quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Dica sugestiva: Arrumação de guarda roupa




Nunca é tarde para fazer uma faxina geral no armário! Primeiro passo: analisar o que anda emperrado há mais de ano e sem uso  Talvez seja uma roupa novinha mas que você não sabe coordendar, talvez seja uma calça que está com uma barra por fazer ou talvez é só um botão para pregar

  • Essa limpeza, além de ser uma ótima forma de descobrir as roupas que mais valorizam nosso estilo pessoal e  corpo, ainda contribuem para uma limpeza interna e uma sensação maravilhosa de bem-estar (pode apostar!)


  • Recomenda-se fazer uma faxina dessas pelo menos uma vez ao ano, mas o ideal mesmo é fazer sempre no começo de cada estação para que vejamos tudo que vamos  poder usar ou estocar, dependendo do clima de onde residimos ..


  • Você sabia que nós só usamos de 20% a 50% das roupas que temos???? Pois é verdade. Esquecemos ou não usamos boa parte de nossas roupas e o motivo principal é que, muitas vezes, elas ficam escondidas. Portanto, a ordem agora é ARRUMAR PARA VISUALIZAR!


Sinceridade acima de tudo frente ao seu armário. Retirar toda as roupas (incluindo acessórios e sapatos) e responder a essas perguntinhas básicas:

1. Quantas dessas peças você não usa há mais de um ano? Seja por apego ou porque está esperando a moda voltar?
2. Quantas dessas peças estão precisando de reparos simples ou manchadas?
3. Quantas dessas peças eram do tempo que seu corpo era diferente (mais gordo ou mais magro)?
4. Quantas dessas peças você comprou por impulso?
5. Quantas dessas peças você nem sabe coordenar e formar looks?

Se houve identificação a estas perguntinhas é porque precisamos SIM de fazer uma limpeza urgente.

Vamos começar? ( reservemos um dia só para isso, escutando uma música bem legal...  e mãos à obra):

1. Analise todas as suas roupas e separe-as por grupos: as que precisam de reparos, as que precisam ser doadas (as que estão sem uso há mais de ano. Abra o coração!), as que desvalorizam seu tipo físico e as que você mais gosta. Procure provar todas de frente para um espelho de corpo inteiro;

2. Tire todos os vestidos e casacos de capas ou sacos plásticos. Eles só contribuem para a proliferação de fungos;

3. Separe as roupas por estação. Coloque todas as roupas de frio em lugares separados, como caixas ou malas em algum lugar de pouca visão;

4. Se tiver paciência, separe as roupas por cores, calças claras perto das claras, jeans com jeans, etc;

5. Use cabides adequedos para blusas, calças, saias, vestidos curtos e longos. Dê adeus aos de arame (que deformam a roupa) e tente colocar as peças emparelhadas. Ex.: calças com calças, saias com saias, bermudas com bermudas, etc. Assim, será mais fácil visualizar tudo;

6. Arrume as blusas de malha empilhadas umas às outras de uma forma que você possa vê-las todas pelas cores;

7. Reserve as gavetas (se possível, com divisor de compartimentos) para as lingeries, meias, roupas de ginástica, biquinis e acessórios;

8. Se o seu sapateiro não é suficientemente grande, deixe-os nas suas respectivas caixas com a foto de cada um deles virada pra você, empilhados um a um;

9. Não volte para o armário roupas sujas ou amassadas e certifique-se de sempre abotar os botões ao pendurá-las;

10. DEIXE TUDO O MAIS VISÍVEL POSSÍVEL. Garanto que a aquela sensação de que “Não sei que roupa vestir” vai diminuir e muito!!!

Por último, leve as roupas separadas para o conserto, procure uma boa instituição de caridade para as doações e dê as boas-vindas para um guarda-roupa mais coordenável e estiloso.

Agora que tudo já está mais limpo e claro, use sua criatividade e monte seus próprios looks com as peças existentes. Você vai se surpreender com a sua capacidade.

No final, monte a sua listinha de itens faltantes no seu armário. Não vá às compras nunca sem uma lista clara do que você precisa para não cair nas armadilhas do consumo exagerado.


Um comentário:

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!