sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Reflexão: Carta para minha velhice:

Uma homenagem a minha querida mana Telma (69anos)


"Então, minha querida, quando você envelhecer ...

Nunca ensine nada a ninguém. Mesmo se você tiver certeza de que está certa. Lembre-se de como isso a incomodou uma vez. Você mesmo seguiu o conselho dos mais velhos?

Não tente ajudar a menos que seja solicitado. Não se imponha a ninguém. Não tente proteger seus entes queridos de todos os infortúnios do mundo. Apenas ame-os.

Não reclame! Sobre sua saúde, seus vizinhos, seu governo, sua aposentadoria! Não se transforme em uma velha briguenta no banco na entrada.

Não espere gratidão das crianças. Lembre-se: não existem filhos ingratos - existem pais estúpidos que esperam gratidão de seus filhos.

Não diga frases como: "Eu na sua idade ...", "Eu te dei os melhores anos ...", "Eu sou mais velho, então eu conheço melhor ..." Isso é insuportável!

Se você tem netos, não insista para que chamem você pelo nome, se a chamam de avó. Isso é estúpido.

Não desperdice seu último dinheiro em tratamentos antienvelhecimento. É inútil. Melhor gastá-lo em uma viagem.

Não se olhe no espelho e não se maquie em um quarto escuro. Não se iluda. E tente parecer o mais elegante possível. Precisamente elegante, não jovem. Acredite, é melhor assim.

Cuide do seu homem, mesmo que ele se torne um velho enrugado, indefeso e mal-humorado. Não se esqueça que ele já foi jovem, forte e alegre. Lembre-se que ele já foi jovem, magro, bonito. E talvez ele seja o único que realmente precisa de você agora ...

Não tente acompanhar o tempo a todo custo: entender novas tecnologias, acompanhar as notícias obsessivamente, estudar constantemente algo novo, não "ficar para trás no tempo". Isso é divertido. Faça o que quiser. Enquanto você pode!

Não se culpe por nada. O que quer que tenha acontecido com sua vida ou com a vida de seus filhos, você fez tudo o que podia.

Preserve sua dignidade em qualquer situação! Até o fim! Faça o seu melhor, minha querida, isso é muito importante. E lembre-se, se você ainda está viva, alguém precisa de você.”

Traduzido do russo por Lia Liretta _via Celso Macedo

Obsevação: copia de sua página do facebook em 6 de nov de 2020