sexta-feira, 28 de julho de 2017

O Museu do Amanhã do Rio de Janeiro

Amamos a oportunidade de poder conhecer o belo Museu do Amanhã na cidade Maravilhosa. A turma de  turistas mineiros ficou muito interessada! A grandeza  da obra encanta a todos que os visitam .










O Museu do Amanhã é um museu construído no município do Rio de Janeiro, Brasil. O prédio, projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi erguido ao lado da Praça Mauá, na zona portuária (mais precisamente no Píer Mauá). Sua construção teve o apoio da Fundação Roberto Marinho e teve o custo total de cerca de 230 milhões de reais. O edifício foi inaugurado em 17 de dezembro de 2015 com a presença de autoridades e recebeu cerca de 25 mil visitantes em seu primeiro final de semana de funcionamento.

A proposta da instituição é ser um museu de artes e ciências.Tendo parcerias com importantes universidades brasileiras, instituições científicas globais e coleta de dados em tempo real sobre o clima e a população de agências espaciais e das Nações Unidas.A instituição também tem consultores de várias áreas, como astronautas, cientistas sociais e climatologistas.

 O edifício conta com espinhas solares que se movem ao longo da claraboia, projetada para adaptar-se às mudanças das condições ambientais.No telhado da construção, grandes estruturas de aço, que se movimentam como asas, servem de base para placas de captação de energia solar
 A pretensão do Museu do Amanhã é inaugurar uma nova geração de museus de ciências no mundo, sendo considerado "de terceira geração", com uma concepção que o posiciona como o primeiro museu global de "terceira geração".  

Conhecendo o AquaRio

A turminha mineira de Muriaé e região teve a oportunidade de conhecer e se encantar  com a mais nova atração do Rio de Janeiro, onde imaginariamente  nadamos com os tubarões e tivessos a sensação de estarmos debaixo d'água. O AquaRio, fica na Zona Portuária e revitalizando a cidade. Por lá o aquário  nos apresenta cerca de até 350 espécies. Sendo considerado o maior aquário da América Latina.




















 



















A cidade do Rio de Janeiro, com uma vocação natural para o turismo ligado ao mar, há muito merece um Aquário Marinho de visitação pública de nível internacional. O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou AquaRio, é um equipamento de visitação pública, 100% privado, moderno e multifuncional de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura, que cria a oportunidade da Cidade do Rio de Janeiro oferecer a visitação de um espaço único com atrações e tecnologias inovadoras pouco vistas no Brasil.

Com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água, o AquaRio é o maior Aquário Marinho da América do Sul e terá até 8 mil animais de 350 espécies diferentes em exposição. Diversas atrações inéditas, recintos e tanques grandiosos e toda a infraestrutura necessária proporcionarão um entretenimento educativo e prazeroso ao público.

Uma das maiores atrações do AquaRio é o tanque principal, o Recinto Oceânico e de Mergulho. Com 3,5 milhões de litros de água, sete metros de pé-direito e um túnel passando por seu interior, a combinação da impressionante massa d’água, com a grande quantidade de peixes, proporcionará uma experiência incrível e usualmente pouco acessível à grande maioria: a oportunidade de participar de um mergulho real com peixes, raias e tubarões. Além disso, há mais 24 tanques secundários e áreas específicas (três tanques de toque) onde o público, especialmente as crianças, poderá interagir com alguns dos animais expostos.

O AquaRio tem um grande componente tecnológico: o Aquário Marinho Virtual. São instalações que permitem total interatividade para que o visitante tenha acesso a conceitos e informações sobre as espécies que não podem ter contato direto com o público, por motivos de segurança, saúde pública ou mesmo para evitar estresse aos animais.

O AquaRio tem também um forte componente museológico: o Museu de Ciências. Exposições permanentes e temporárias sobre os mais variados temas relacionados ao ambiente marinho e aquático estarão disponíveis para agregar mais conhecimento ao visitante e para garantir a preservação de acervos e coleções científicas.  Por meio de suas instalações e equipamentos, o AquaRio dará suporte a um Centro de Educação Ambiental, que promoverá programas, eventos, festivais e cursos relacionados às questões ambientais, e a um Centro de Pesquisa Científica, que, a partir do manejo e manutenção dos animais em cativeiro, realizará pesquisas científicas nas diversas áreas da biologia e da veterinária em contato direto com Universidades e Centros de Pesquisa.

Direção e Responsabilidade Técnica do AquaRio - Marcelo Szpilman. 

Marcelo Szpilman, biólogo marinho formado pela UFRJ, com Pós-graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, é autor dos livros Guia Aqualung de Peixes (1991) e de sua versão ampliada em inglês Aqualung Guide to Fishes (1992), Seres Marinhos Perigosos (1998), Peixes Marinhos do Brasil (2000) e Tubarões no Brasil (2004). Co-fundador e diretor-executivo do Instituto Ecológico Aqualung por 22 anos, indicado à personalidade 2015 na categoria Sociedade/Sustentabilidade do Prêmio Faz Diferença do Globo, atualmente, é diretor-presidente do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, diretor do Projeto Tubarões no Brasil, membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro (área de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e colunista do site Green Nation.

Confeitaria Colombo faz história no Rio de Janeiro

Para fechar com chave de ouro, nossa turma de muriaeenses, guiados pela Suzana Tour, que  turistou na Cidade Maravilhosa esteve fazendo um lanche na Confeitaria Colombo.





CURIOSIDADE;
Achei Aqui que a Confeitaria Colombo, foi fundada em 1894 pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão, tendo um extenso rol de clientes célebres na sociedade brasileira. Sua arquitetura e ambiente permitem ter uma ideia de como teria sido a Belle Époque na então capital da República. Entre 1912 e 1918, os salões do interior da confeitaria foram reformados, com um toque Art Nouveau, com enormes espelhos de cristal trazidos de Antuérpia, emoldurados por elegantes frisos talhados em madeira de jacarandá. Os móveis de madeira do interior foram esculpidos na mesma época pelo artesão Antônio Borsoi.

Em 1922, as suas instalações foram ampliadas com a construção de um segundo andar, com um salão de chá. Uma abertura no teto do pavimento térreo permite ver a claraboia do salão de chá, decorada com belos vitrais. Entre os clientes famosos da confeitaria, estão Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Emílio de Meneses, Rui Barbosa, Villa-Lobos, Lima Barreto, José do Patrocínio, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Alberto I da Bélgica e Isabel II do Reino Unido, entre muitos outros.

Em 2002, a confeitaria criou o Espaço Memória, onde mantém, em exposição, louças, baixelas, fotos, cardápios e embalagens de produtos que foram utilizados ao longo da história da confeitaria.

Atualmente, o segundo andar é ocupado pelo restaurante Cristóvão, nome que, assim como o da confeitaria, homenageia o navegador Cristóvão Colombo.

TEMPORADA DE CHÁ CONFEITARIA COLOMBO
Datas em agosto:
Quarta-feira: 16/08/2017.
Quinta-feira: 03 e 24/08/2017.
Sexta-feira: 04, 11 e 25/08/2017.

Local: Restaurante Cristóvão - 2º piso
Horário: 17h ás 19h30

Buffet liberado ao valor de R$69,50 por pessoa.
Aceitamos cartões de crédito e débito. Não aceitamos cheques.
Reservas: contato@confeitariacolombo.com.br

quarta-feira, 26 de julho de 2017

UM TOUR PELA CIDADE MARAVILHOSA


Fizemos um passeio maravilhoso com Suzana Tour girando pela cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro em apenas um só dia. Com uma turminha simpática, saimos por volta  de 23 hs para uma "noitada viajante" com o Daniel , motorista profissional de confiança . No dia seguinte, foi só alegria visitando alguns pontos turísticos famosos daquela região.











Além das obras de arte nos muros do Boulevard Olímpico na zona portuária do Rio de Janeiro, visitamos o Museu do Amanhã, encantamos com o belíssimo Aquário, dentre outros giros, fechando com chave de ouro nosso tour, na Confeitaria Colombo.  Dentre os muitos cliques que Tofinho e eu registramos, aqui estão mais alguns: