terça-feira, 2 de outubro de 2012

Culinária sul-mato-grossense


Pesquisando sobre o estado do Mato Grosso do Sul tendo em vista a cidade de BONITO _MS onde vai acontecer o próximo congresso da ABIME Nacional(Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica), fui averiguar sobre sua GASTRONOMIA .

Descobri que a culinária pantaneira, antes da construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil (finalizada em 1914) tinha uma dependência do rio Paraguai: navios estrangeiros ali aportavam, trazendo mercadorias, passageiros e consequentemente seus costumes (geralmente fronteiriços).



  Deste período destacamos o “puchero” (cozido) da Argentina, que é diferente do similar mineiro; do Paraguai veio a chipa, a sopa paraguaia e o locro (ver receita); de Cuiabá as farofas de banana e de carne, o pacu ensopado, frito ou assado, e o caribéu (abóbora com carne seca).






A chipa paraguaia, salgado de queijo, pode até não ser popular no Brasil. Mas quem prova, vira fã. Não são todas as padarias que oferecem. O salgado, feito a base de polvilho e queijo, é típico do Paraguai e, por aqui, encontrado com facilidade apenas no Mato Grosso do Sul.



Merece destaque especial o TERERÉ, também de origem paraguaia. Trata-se da mais popular bebida sul-matogrossense, uma espécie de chimarrão dos gaúchos, preparado com a erva mate (Ilex paraguariensis) e bebido frio ou gelado. Sua chegada deu-se através das cidades fronteiriças de Ponta Porã e Bela Vista, região rica em ervais nativos, que tiveram muita importância na formação do Estado através da histórica Companhia “Matte Larangeira”.



 Depois da finalização da estrada de ferro ligando Corumbá a Santa Cruz de La Sierra, a Bolívia contribuiu com a saltenha (a saltenha é um tipo de pastel assado originário da Bolívia, onde se consome principalmente pela manhã, sendo vendida e consumida em praças e ruas)





. E, o arrozboliviano (espécie de rizoto com ervilhas, banana da terra frita, pedaços de galinha, ovos cozidos e milho verde).

Na culinária sul-mato-grossense como um todo, destacam-se ainda:


Pequi (fruta típica do nosso Cerrado)-(clique ), utilizado tanto no preparo de um prato salgado (arroz com pequi) como na forma de licor;




Guaraná (ralado na hora, é substituto do cafezinho, estimulante e renova energias); 






 Suco ou caldo de piranha (é forte e renova energias);


Bocaiúva (fruto nativo que pode ser usado como farinha, com leite quente ou no preparo de sorvetes);



Peixes variados (pacu, dourado e pintado, entre outros);


Churrasco pantaneiro (servido sempre com mandioca);
Carne seca (em paçoca, cozida, frita, assada, no arroz, etc);
Doces de época (caju, goiaba, carambola, abóbora, doce-de-leite na palha – Três Lagoas e Campo Grande).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!