sábado, 8 de agosto de 2015

Regras de Boas maneiras: "saiba como agir em ocasiões formais e informais"

Saiba como agir em ocasiões formais e informais. Uma das partes mais intimidantes das refeições pode ser não saber que utensílios ou pratos usar. Aqui está um exemplo rápido:
Se você esquecer os detalhes lembre-se da regra: "começar de fora para dentro". Isto significa basicamente que, se há utensílios em ambos os lados do prato, você deve começar com os que estão mais distante do prato, e ir avançado para os mais próximos do prato, à medida que outros pratos forem servidos.


Se tudo mais falhar, basta ver o que todo mundo está fazendo.
Para um almoço/jantar informal, a travessa de comida provavelmente estará no centro da mesa.
Imediatamente à esquerda do seu prato você deve encontrar dois garfos - o mais próximo do prato é o garfo a ser usado para o prato principal, o mais distante serve para uma salada ou aperitivo.
A faca se encontra diretamente à direita do prato, com a lâmina virada para dentro; ao lado dela, duas colheres: uma colher de sopa e entre ela e a faca uma colher de sobremesa (ou colher de chá).
O copo mais alto deve ser posicionado diretamente acima da faca, os copos adicionais devem ser colocados à direita do mais alto.
Pode ser que você encontre um prato menor para saladas, à esquerda dos garfos.
Um eventual pequeno prato para pão estará no canto superior esquerdo do prato junto com uma faca de manteiga pequena. Use a faca para colocar um pedaço de manteiga no seu prato e, depois, para espalhar "a sua" manteiga no pão.
Uma colher ou garfo de sobremesa pode ser colocado horizontalmente acima do prato.
Uma xícara e pires (se você estiver bebendo café ou chá) deve ser colocado logo acima e à direita da faca e colheres.
Uma mesa posta formalmente tem os utensílios dispostos praticamente da mesma maneira que em uma mesa informal, com algumas exceções importantes:
Você pode ter um garfo de peixe pequeno entre o garfo de jantar e o prato, se um prato de peixe está sendo servido.
Uma eventual faca de peixe fica entre a faca de jantar e colher de sopa.
Um pequeno garfo de ostra estará na extremidade direita dos talheres à direita do prato.

Os copos são colocados de acordo com o tipo da bebida. O diretamente acima de sua faca de jantar é o seu copo de água, à direita do copo de água vem a taça de vinho tinto ou branco, e em seguida, uma pequena taça para vinho do Porto ou Xerez na extrema direita.


quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Vai acontecer:Encontro de HAYABUSA

Vai acontecer entre os dias 13 a 16 deste mês de agosto, em Porto Seguro - Bahia, o VII Encontro Nacional e o III Internacional de Motociclistas Hayabusa





Programe-se

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Sorteio relâmpago: um souvenir direto de Paris

AMIGOS SEGUIDORES: Por considerá-los além de amigos, incentivadores , desejo retribuí-los com um mimo trazido (particípio passado do verbo trazer) de longe  como prova de reconhecimento pelo carinho e credibilidade com que me envolvem sendo seguidores do Blog da Colunista..

Este ima francês de geladeira será sorteado entre os queridos membros seguidores do Blog da Colunista.

Seja um MEMBRO você também e participe do sorteio que acontecerá dia 30 de agosto.

Dica culinária: passo a passo para fazer Macarons

Saboreei esta delícia quando estive em Paris, e amei. Daí procurei a receita e o modo de fazer para dividir com os amigos conectados no Blog da Colunista. Por ser super charmoso e saboroso, o macaron (pronuncia-se "macarrôm") que é um docinho tipicamente francês já vem fazendo sucesso em terras brasileiras. "Os macarons estão em evidência em casamentos e eventos em geral pelo sabor inconfundível e seu efeito visual que embeleza a mesa de doces".  Além disso, é uma lembrança fofa que já começa a substituir o clássico bem-casado em casamentos mais requintados!



 Receita : 3 claras (Ovos grandes) 3/4 de xícara de açúcar refinado, 1 Xícara de chá de farinha de amendoas (Peneira 3 vezes) 1 Xícara de Chá de açúcar Impalpavel . Corante em gel - papel manteira ou tapete forneavel . Como fezer: Coloque as claras em uma panela e adicione o açúcar refinado mecha e leve ao fogo baixo mecha sempre até que fique liquido. leve para batedeira bata até virar um merengue firme , adicione o corante . misture a farinha de amendoas com o açúcar impalpavel e va colocando aos poucos no merengue .

CURIOSIDADE: O macaron é uma iguaria francesa criada na época renascentista, muito apreciada pela aristocracia da época. Há versões que a sua origem real é Veneza na Itália. A pâtisserie Ladurée, em Paris imortalizou os docinhos preferidos da rainha Maria Antonieta. Em Paris, cada unidade de macaron custa cerca de 1 euro. Podemos fazer macarons de várias cores, basta usar diferentes corantes de preferencia em gel. Como recheio podem ser usados além de geléia, doce de leite, chocolate branco, brigadeiro.

Algumas sugestões para embalagens:









É só usar a imaginação!

Para quem vai rumo ao Nordeste... 5 de setembro

 Recadinhos importantes para a Caravana rumo à capital do Nordeste!!
Atenção com os horários, por favor!



Embarque para a viagem: DIA 5/09 - sábado (em Itaperuna, às 22 horas, em frente à drogaria Pacheco.) Embarque em Muriaé, dia 05/09 às 23:15, em frente ao supermercado Salles.
  • Partida de Muriaé com destino ao Galeão: 23:50. 
  • O Voo parte do Galeão: TAM (direto) saindo às 7:20 do dia 6/09.domingo.
  • O grupo ficará hospedado no Mercure  Recife Mar Hotel Conventions. (Praia da Boa viagem)
  • Contará com Guia credenciada para  acompanhar nos passeios: Ida Lyra..pela empresa Pontual receptivo.
  • Passeios inclusos no pacote: Transfer aeroporto x hotel (in/out), com receptivo local. City tour (dia completo) em Recife e Olinda; João Pessoa; Porto de Galinhas.
  • No dia do embarque, deverá ser acertado o transfer ida e volta do Galeão,  que ficará em R$ 150,00 por pessoa + R$ 50,00 do nosso passeio( imperdível ) no sábado, a Maragogi.
E...BOA VIAGEM!!!

A procura de "Messi"



A família Quiareli está a procura do  cãozinho da raça yorkshire, que atende pelo nome de 'Messi'. Fugiu hoje, dia 05/08/2015, entre às 09h e 10h da residência que se encontra ao lado do Fórum de Muriaé/MG.  Está sendo oferecida como recompensa um filhote da mesma raça. 


Acaso for encontrado poderá ser entregue na residência indicada ao lado do Fórum na Rua Presidente Artur Bernardes.

Vai acontecer: Almoço beneficente à Comvida