sexta-feira, 9 de maio de 2014

Dica de hoje:Mais vaidade e qualidade de vida após os 65 anos

A vaidade é essencial aos homens e mulheres de qualquer idade. Preocupar-se em estar bem e com boa aparência só traz benefícios para qualquer pessoa. E com os idosos não é diferente. Para manter a vitalidade, é indispensável gostar de si mesmo, manter-se ativo, procurar ser útil e fazer projetos de vida.



 (ACHEI AQUI) uma série de dicas que, se realizadas em conjunto, podem trazer muito mais qualidade de vida para as pessoas com mais de 65 anos. Confira.

Pele
Manter o cuidado com a pele e com o corpo é primordial. Com o envelhecimento, nossa pele tende a ficar mais delicada e frágil, perde a elasticidade e fica mais seca. Mantê-la hidratada, utilizando cremes em todo o corpo após o banho, sempre usar protetor solar e evitar a exposição ao sol entre às 10h e 16h são medidas importantes. O sol desgasta a pele e nos deixa com aparência de mais velhos. Também pode ocasionar sardas e manchas, além de favorecer o desenvolvimento de tumores.

Atividade física
A atividade física só traz benefícios e mais qualidade de vida aos idosos. Considerando o envelhecimento, é importante planejar e praticar exercícios que auxiliem na manutenção da massa e da força muscular; atividades que permitam melhor desempenho cardiopulmonar (aeróbicos); que trabalhem o alongamento muscular e que auxiliem no equilíbrio estático e dinâmico, como Pilates, Tai-Chi e Yoga.

Vida sexual
Outra recomendação para a boa qualidade de vida é manter uma vida sexual satisfatória. “Pessoas que mantém a libido também pensam no outro, querem fazer trocas, têm mais segurança em se expor. Porém, como em outras fases da vida, o cuidado é com a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis”, alerta o geriatra do Einstein, Dr. Clineu Almada.

Quebre a rotina
Quebrar a rotina e relaxar também é uma sugestão que pode ser saudável e agradável. Como em qualquer idade, os idosos também se sentem bem quando conseguem modificar prazerosamente suas rotinas. Ou seja, praticando atividades como dança de salão, estudar outra língua, praticar aulas de arte etc. Apesar de não haver evidências seguras de que práticas como palavras cruzadas, xadrez, sudoku ou caça-palavras ajudem o cérebro do idoso, podem ser ótimas opções para a distração e muito agradáveis de fazer.

Cirurgias plásticas
Quando algo está incomodando esteticamente, as cirurgias plásticas são bem-vindas, porém apenas se os benefícios forem maiores que os riscos do procedimento, e se não houver exageros. “É uma maneira de se cuidar e de se sentir melhor com a aparência”, completa o Dr. Clineu.

Dicas básicas
Em resumo, devemos entender o envelhecimento como uma fase de desenvolvimento. Não deixe de seguir pelos menos as dicas básicas:
Manter uma alimentação adequada e saudável, que permita o controle do peso
Prevenir e diagnosticar precocemente doenças
Praticar atividade física
Se ocupar com atividades agradáveis

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Lançamento de livro: História da Baratinha de Maria Luísa



Lançamento de livros infantis de
Maria Luísa Carvalho Van Den Bergen
Dia 13 de maio de 2014 - horário: 19h.
Na Biblioteca Pública Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira

- Rua Arthur Bernardes, 50 - Centro -