sábado, 5 de março de 2022

Homenageada do dia 05 de março: Cristina Oliveira


 O blog da Colunjista tem a satisfação de dedicar este 05 de março a uma MULHER FANTÀSTICA que com a música, transformou sua vida e transforma de muitas outras pessoas de nossa Terrinha e  com muita maestria, leva o nome de nossa cidade para outras localidades. É com imenso prazer que transcrevemos a história dessa musicista,  uma pessoa que é exemplo de coragem, luta, determinação.





A muriaeense Cristina de Oliveira  veio ao mundo para brilhar no dia 02 de outubro dos idos de 74. Ela é o fruto do amor do saudoso casal  Maria da Conceição e Wolney. Ambos uns guerreiros que faziam tudo pelos quatro  filhos! Sua mãe, uma dona de casa impecável, passava roupa muitíssimo bem para as freguesas e trabalhou como doméstica enquanto seu pai servente de pedreiro que deixou um legado de  humildade, simplicidade e calmaria. Cristina aprendeu muito com sua mãe que deixou um legado de fé, intimidade com Deus, da esperança, a força e o coração para enfrentar o dia a dia, alinhados a simplicidade e a certez do grande amor dela por ela e por todos da família. "Apesar dos mais diversos sofrimentos que vivíamos em épocas tão difíceis, nossa mãe estava sempre ali, firme, forte. Olhávamos pra ela e pensávamos: meu Deus, que mulher é essa? Ao longo dos anos fomos percebendo que mulher era aquela que Deus nos honrou pra ser seus filhos."




Cristina é casada com Sérgio Lourenço Adriano desde 2001, e dessa união nasceu Larah de Oliveira Adriano, hoje com 18 anos, que para a musicista é um presente de Deus que lhe presenteia  com seu caráter de fé.  Larah segundo sua mãe Cristina:"Veio pra nos ensinar muito na vida. Orgulho demais da pessoa que tem se formado, seu caráter, menina que busca a Deus, defende a justiça, amorosa, inteligente, uma filha super atenciosa e respeitosa. "
  

"Tenho 3 irmãos que amo, Sempre e busquei ser luz na vida vida deles, em todos os sentidos. Ser bom exemplo na vida e pra vida, claro, que nao sou perfeita mas sempre quis mostrar que vale a pena ser bom, perdoar, amar, lutar pelos nossos sonhos, estudar, valorizar e acreditar na educação. Principalmente numa sociedade onde o dinheiro e a cor da pele " dita" muitas coisas. Somos muito unidos o amor e o respeito, a união é a nossa essência e por aqui faço questão de mencioná- los: Lúcia Helena de Oliveira, Adauto Oliveira e Edervânia, meus sobrinhos: Lorran, Keven, Sarah e Kauã, minha cunhada Sidnéia Malaquias, meu cunhado Wenderson Peixoto, e os demais familiares que fazem a diferença consideravelmente na minha vida, pois, cada um têm, são presentes que Deus me concedeu."
 
 



Sua história de vida com a ´MÚSICA é antiga, mas tudo teve início nos idos de 1999. Daí pode realizar seu sonho de viver e conviver com a ´música. e cantar na Igreja. Com força de vontade iniciou seu contato com a música fazendo aula particular, pois queria muito tocar e cantar na igreja, Rita Roriz foi sua primeira Professora de música, com ela aprendeu com simplicidade e amor, comprometimento a dar os primeiros passos na música. Passos firmes para tocar violão e cantar na missa que era seu grande sonho, hoje realizado e segundo ela,"mantido e será assim até os ultimos dias da minha vida."




Nos idos de 2003, passou a dar  aulas particular de música , com filha bebê precisou ajudar o marido a manter as despesas e foi então que as dificuldades atravessadas só vieram fortalecer a sua trajetória musical A sua gratidão pelo seu esposo Sérgio é imensa!  Eles são grandes parceiros: 
 "Somos parceiros em todos os momentos de nossas vidas e isso nos ajudou e ajuda a viver com maturidade nosso matrimônio, assim como, construir e cuidar da nossa família. Vencemos na época e estamos sempre vencendo, graças a Deus! Mas não pensem que há pedras no caminho, sempre haverá, vamos respirando, pedindo forcas e sabedoria ao Divino Pai e seguimos…"  


Cristina passou a focar e intensificar seus estudos para se tornar uma professora comprometida com a Educação Musical. Nos idos de 2009 partiu voar mais alto no Conservatório Estadual de Música " Lia Salgado em Leopoldina . "No início a Paróquia São Paulo a qual participo ativamente até os dias atuais, contribua com a gasolina para irmos até Leopoldina, eu e algumas pessoas que também faziam parte do ministério de música, íamos semanalmente na época. "
Conseguiu chegar a formação técnica em piano , depois retornou aos estudos e se formou no Curso Técnico violão. Neste mesmo período cursou técnico em piano além de cursar Licenciatura em Música. Uma MULHER FANTÀSTICA que nos dá exemplo de coragem e persistência!




." Ufa, que sufoco!! Não foi fácil, confesso que foi extremamente difícil, mas eu tinha um foco, nao poderia me distrair. Pensei em desistir muitas vezes, porém, eu dizia a mim mesma: lute, lute, aguente firme, você consegue…vai passar.  E hoje, tenho a honra de tornar-se professora nesta instituição tão importante,"Uma formação acadêmica é extensa  . Quanto a minha formação acadêmica, segue meu currículo até o momento, pois não pretendo parar por aqui. Minha superação e maior desafio foi ir de “contra” o tempo, pois fazer Licenciatura já com mais idade, ainda que a música, ir a BH todos os mêses e de la seguir pra Betim. Mas sabe que isso me dava mais força pra seguir ainda? Sim! Eu superando a mim mesma, desafiando a mim mesma eu sou assim não tem jeito."

Confira mais sobre o seu relado que nos incentiva muito, mais e mais a aplaudir  Cristina, essa "MULHER FANTÀSTICA" pelo seu dom aliado a força de vontade, coragem, persistência e exemplo de vida que nos encanta:
"Sempre, sempre tive muito o apoio e compreensão do meu esposo, da minha filha e também todo apoio da minha mãe e meus irmãos, inclusive foi minha mãezinha quem pagou minha matrícula quando ingressei na faculdade de música – Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS. Colei grau em Varginha, foi inesquecível, meu polo de estudo era em Betim. Nesta época, por volta de 2013 a 2016, eu trabalhava em Eugenópolis com um projeto de música pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento – CRÀS. Ministrava oficina de violão, flauta-doce, canto coral para adolescentes e crianças . A Oficina Musical DÓ RÉ MI, veio de toda essa caminhada, onde trabalho com aula particular, “cursos livres” , aula de violão popular e erudito, teclado, piano, flauta-doce, musicalização infantil, bateria, canto na modalidade indiviadual com técnica vocal, também na modalidade canto coral, o nosso coral Canta Pra Ser Feliz, um coral que tem uma caminhada desde 20017, trabalhamos repertório africano alguma colocamos coreografias, MPB, Cristãs. É um coral que faz “jus” ao nome pois interage com muita alegria com o público, participamos de festivais, já fizemos muitas apresentações em nossa cidade, em praças públicas em datas comemorativas como dia dos pais e das mães, assim como várias audições musicais desde 2012. Meu currículo acadêmico hoje se encontra assim: *Pos Graduaçao em Educação com Destaque em Música Popular ; *Pós Graduação em Educação Musical e Ensino das Artes; *Pos Graduaçao em Voz Cantada *Pós Graduação em: Voz Profissional : Abordagem Multidisciplinar. *Pós Graduação em Musicoterapia ( cursando); * Licenciada com Habilitação em Música; *Bacharela em Música - Canto Popular *Formação Técnica em Piano; * Formação Técnica em Violão Erudito; *Diversos cursos de Capacitação é atualização que estou sempre fazendo. Sempre digo, não estou "pronta" , minha formação acontece dia-a-dia nas diversas interações que tenho com todas as pessoas. Momento mais doloroso da minha vida: a partida da mãe tão jovem, tão cheia de vida, entendo a vontade de Deus. Mas a saudade é grande demais, não cabe no meu peito. Momento mais feliz da minha vida: o nascimento da minha filha, ela mudou a minha vida, me ensinou a sorrir, me ensinou o quanto precisava aprender para que pudesse cuidar e amá-la, como bem mais precioso que Deus me deu. Só gratidão a Deus!! " Tudo Posso Naquele que me Fortalece!" "


Parabéns Cristina você é uma MULHER FANTÀSTICA , e para você os nossos aplausos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!