terça-feira, 1 de maio de 2012

Festa das Charretes em Piacatuba-MG

Momentos agradáveis em meio a um cenário de fé e cultura acontecem neste mês de maio com início no dia 5 do mês. Já pela quinta vez acontece a  Festa das Charretes, que tradicionalmente já virou sucesso na região. 






O Desfile de Charretes, principal atrativo dessa festa busca valorizar a cultura local. No decorrer do desfile, crianças e sitiantes homenageiam seus santos padroeiros.Idealizado pela simplicidade do povo de Piacatuba e que nesse ano 2102, chega à sua quinta edição.


Quem visitar Piacatuba distrito de Leopoldina-MG, neste mês de maio irá curtir uma diversificada programação cultural e religiosa recheada de atrações musicais e apresentações folclóricas. Piacatuba também celebra com muita fé a Festa da Cruz Queimada, já tradicional na região. 
Confira a programação:
Um dos mais antigos distritos da região da Zona da Mata Leste, Piacatuba guarda um importante patrimônio histórico por possuir um conjunto de casarões do final do século XIX. O lugarejo está situado no município de Leopoldina, muito próximo a cidade de Cataguases.




"O nome do distrito foi sugestão do Senador Basílio de Magalhães, que usou o termo para homenagear os Índios Puris, que habitavam aquela região até a chegada do homem branco. Este chegou a Piacatuba no início do século XIX quando o espaço ainda era chamado de Curato de Nossa Senhora da Piedade. O significado da palavra foi explicado em uma carta a Custódio Lustosa.

Pia = coração + Catu = bom + Ba = lugar  
Portanto, Piacatuba é lugar de bom coração ou lugar de gente de bom coração."






Sucessos para o evento coordenado e produzido por João Paulo  Pereira de Araújo!
Fotos de divulgação da Internet

2 comentários:

  1. Olá! Só tenho que parabenizar a todos que estão fazendo parte desse maravilhoso evento. Sou de Piacatuba e moro em JF. Fico muito feliz em ver minha terra em festa!Lu Rocha.

    ResponderExcluir
  2. EU MORO NO RIO DE JANEIRO MAS NASCI EM ABAIBA DISTRITO DE LEOPOLDINA.
    ADOREI ESSE LUGAR. ABRAÇOS
    RIO 12/10/2012
    JOSE HELENO BATISTA LIMA

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!