quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Prédio onde funciona o Conservatório Estadual de Música Lia Salgado



Fundado nos idos de  3 de novembro de 1954 tem por objetivo revelar inúmeros talentos, despertando o gosto pela arte musical, além de outras áreas artísticas como cênicas e plásticas, desenvolvendo a sensibilidade de várias pessoas que iniciam sua formação nesta escola.

Conservatório Estadual de Música “Lia Salgado”, é representante da arte, da cultura e, em especial, da música no município e região, com centenas de alunos já revelou muitos talentos em seus anos de existência. Situa-se na vizinha cidade mineira de nossa terra, logo ali na cidade de Leopoldina, na
zona da Mata Mineira . Num prédio que é verdadeira obra de arte, confira:





 
 


Saiba mais sobre o Conservatório : 
" Foi instalado e passou a funcionar em 23 de janeiro de 1956, no segundo andar do prédio do antigo GinásioLeopoldinense. Desde a sua instalação em 1956, ponto de referência e legítimo representante da arte, cultura e, em especial, da música no município e região. Sempre procurou ser um espaço aberto à comunidade, não apenas abrindo-lhe suas portas, mas indo ao encontro, participando de eventos locais e regionais também levando o trabalho de seus alunos e professores à população, das formas mais variadas, através de grupos instrumentais e corais, etc.

Desde sua fundação, o Conservatório tem revelado inúmeros talentos, despertado o gosto pela arte musical e a sensibilidade de várias pessoas que iniciaram sua formação nesta escola, seguiram seus estudos na área, graduaram-se, licenciaram-se e hoje estão novamente no Lia Salgado, colocando em prática seu aprendizado e contribuindo para formação musical das novas gerações.

Hoje, com mais de 1600 alunos, o Conservatório oferece o curso de Educação Musical: Violino, Saxofone Piano, Flauta Doce, Violão, Flauta Transversa e Canto e os Cursos Profissionalizantes em: Piano, Flauta Doce, Violão, Flauta Transversa, Violino, Saxofone e Canto.
Desenvolve no decorrer do ano letivo diversos projetos, audições, festa do folclore, desfiles e o ano letivo é marcado com a realização do grandioso espetáculo Concerto de Natal."

Crédito: internet

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

I MOSTRA DE COMPOSITORES " NORIVAL MONTEIRO" no FESTCEM 2022

 "I MOSTRA DE COMPOSITORES " NORIVAL MONTEIRO" no  FESTCEM 2022 


FESTCEM 2022, é um grande evento que acontece anualmente no Conservatório Estadual de Música "Lia Salgado" situado na vizinha cidade mineira de Leopoldina.


Envolve todas as áreas dos cursos que ali são oferecidos. Neste período de 19 a 28 de setembro, foram trabalhadas diversas oficinas, palestras, atividades musicais que possam reforçar a aprendizem dos nossos alunos de forma lúdica, prazerosa, promovendo interação, desenvolvimento social e cognitivo, afetivo, onde professores e alunos estão conectados em uma energia muito positiva. 



E pela primeira vez na área do violão ocorreu a I Mostra de Compositores " Norival Monteiro". O curso de violão foi inaugurado no Conservatório Estadual "Lia Salgado" em 1976. E o precursor deste curso foi o Professor de violão Norival Monteiro, foi ele, o primeiro a assumir a cadeira de violão aqui nesta escola de Música. Por isso, nós, Professores da área de violão como forma de homenageá-lo pela excelência e o legado que deixou em nosso Conservatório e que, perpetua até os dias atuais. 


Grande é a nossa gratidão! E por isto homenageamos este Mestre e Concertista através da I MOSTRA DE COMPOSITORES " NORIVAL MONTEIRO". Foi um sucesso, aconteceu no dia 22 de setembro de 2022. Uma noite memorável e inesquecivel que dará grandes frutos por meio de outros compositores, inclusive os alunos para um despertar em direçao à esta área da música: composiçao musical. 

Mas o que é uma Composição Musical ou como podemos defini- la? De acordo com o site SABRA - Sociedade Artística Brasileira, composição musical "é o processo de criação de uma canção, ela é feita para repetidas execuções, não muda e não é reproduzida apenas uma vez como as músicas de improviso." Podemos compreender então que é uma peça original da música, é um conjuntos de execuções harmônicas onde a performance é única. A composiçao pode ser feita na forma de partitura e/ou por cifra. O artista responsável pela composição é chamado de: Compositor. Afinal, compor é uma arte e para compor é necessário alguns aspectos básicos: 1- Inspiração para escrever a letra; 2-Buscar uma conexão entre letra e melodia; 3-Conhecimento e habilidade musical. Contudo é importante saber que não ha um regra ou uma receita pronta em si. Até porque a música vem de dentro de nós e assim é a composição. Cada artista tem seu próprio ritual, sua maneira de criar suas cançoes e todas são muito importantes. Neste interim, o site SABRA reforça que a melodia é de grande importância pois ela dita o ritmo em que o compositor contará a sua história. E reforça ainda que não há uma regra, pois, alguns compõe primeiro a melodia, ja outros focam primeiro na letra. Interessante também buscar parcerias, se assim desejar. Deixaremos o link ubc.org.br, traz sugestões muito interessantes. 

O importante é passar a sua "verdade" de forma a tocar o coraçao e alma das pessoas que irão apreciar, interpretar sua cançao. O CEM "Lia Salgado" quer através deste trabalho estimular o desenvolvimento e o encantamento dos nossos alunos e toda sociedade pela composição musical. Pois o real papel de poder da música em nossas vidas é transformador. É um chamado: Vem compor! Vem cantar, tocar, inspirar..."










  Diretora: Simone Seoldo Vice- Diretora: Ana Lúcia Barbosa Coordenadoras da área do Violão: Cris Gonçalves, Érika Assis, Priscilla Dutra e Cris Kneip. Texto: Professora Cristina Oliveira Crédito das fotos: Prof  Derlan Andrade
Fonte: sabra.org.br ubc.org.br 
Conservatório Estadual de Música "Lia Salgado ", fica na cidade de Leopoldina.