quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Homenageado no Dia do Advogado : Dr Alexandre Campos Puchetti

Nossa homenagem da coluna social de hoje (11 de agosto ) Dia do Advogado, vai para  o advogado Alexandre Campos Puchetti. Parabenizando Dr Alexandre parabenizamos todos os advogados da cidade mineira de Muriaé


 

 Na oportunidade relembro  a nossa formatura ( Lúcio e eu),  nos idos de 1981, pela Faculdade Viana Junior em Juiz de Fora.


O advogado é um profissional que “presta assistência jurídica, defendendo os interesses de seus clientes diante da justiça, é a ação de pleitear em juízo”.

Os advogados ganharam dois dias em comemoração ao seu trabalho, o dia 11 de agosto, devido à criação do primeiro curso de direito do Brasil, por D. Pedro I, tendo sido implantada a Faculdade de Direito de São Paulo, inaugurada em primeiro de março de 1828.

No dia 11 de agosto ficou estabelecido como o “dia da pendura”, onde estudantes de direito e advogados já formados brincam pelos restaurantes das cidades, pendurando as contas do consumo que fizeram ali. As despesas ficam por conta dos donos dos restaurantes, uma vez que a brincadeira foi por eles instituída, ainda no início do século XX, para comemorar a criação das faculdades de direito.

Outra data em comemoração ao dia dos advogados é 19 de maio, o dia do padroeiro desses profissionais, Santo Ivo (1253/1303), que faleceu neste dia.

O padroeiro foi estudante de direito, já aos 14 anos de idade, na cidade de Paris, e depois em Orleans. Sua preferência era pelo direito civil e canônico, tendo atuado nessas áreas em defesa dos pobres que não tinham condições de financiar as despesas judiciais.

Trabalhar como advogado requer muito estudo e dedicação, pois a profissão envolve o “conjunto de normas jurídicas vigentes num país, criadas com o objetivo de solucionar conflitos da sociedade”.

As leis aparecem divididas através dos códigos que se encaminham para várias áreas como: civil, penal, trabalhista, constitucional, administrativo, tributário, internacional, ambiental, digital, público e privado, de propriedade intelectual e de arbitragem internacional, que devem ser respeitados e seguidos pelos profissionais da área judicial.

Os formandos em direito podem seguir duas carreiras, a de advogado ou a carreira jurídica.

Para atuar como advogado, após o término do curso de direito, devem prestar o exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, necessitando ser aprovados para o exercício da profissão.

Já a carreira jurídica é a que o indivíduo atuará como funcionário público, através de concursos públicos, exercendo a profissão de delegado, juiz, promotor, procurador, dentre outras.  Publicado por Jussara Barros

Destaque: Isabelle Accioly

  A nossa homenagem da Coluna Social Muriaé na Web  nesse glorioso dia 05 de agosto vai para a"Belíssima, Jornalista e Consultora de Moda e Estilo, Diretora de MKT e Comercial da Revista EVIDÊNCIA, Isabelle Accioly.

Ela celebrou seu B.Day na última 5a feira (5) em jantar intimista entre amigos.

Belle usou um lindo dress fúcsia da @vanite_21 e beauty do @studioandressalima.

Carismática como é, ela recebeu muitas homenagens através de ligações, msgs whatsaap e posts nos stories com homenagens dos seus amigos (as), parceiros e seguidores. Feliz da vida, ela celebra o novo ciclo colhendo os frutos da sua nova loja e evidenciando sua beleza e talentos em suas redes sociais.

Isabelle Acciolly, é de Maceió, e filha querida de nossa amiga do colunismo daquelas bandas e colega da associação MBA ( Mídia Brasileira), da qual fazemos parte, Gigi Accioly,



Aceite nosso carinhoso parabéns minha querida Isabelle com votos de muito sucesso!
Foto @seuclick

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

FICA A DICA: Técnica SHIBORI passo a passo

Achei na Revista Artesanato e repasso para os amigos e amigas conectados no Blog da Colunista 


Técnica Shibori Passo a Passo: Conheça e Aprenda Como Fazê-la

Posted: 05 Aug 2021 05:04 AM PDT

Quem gosta de se aventurar pelas várias facetas do artesanato, sabe que as técnicas japonesas são ótimas aliadas na produção de itens artesanais, não é verdade? E o shibori é uma delas! 

Embora milenar, saiba que o Shibori está muito em alta na customização de roupas e é por isso que preparamos este conteúdo, para que você aprenda a técnica Shibori passo a passo e, é claro, se inspire muito para renovar o seu guarda-roupa. 

"Tudo sobre a técnica Shibori

Começando por suas origens, essa é uma das técnicas de tingimento de tecidos mais antigas do Japão. São mais de 1.300 anos de existência! Já o termo “Shibori” significa, na nossa língua, apertar, torcer, esmagar… 

Sendo assim, essa é uma técnica que consiste em criar, no tecido, padrões, feitos por meio da prensagem e, posteriormente, tingimento têxtil. Ou seja, você pressiona e guarda partes do tecido para que essas não sejam tingidas e, consequentemente, cria-se artes incríveis nele como um todo. 

Ao ler isso, você deve estar se recordando do tie-dye, não é verdade? Bem, vale ressaltar que se trata de técnicas diferentes. Enquanto o tie-dye consiste na criação de manchas aleatórias, o shibori apresenta técnicas de pressão que visam criar padrões ou desenhos.

Essa pressão, por sua vez, pode ser realizada a partir de variadas ferramentas, como elásticos, linhas, madeira, entre outros."

Achou interessante? Então veja no passo a passo a seguir como fazer um shibori.

Técnica Shibori passo a passo

Você já deve ter percebido que existem várias formas e diversos instrumentos para fazer o shibori, não é? A que separamos especificamente neste conteúdo, se chama itajime, e foi retirada do site Faz Fácil

Para fazê-la, você vai precisar de:

  • Corante para tecidos de algodão (aqui será utilizada as cores azul turquesa e índigo)
  • Fixador de corante 
  • Prendedor de roupa
  • Luvas de borracha
  • Tecido de algodão
  • Pedaços de papelão
  • Palitos de picolé
  • Colher de sopa
  • Panela funda
  • Estilete ou tesoura
  • Elásticos
  • Lápis ou caneta
  • Bacia

Agora vamos ao passo a passo!

1. Lave o tecido para que ele fique totalmente limpo. Depois que estiver seco, passe-o a ferro. 

2. Dobre o tecido no sentido do comprimento várias vezes, como uma sanfona. Atente-se sempre para que as dobras fiquem todas do mesmo tamanho.

3. Assim que finalizar, dobre um canto do tecido na diagonal.

4. Feito isso, continue dobrando, mantendo sempre o mesmo tamanho, até que o tecido vire um pequeno triângulo.

5. Pegue esse triângulo e risque-o no papelão, como mostra a imagem abaixo.

6. Coloque um prendedor no triângulo de tecido para que ele não se solte.

7. Com a tesoura ou estilete, corte dois pedaços do papelão conforme a marcação que você fez. 

8. Coloque um pedaço de papelão na frente do triângulo e o outro atrás e prenda-os com os palitos de picolé e elásticos. Torça bem os elásticos para que tudo fique bem apertadinho.

9. Encha a panela com água de forma que dê para cobrir o shibori e acenda o fogo.

10. Quando começar a ferver, adicione duas colheres de sopa de um corante e mais uma colher de outro corante (aqui foram duas do índigo e uma do azul turquesa, que criou um tom de azul nem escuro e nem claro demais). 

Caso você resolva tingir uma peça maior do que essa (tamanho usado em um jogo americano), basta aumentar a quantidade de corante, mantendo essa proporção de 2 para 1.

11. Mergulhe o shibori no corante e mexa por 30 minutos. 

12. Em uma bacia de água fria com duas colheres de sopa de fixador dissolvidos, mergulhe o shibori. 

Deixe-o por lá por 30 minutos e, logo em seguida, enxague-o na torneira.

Não se esqueça de utilizar as luvas nesse processo, uma vez que é difícil retirar o corante das mãos.

13. Pendure o shibori ao ar livre e deixe-o escorrer por pelo menos duas horas antes de abri-lo. Embora ele não precise secar completamente, caso você o abra molhado, o trabalho poderá ficar manchado.

Peças de shibori para se inspirar

Agora é hora de conhecer algumas peças e estampas feitas com a técnica shibori para você se inspirar e não pensar duas vezes antes de querer customizar algumas roupas, sejam pessoais ou de cama.

Achei esta técnica na Revista Artesanato, gostei e divulgo  para os amigos e amigas conectados no Blog da Colunista como dica.