sábado, 8 de agosto de 2015

Regras de Boas maneiras: "saiba como agir em ocasiões formais e informais"

Saiba como agir em ocasiões formais e informais. Uma das partes mais intimidantes das refeições pode ser não saber que utensílios ou pratos usar. Aqui está um exemplo rápido:
Se você esquecer os detalhes lembre-se da regra: "começar de fora para dentro". Isto significa basicamente que, se há utensílios em ambos os lados do prato, você deve começar com os que estão mais distante do prato, e ir avançado para os mais próximos do prato, à medida que outros pratos forem servidos.


Se tudo mais falhar, basta ver o que todo mundo está fazendo.
Para um almoço/jantar informal, a travessa de comida provavelmente estará no centro da mesa.
Imediatamente à esquerda do seu prato você deve encontrar dois garfos - o mais próximo do prato é o garfo a ser usado para o prato principal, o mais distante serve para uma salada ou aperitivo.
A faca se encontra diretamente à direita do prato, com a lâmina virada para dentro; ao lado dela, duas colheres: uma colher de sopa e entre ela e a faca uma colher de sobremesa (ou colher de chá).
O copo mais alto deve ser posicionado diretamente acima da faca, os copos adicionais devem ser colocados à direita do mais alto.
Pode ser que você encontre um prato menor para saladas, à esquerda dos garfos.
Um eventual pequeno prato para pão estará no canto superior esquerdo do prato junto com uma faca de manteiga pequena. Use a faca para colocar um pedaço de manteiga no seu prato e, depois, para espalhar "a sua" manteiga no pão.
Uma colher ou garfo de sobremesa pode ser colocado horizontalmente acima do prato.
Uma xícara e pires (se você estiver bebendo café ou chá) deve ser colocado logo acima e à direita da faca e colheres.
Uma mesa posta formalmente tem os utensílios dispostos praticamente da mesma maneira que em uma mesa informal, com algumas exceções importantes:
Você pode ter um garfo de peixe pequeno entre o garfo de jantar e o prato, se um prato de peixe está sendo servido.
Uma eventual faca de peixe fica entre a faca de jantar e colher de sopa.
Um pequeno garfo de ostra estará na extremidade direita dos talheres à direita do prato.

Os copos são colocados de acordo com o tipo da bebida. O diretamente acima de sua faca de jantar é o seu copo de água, à direita do copo de água vem a taça de vinho tinto ou branco, e em seguida, uma pequena taça para vinho do Porto ou Xerez na extrema direita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!