sexta-feira, 5 de maio de 2017

O Morro do Elefante


Nossa turma de turistas mineiros na caravana com Suzana Alves foi visitar um dos pontos turísticos mais visitados de Campos do Jordão:  o Morro do Elefante. Lá de cima encantamos com uma linda vista da Vila Capivari e arredores.


Seu curioso nome tem origem devido a formação da montanha, que se vista do alto se assemelha ao contorno de um elefante. Lá bem no cume do Morro do Elefante a altitude é de 1,8 mil metros acima do nível do mar. É um passeio público com jardim, bancos e flores onde fizemos muitos registros e compramos artesanato. Por 3,00 tiramos fotos com cocar dos indios que estavam lá.











 O acesso ao ponto turístico pode ser feito de duas formas: pela estrada ou pelo teleférico. Para chegar lá fomos de ônibus até certo ponto e acabamos de chegar nas alturas a pé. Passamos por belas paisagens, formadas por grandes casas e condomínios, cercadas de verde e decorados com lindos jardins. Valeu a pena!


.

Vai Acontecer: Bingo Beneficente em prol a PRÓ-MORADIA Padre Tiago


Vai Acontecer: III Simpósio Regional de Geografia e História na FASM


Vai acontecer:Lançamento do livro "As Várias Faces de Minas"



Vai Acontecer no Bairro Padre Tiago


quinta-feira, 4 de maio de 2017

Amantikir - Os jardins que falam



Inaugurado em 2007,  com espécies vindas de diversos países como Inglaterra, Austrália, Alemanha e Japão, possui centenas de espécies de plantas, divididos em 22 espaços inspirados em 12 países, onde cada jardim mostra uma cultura diferente. Os jardins para contemplação reúnem a arte da jardinagem com uma rica programação cultural. As visitas, guiadas ou não, incentivam a pisar na grama, cheirar as flores, tirar fotos e explorar os recantos.




  





Entre Araucárias e Manacás da Serra, inúmeras plantas inglesas, americanas e de todo o mundo vivem em harmonia com diversos tipos de pássaros e borboletas. A natureza se completa no local onde os “jardins falam”, estabelecendo a comunicação do homem com seu meio natural. O Amantikir trata-se de um grande projeto, e seu bem sucedido início promete um atrativo que se tornará referência no Brasil e no exterior.








 Hoje, a área ocupada é de 35 mil m², mas o objetivo é preencher os outros 25 mil m² com mais jardins, restaurante, cafés e mirantes - o projeto já está em implantação! Inclusive a casa de madeira no alto de uma árvore que vem fazendo sucesso nos cliques , vai até agendar pernoites.  



Amantikir é o termo indígena que originou a palavra Mantiqueira e significa Serra que Chora.  
O maravilhoso projeto está localizado em uma região privilegiada pela natureza, e além da diversidade de cores e formas de vida, o empreendimento oferece uma belíssima visão da serra.





O contato com esta infinidade de plantas transmite uma sensação de tranqüilidade e sossego. Em meio às lindas paisagens, algumas agradáveis surpresas empolgam a visita ao parque. Como um labirinto feito de arbustos, onde ao entrar, a pessoa tem por alguns minutos, a sensação do desafio a ser superado.



Outras simbologias estão presentes no Amantikir, como outro labirinto, este feito de grama  e representa o caminho tortuoso que devemos traçar para crescer interiormente, o local é geralmente usado para meditação e reflexão.






Por lá ainda existe uma pequena fonte d’água cheia de peixes, seu formato faz uma representação dos conceitos de razão e emoção, duas grandes variáveis da humanidade.





 Ficamos sabendo que atualmente além de eventos culturais como Tai Chi Chuan, exposição e aulas de artes plásticas formam o apelo cultural do parque, somando à diversidade da natureza, algumas atividades culturais, num ambiente de reflexão e paz interior, eventos esporádicos, como apresentações musicais e de danças acontecem eventualmente nos jardins do Amantikir. 









O Amantikir é um lindo lugar de contemplação que rende ótimas fotos, além de um passeio incrível. Os diversos tipos de jardins,encanta a todos com muito verde , muitas flores e uma vista deslumbrante.  Adultos e crianças adoraram o labirinto verde. Realmente é um passeio para todas as idades . Por não estar incluso no pacote de nosso tour, nem todos de nossa turma pode desfrutar daquele local mágico. Quem foi amou! Pagamos num total de 40,00 por pessoa para visitá-lo que valeu a pena!


 CLIQUE AQUI e confira o site com o mapa e mais detalhes




"Curiosidade: A Lenda do Amantiki

A lenda conta a história da linda Princesa de uma tribo do povo Tupi, que se apaixonou pelo Sol. Encantado pela beleza da moça, o guerreiro de cocar de fogo permanecia com suas luzes sobre ela. E como não se deitava não havia noite e a Lua mal aparecia, provocando um interminável dia. Os pastos se incendiavam, não havia sono e nem sonhos.

A Lua sentindo que perdera seu amor, o Sol, para uma mulher, foi contar a Tupã, que com indignação mandou que se levantasse a mais alta montanha. Ali ficaria confinada a princesa, fora do alcance do Sol. Este sangrou tardes vermelhas e tentou afogar-se no mar.

A princesa chorou rios, minas, nascentes e mananciais de lágrimas. Seu povo então chamou a linda princesa de Amantikir ou Mantiqueira, que significa Serra que Chora."