domingo, 29 de julho de 2012

Dica de saúde: Unha encravada


Como sofro!!! Daí resolvi pesquisar para dividir com amigos e amigas conectados no Blog da Colunista.
Já coloquei algodão nas pontinhas, já cortei arredondada, etc...mas num é que toda vez que volto à pedicure estou com os cantinhos encravados novamente. Receitinha básica de minha mãe tem sido válida: "Vick Vaporub".

Vamos à pesquisa:
A unha encravada, ou chamada no termo médico de onicocriptose é uma forma bastante comum de doença na unha, e geralmente é uma condição bastante dolorosa onde a unha cresce de uma forma que encrava em ambos os lados de sua base, e embora possa acontecer nas mãos ela normalmente acontece nos pés, uma unha que é considerada encravada normalmente não está encravada realmente e a aparência de estar encravada pode ser o resultado de uma inflamação que acontece ao redor da unha.

Os sintomas de unha encravada incluem dor ao longo das margens da unha, dores que pioram quando se utilizar calçados apertados e também a sensibilidade a qualquer tipo de pressão, batidas no dedo afetado podem causar uma dor forte e além disso as unhas encravadas podem facilmente ficar infectadas a não ser que se tenha o cuidado de tratar cedo e se manter a área sempre limpa. Alguns sinais de infecção são visíveis como vermelhidão, inchaço da área ao redor da unha, pus, liberação de líquido tingido de sangue, e o principal sintoma é o inchaço na base da unha no lado que ela estiver encravando ou em ambos os lados.

O local mais comum de se ter unha encravada é o dedão do pé, porém pode sim ocorrer em qualquer unha e a prevenção de unha encravada poderá ser feita cortando as unhas de forma reta, as unhas não devem ser cortadas ao longo da curva do dedo ou muito curtas e para prevenção de unha encravada também é recomendado se utilizar calçados apropriados que não sejam muito pequenos ou apertados.

O tratamento utilizado para unha encravada vai desde imersão da área afetada em uma solução até uma cirurgia, e o método apropriado dependerá da gravidade da condição e em quase todos os casos a drenagem de sangue e líquidos deverá ser realizada por um médico especializado, a unha encravada na maioria das vezes é o resultado de uma infecção bacteriana que pode ser tratada imergindo a área afetada em uma solução anti bacteriana por trinta minutos durante uma semana, se for necessário repita mais alguns dias e se persistir procure um médico.


" Formas de tratar unha encravada em casa com remédios naturais; fixar com uma fita durante a noite um dente de alho ou cebola triturada no local encravado, colocar um limão no dedo inflamado por 20 minutos ou submergir um pé em água salgada e morna durante 15 minutos. Se o tratamento caseiro para unha encravada não adiantar procure um podólogo."

Um comentário:

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!