quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Nutrição no verão

Colaboração da nutricionista Mônica Thompson Goulart

Com a chegada do verão, fatores como a idade, peso, atividade física desenvolvida, assim como  a temperatura ambiente também influenciam nas nossas necessidades nutricionais. Estudos comprovam que a temperatura ambiente ideal para o ser humano, situa-se entre 18 a 22ºC. Durante o inverno, nosso organismo faz um esforço maior para se manter entre 36ºC, gastando mais calorias e fazendo com que a nossa necessidade de ingestão seja maior.

Contudo, com a proximidade do verão,  acontece o contrário, sobem as temperaturas e a nossa necessidade de energia diminui, isto podemos notar através da diminuição do apetite. Temos em nosso país, climas temperados e especificamente em Muriaé um clima mais alto durante as estações de primavera e verão.

É chegada a hora de consumir mais frutas antioxidantes, hortaliças, menos gordura, menos sal e mais água.
Para que a nossa dieta vá além de suas qualidades nutricionais estrita, vamos dar preferência aos alimentos da época, que além de demandarem menor quantidade de produtos químicos, não vão comprometer a nossa renda familiar.


Neste sentido, nossa Muriaé se beneficia com as feirinhas semanais e os hortufrutis, onde podemos observar a variedade de hortaliças cultivadas no município.


As hortaliças além de possuírem mais água, também nos fornecem sais minerais perdidos durante a transpiração.

Escolha a salada de sua preferência e consuma á vontade!

Confira as dicas para deixar a sua salada mais turbinada:

1-    Vinagre – além de ter baixo valor calorico, possui substancias antioxidantes, combate a hipertensão e a má digestão. Estudos comprovam que a ingestão de 4 colheres de chá por dia regulam os níveis de insulina no sangue.
2-    Azeite – Várias pesquisas comprovam os benefícios antioxidantes do azeite, além de diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). O azeite extra virgem é o melhor  por que é a primeira prensagem da azeitona a frio e vai ter a acidez de no máximo 1%.
3-    Hortelã – Além de ser excelente para os combater os males do estomago, possui refrescância que combina muito bem com tomate, abobrinha e iogurte.
4-    Açafrão – Confere cor e sabor ás saladas, principalmente aos vinagretes.
5-    Salsinha – Pesquisa feita pela (UFJF) comprovou os benefícios diuréticos da salsinha, além de conter vitamina A que combate a inflamação e vitamin C que é um antioxidante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!