiosidade: "As primeiras notícias sobre o guaraná vieram de viajantes que, em séculos passados, percorrendo o interior do Brasil, tomaram conhecimento de uma pasta, endurecida em bastões pelo calor e pela fumaça, que os habitantes da região dissolviam em água para fazer uma bebida. Era um alimento estimulante imprescindível para os nativos daquela região. Estes recorriam ao guaraná sempre que necessitavam de maior energia para executar trabalhos físicos exaustivos. A ação estimulante do guaraná é devida ao seu conteúdo em cafeína."



O Guaraná um alimento forte, estimulante, renovador de energias fisicas e mentais, proporciona maior ativação dos nervos contribuindo para o perfeito funcionamento do complexo somático.
  • O guaraná é indicado na fraqueza geral, esgotamento, depressão nervosa, fastio, prevenindo e curando perturbações gastro-intestinais,  flatulências, fermentações anormais, diarréias, gazes e prisão de ventre.
  • Estimula as funções cerebrais, favorece a atividade intelectual. 
  •  Combate a enxaqueca, dá ritmo ao coração e restaura o vigor tanto em jovens quanto em idosos (reparando as forças das pessoas gastas por abusos e prazeres).
  • Tem ação benéfica sobre o estômago e intestino, e livra o organismo das toxinas e das fermentações. 
  • A sua ingestão é tão importante que até a sonolência após as refeições desaparece pois grande é seu efeito sobre o aparelho digestivo.
  • É considerado um excelente tônico vitalizante.

Paro o suco, bata 2 colheres (cha) de guarana em pó, e o suco de sua preferência, em um liquidificador. Pode-se usar "vitaminadas de banana" em lugar do suco, adocar a gosto com açúcar ou adocante. 

Podendo-se fazer também Guaraná com Cupuacu, Abacate ou Bacuri; Guaraná com Castanha e Amendoim  Guarana Completo com Limão; Guaraná com cenoura ou Beterraba (com cobertura de leite condensado); 
Guarana com Acai; Guarana com Aveia Granola ou Neston; Guarana com Amendoim. Achei até uma receitinha de viagra natural  que leva 1 colher de guaraná em pó. 

Ideal para o dia-a-dia é o Expressinho. Simplesmente adiciona-se 2 colheres (sopa) guaraná em pó, em um(1) copo de agua ou leite, adoçar a gosto com açúcar ou adocante. Tomando diariamente, antes do cafe, fará com que sintamos com mais energia.

Já o Porradinha, leva alcòol e a receitinha que tirei daqui é esta: Uma dose de vodka, 1/2 colher (ch) de chocolate, 1/2 de guarana em po, 1/2 dose de Martini Branco.


 E viva o guaraná brasileiro!

Confira o que rola na Sociarte da semana de agosto

Jornal nas bancas  para os muriaeenses conferirem o que virou notícia com destaque para este mundão de meu Deus na Sociarte do jornal impresso semanal "A NOTÍCIA".


Convite aos comunicadores de Muriaé


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Rotary Norte em reunião informal exercitando o companheirismo

Na noite de quinta feira dia 2 de agosto, a reunião dos rotarianos aconteceu na residência do empresário Carlos Magno Oliveira e advogada Júnia que ofereceram um  requintado jantar , by Aparecida-secretária do casal, após os recados da presidente Dodô Francisco.



Dentre os importantes assuntos destacaram-se a construção de dois banheiros atendendo ao projeto da gestão, Dia dos Pais e visitas do Governador do Rotary nos clubes da cidade. programado para 13 de setembro a visita ao Rotary Club Muriaé Norte.

Foto: rotariana Dra Luciana Archete

Confira os homenageados da "Promoção Dia dos Pais

Numa parceria com a Joalheiria Joan Joias e Muriaé na Web a promoção Dia dos Pais vai ofertar um big presente para os papais cuja as fotos com os filho(s), nos forem enviadas ate o dia 28 de agosto. Mande a foto pelo e-mail da colunista:  taniagusman@gmail.com
Participe, aguardo com carinho!

Veja os Pais que estão sendo homenageados e concorrendo ao prêmio da Joan Joias:

01- Papai Alves com a filha  Marianna 


02- Papai Evaldo com a filha Amanda


03- Papai José Ribeiro Fernandes com sua querida filha Mariana :


04- Papai Olímpio com o filho Pedro Olímpio


05- Eduardo Tozzo e sua filha Isadora


06- Moacir com o filho Davi


07 - Lorenna Carvalho e seu papai Cilanério Lomeu


08 Papai Irineu Felisberto Goulart, com os filhos Beatriz Barros Goulart e Bruno Barros Goulart


09-Papai Sanyo com o filho Gabriel


10- Ney com a linda filha Sofia


12- papai Luiz Cláudio com Ágatha

 12- Josiane com seu querido pai José Mariano

13-Andréa com seu pai Olímpio Sebastião Oliveira


14- Rodrigo com as filhas Victória e Luiza


15 - Papai Júlio Célio com a filha Júlia


16- Leonardo Areal Carrizo com a filha Ana Luísa Fideles Carrizo


17- Papai Maurilio da Silva Pereira e filho Murilo Neves da Silva



18 Daniela Guarçoni com seu pai Hely Scala


19-José Junior com seu filho Alberto


20 -Guida com seu aPAIxonado Antonio Luiz


21-Waleska com seu pai guerreiro José Leal (Zézinho)


22-Papai Aldack com o filho Aldack Junior


23-Talina com seu pai Adão


24-Théo Arthur com seu filho João Paulo


25- Pai Hormindo Amaro com os filhos Jardel e  Caio César


26- José Pedro com os filhos e esposa em seus 60 anos: Flaviana, Fabiana e Fábio. 


27- Biruska com suas paixões Isabela e Raquel


27- Irineu com suas filhas


28- Gabrielle no colo do papai Pedro Henrique


29- Papai Hélio ladeado dos filhos Marcos Henrique e Carlos Eduardo


30-Fernando com o filho Gustavo


31-Roberto Braz com seu pai e filhos Sara, Pedro e Daniel


32 - Guto Ribeiro e sua filha Beatriz


33- Enzo no colo do Papai Rafael(Ratinho)


 34-Gabriela e Guilherme, filhos de Jorge Felicíssimo. (São Gonçalo - RJ)


35- Jéssica com seu pai Marco Aurélio em dia especial


36-Gyovanna com seu pai Jefferson


37 Marcelo com os filhos Davi e Daniel


38  Fernando Júnior com o filho Fernando Neto


39 -  Jorge Carmelo  com o filho querido João Felipe


40- Regis Andrade Laviola e filhos Régis Andrade Laviola Júnior e Nícolas Seghetto Laviola



41- Nathália e pai José Ronaldo Vargas


42- Anelisa Pereira e seu pai José Lourenço


43- Luiza com seu pai Luiz Ernesto


44 Wander Garcia com sua filhinha Luisa

45- Rodolfo Dornelas com os filhos João Pedro e Ana Gabriela


46- Papai Jorge Luiz com o filho Richard



47 Ana Clara com seu papai  Alexandre Freitas

 48 - Daiana com seu pai Arindo Sobreira Filho


49  Renata com seu pai Jersinho Varela

50  Papai Tiago com seu filho Bernardo 

51- Pai Luciano Archete com a filha Caroline


52- Lara Silva e Sara ferreira  ladeando o querido pai Toninho Chaves


53- Daniel Cirelli com seu trio Abílio, Anselmo e Renato Cirelli


54- Papai Carlos com suas duas princesas Elisa e Beatriz


55- Amintas com suas filhas: Carla, Kelly,  Ana Paula e Tatiane

56 Maria Luisa com seu papai Fausto Delgado

57- Frederico Salvato com seu filhote Arthur


58-Luciano com seu filho recém-nascido Gustavo Henrique(16 de agosto)


59- Beatriz Almeida Alvares  com seu super papai Wagner Alvares

60 - Papai João Batista com sua princesa Tayssa


61 - Reinaldo Mansur e sua filha Larissa


62  -Pai Jacy Elias feliz com os filhos: Karina, Márcio, Daniel e Janaina


63 - Papai Giovani Pedrosa com os filhos Vitor Hugo e Gabrielle


64 Pablo com as filhas Camille, Céline e Cecília


65 - Papiai Márcio com os filhos Lucas e Igor


66- Papai Júnior com as filhas Isabele e Júlia


Atenção: O sorteio acontece dia 30 e a entrega será no sábado dia 31 de agosto na joalheiria Joan Joias na Praça João Pinheiro-Muriaé-MG, sob a mira do clique da Xereta. FIQUE DE OLHO, pois se o SORTEADO não comparecer no dia e hora estipulada para receber seu prêmio julgamos no direito de realizar novo sorteio.