terça-feira, 1 de maio de 2012

CANDIDATA AO TROFÉU MULHER EM EVIDÊNCIA 2016: Mulher Influente: Doutora Micheline Campos Rezende

Doutora Micheline Campos Rezende receberá em Belo Horizonte o Troféu que faz jus, como médica  competente e dedicada que atua  Hospital de Câncer de Muriaé, o merecido Prêmio Mulher Influente de MG 2012,  no dia 7 de maio. Atualmente 2016, além  do hospital , é professora de Semiologia no curso de medicina da UNIFAMINAS e dando mais um passo em sua brilhante carreira: iniciando seu mestrado em medicina.  Recebe o Prêmio "MULHER EM EVIDÊNCIA 2016" oferecido pela Mídia Brasil Associados em IV ENCONTRO de Jornalistas de Mídia Eletrônica do país.


Confira a sua mini biografia:
Divertindo-se com o Garibaldo e Sônia Braga nos idos anos 70, Micheline começou sua infância assistindo Vila Sésamo em Ritápolis - Minas Gerais diante dos raros televisores que haviam na cidade. Nascida em 1972 na cidade vizinha, São João del Rei, crescia na cidade de seu pai, Osvaldo Augusto de Resende. Uma alegria patente na sua gargalhada intensa e sonora seria marca de presença e nascença que levaria pela vida, talvez por ter nascido no sábado de carnaval. 

Falante já com tenra idade, marcou positivamente o final da vida de sua avó materna, Onecília.Com um ano de idade contava toda a histórinha de Chapeuzinho Vermelho e o Lobo mau. Proficiência extraordinária gravada em fita de audio por seus tios com a única sobrinha.

A liderança de personalidade forte ainda aos 4 anos provocou embaraços sociais em uma festa junina quando corrigiu todos os coleguinhas que coreografaram errado o anarriê.

Aprendera a ler antes da idade o que a transformou em uma criança solícita na alfabetização dos seus amiguinhos. O senso de responsabilidade e de cuidar do próximo também surgiu com  seus dois irmãos mais novos a partir do momento que sua mãe, Maria Luiza Campos Rezende voltou a dar aulas. Apesar das peripécias de soltar o carrinho com o bebé no morro correndo atrás, era ela quem cordenava cartão de vacinas e afins. Provavelmente os primeiros sinais da medicina em sua vida.

A destreza nos estudos vinda de uma dedicação primorosa demandou o estudo no Segundo Grau em duas escolas diferentes: enquanto estudava o profissionalizante Normal em Ritápolis, fazia também o científico em escola particular em São João del Rei. Ao mesmo tempo. Fora a dedicação ao Inglês e claro, aos amigos e uma vida social intensa em toda a sua adolescência.

O avô materno Miguel, infelizmente não viu sua neta iniciar os estudos de Medicina que tanto incentivara. E sob o abrigo deixado pelo seu avô que pode manter-se nos estudos e criar-se a profissional competente anos depois.

Não era de se hesitar que a liderança tão cultivada desde pequena fosse naturalmente exercida também na fase jovem de faculdade. Líder de turma, presidente do fundo de formatura por todos os anos de curso certamente foram situações abraçadas com a cumplicidade de uma mulher de decisão forte e caráter marcante. Sua casa, uma república dividida com grandes amigas, praticamente irmãs, era uma irmandade onde todos de convívio mútuo se encontravam e confraternizavam.

A decisão por Oncologia foi tomando forma com o estágio no Instituto Oncológico em Juiz de Fora iniciado no terceiro ano de faculdade. Apesar da resistência ou assombro das pessoas próximas, inclusive familiares,  foi no tratamento do paciente com câncer que Micheline encontrou toda a essência da medicina e realização profissional, o cuidar do outro. Ao perceber a intensidade e as dificuldades que o câncer trás para o paciente, ela optou por ser o agente que cuida da pessoa e não somente de sintomas e efeitos da doença. Antes, contudo, da Oncologia, a pediatria fez presença na sua carreira médica.

A formação em Oncologia, agora em Belo Horizonte, trouxe novos desafios. De residente no Felício Roxo chegou a preceptora da Oncologia. Trabalhou também no Mater Dei e no Oncocentro. Atividades que prepararam Micheline para um desafio profissional que traria outro rumo em sua vida: convite para iniciar o serviço de Oncologia no Hospital do Câncer de Muriaé.

Cidade do interior, onde não havia até então nada relacionado à Oncologia. Iniciar os trabalhos do zero, reunindo profissionais competentes e resultados sociais concretos logo a fez se destacar na cidade. Casou-se com Marcelo Campos Salles, encontrou família, construiu casa e plantou raizes.

Seu temperamento forte, sorriso farto e gargalhada intensa conduzem centenas de pacientes mensalmente à compreensão de sobrevida e convívio com uma das doenças mais complexas da medicina atual. Sua mão amiga e seu perfeccionismo profissional, além de reunir grandes pessoas e profissionais que trabalham juntos no esforço de levar sempre uma vida melhor aos seus pacientes, trabalham para levar para todas as pessoas a esperança.

10 comentários:

  1. Prêmio mais que merecido! Dra Micheline realmente sempre foi dedicada, humana e companheira!!!
    Parabéns Dra por mais essa conquista!!!
    Abraços, Roberta Ramos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Drª Micheline !!!!
    Sempre dedicada, procurando sempre o melhor para seus pacientes,
    Uma mulher extraordinária!!!
    Um abraço... Elisângela

    ResponderExcluir
  3. Dra. Micheline, excelência é sua marca. Do riso à responsabilidade com a VIDA, em tudo agrada a Deus e a nós! Parabenizo com muito orgulho esta pessoa linda que é. Atendeu o chamado, e divide suas raízes em Muriaé.
    O melhor dos abraços. Você merece ser reconhecida!

    ResponderExcluir
  4. Micheline, minha sobrinha querida, sou testemunha de todo o seu empenho e dedicação. Uma profissional que ama sua profissão, merecedora de todo e qualquer premio. Costumo dizer que tudo o que ela tem é pouco perto do que merece.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns doce Michel. Belíssima carreira. Sua prima Ucha

    ResponderExcluir
  6. Mulher é sorriso Largo e contagiante,profissional nota 1000,competente carinhosa e enérgica quando se faz necessário.Sabe passar confiança e ser carinhosa com seu paciente é sabe ouvi-lo.Parabéns Você ja é uma vencedora na vida e na belíssima profissão que escolheu.Que Deus e os anjos continue ti protegendo.

    ResponderExcluir
  7. Prêmio merecidíssimo!!!Seu amor pela profissão me emociona, sua vontade de sempre ir a procura do que é melhor para cada paciente é admirável. Você merece!!! E eu agradeço pelos seus cuidados sempre!!!

    ResponderExcluir
  8. lINDA! lINDA! pessoa que minha mãe admirou durante todo o seu tratamento pessoa que minha mãe amava e que permitiu que durante os 09 anos de lutra contra o cancer ela vivesse com qualidade de vida. Hoje minha mãe partiu mas o amor que Dra. Micheline cuidou dela ficou na minha saudade e nas minhas orações.

    ResponderExcluir
  9. Realmente essa moça/doutora e vocacionada, e merece toda sua realização ! Abençoada sempre!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!