segunda-feira, 7 de março de 2022

Reflita: Sabedoria de Vó é simplesmente incontestável

Sabedoria de Vó é simplesmente incontestável


Achei este texto na internet e compartilho no Blog da Colunista . Este texto me fez refletir e chegar a  conclusão que nós avós,(eu nos meus 72 anos atualmente), temos muito a oferecer nossos netos com toda nossa vivência, bastam que os netos se prontifiquem a nos escutar.

Sabedoria de Vó é simplesmente incontestável.
Sabedoria de Vó…espero receber a graça de, num dia de domingo, me sentar na poltrona da biblioteca e, bebendo um chá, dizer a meus netos:
Queridos, venham cá!
Fechem a porta com cuidado e sentem-se aqui ao meu lado.
Tenho umas coisas pra lhes contar.
E assim, dizer apontando o indicador para o alto:
– O nome disso não é conselho, isso se chama colaboração!
Eu vivi, ensinei, aprendi, caí, levantei e cheguei a algumas conclusões.
E agora, do alto dos meus 82 anos, com os ossos frágeis a pele mole e os cabelos brancos, minha alma é o que me resta saudável e forte.
Por isso, vou colocar mais ou menos assim:
– É preciso coragem para ser feliz.
Sejam valentes.
– Sigam sempre seu coração.
– Para onde ele for, seu sangue, suas veias e seus olhos também irão.
– Satisfaça seus desejos.
– Esses são seus direitos e obrigações.
– Entendam que o tempo é… um paciente professor que irá lhes fazer crescer, mas escolham entre ser uma grande pessoa ou uma pessoa grande, vai depender só de vocês.
– Tenham poucos e bons amigos.
Tenham filhos.
Tenham um jardim.
– Aproveitem sua casa, mas vá a Fernando de Noronha, a Barcelona e a Austrália.
– Cuidem bem dos seus dentes.
– Experimentem, mudem, cortem os cabelos.
Amem.
Amem pra valer, mesmo que ele(a) sejam de poucas posses.
– Não corram o risco de envelhecer dizendo “ah, se eu tivesse feito… ” Vai que o parceiro ganhe na loteria” – tudo é possível, e o futuro é imprevisível.
– Tenha uma vida rica de vida!
Viva romances de cinema, contos de fada e casos de novela.
– Faça sexo, mas não sinta vergonha de preferir fazer amor.
– E tome conta sempre da sua reputação, ela é um bem inestimável.
Porque sim, as pessoas comentam, reparam, e se vocês derem chance elas inventam também detalhes desnecessários.
– Se forem se casar, façam por amor.
Não façam por segurança, carinho ou status.
– A sabedoria convencional recomenda que vocês se casem com alguém parecido com você, mas isso pode ser um saco!
Prefiram a recomendação da natureza, que com a justificativa de aperfeiçoar os genes na reprodução, sugere que você procurem alguém diferente de vocês.
Mas para ter sucesso nessa questão, acreditem no olfato e desconfiem da visão.
É o seu nariz quem diz a verdade quando o assunto é paixão.
– Faça do fogão, do pente, da caneta, do papel e do armário, seus instrumentos de criação.
Leiam.
Pintem, desenhem, escrevam.
E por favor, dancem, dancem, dancem, cantem, cantem, cantem até o fim, se não por você, o faça por mim.
– Compreendam seus pais.
Eles te amam para além da sua imaginação, sempre fizeram o melhor que puderam, e sempre farão.
– A sabedoria pede:
Não cultivem as mágoas – porque se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que um único pontinho preto num oceano branco deixa tudo cinza.
Era só isso meus queridos.
Agora é com vocês.
Por favor, encham mais uma vez minha xícara de chá e me contem: como vão vocês?

Editorial Avôvó por Editorial Avôvó 5 de março de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!