terça-feira, 18 de outubro de 2022

**Perigos do mundo virtual.** DICAS DE SEGURANÇA

 **Perigos do mundo virtual.**




Me foi pedido uma postagem em relação a esse tema. A única coisa que aprendi no decorrer dos anos : Cuidado com tudo que for fascinante no mundo virtual.

Dicas de segurança:
– Tenha sempre bom senso e cautela ao compartilhar informações em redes sociais. Nunca adicione pessoas desconhecidas. Evite ao máximo postar fotos e vídeos de caráter mais íntimo.

– Se você não é uma pessoa pública, não adicione quem você não conhece, não lembra ou não curte. Rede social não é competição de quem tem maior número de amigos e, sim, um lugar para ficar atualizado, interagir com os amigos e se divertir. Porém, preze pela sua segurança e privacidade.

– Tome cuidado com a ostentação. Isso pode ser arriscado para você, pois postar onde está, sua rotina e trajeto a cada segundo pode atrair criminosos. Não escancare a vida na internet. Tem muita gente de olho querendo usar as informações para o mal.

– Cuidado com as críticas, desabafos, rede social não é terapia. Cuidado com os assuntos polêmicos, discutir sobre futebol, religião, política nas redes sociais não é muito aconselhável, até porque o tempo passa e as consequências ficam. E, se você quer publicar a foto de alguém no qual saberia que esse alguém não concordaria, não seja indelicado e peça autorização antes.

– Tenha equilíbrio em tudo. Algumas pessoas preferem soltar indiretas nas redes sociais em vez de tomar uma atitude sensata e resolver o problema. Não divulgue informações falsas. Antes de postar, faça uma pesquisa para saber se aquela informação é real.

– Muito cuidado ao clicar em links recebidos de amigos e desconhecidos. Alguns deles podem ser falsos e levá-lo para páginas contaminadas com pragas virtuais.

– Não acredite em todas as mensagens que você recebe. Muitos criminosos podem usar contas invadidas para enviar mensagens, como ajuda financeira ou marcar encontros. Procure sempre confirmar por telefone antes de responder a um pedido desses.

– Cuidado ao publicar seus dados na rede social. Alguns dos criminosos utilizam o recurso de lembrete de senhas que fazem perguntas sobre preferências e fatos da vida do usuário. Datas de aniversário, nome de parentes e animais pode fornecer dados importantes sobre senhas e lembretes.

– Não aceite qualquer pessoa como amigo. Algumas delas podem ser criminosos, esperando por alguém que queria acessar as informações do seu perfil.

– Tente não utilizar redes sociais no trabalho. Se você usa um computador compartilhado, há risco de outros usuários acessarem suas informações. Principalmente se todos compartilham a mesma senha de rede.

– Cuidado com os aplicativos. Eles podem ser divertidos, mas podem ser utilizados por criminosos para roubar suas informações. Sempre pesquise sobre eles antes de liberá-los em sua conta.

FICA A DICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!