segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Dica Turística :Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena, (achei estes dados aqui) criado por decreto no ano de 2000, esta localizado e abrange uma grande área da Serra da Bodoquena



   
Município de Bonito e grande parte de suas atrações ecológicas  estão na Serra da Bodoquena em suas encostas leste e norte. É ela a mais importante feição geomorfológica  da região Centro-Oeste não só pela altitude que se eleva, dentro do quadro de planícies do Mato Grosso do Sul como por estender - se sem interrupção ao longo de mais de 220 km, desde o município de Miranda e seguindo pelos de Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho .




  O Parque Nacional da Serra da Bodoquena esta dividido em duas partes: a parte Norte onde nasce e se desenvolve o Rio Salobra e a parte Sul, onde nasce e se desenvolve o Rio Perdido.


  Por lá o relevo é caracterizado por apresentar inúmeras cavernas, rios subterrâneos e dolinas sendo que, estas últimas, são cavernas que tiveram seu teto desabado. A presença do calcário, rocha sedimentar que apresenta minerais solúveis, principalmente a calcita, tem a capacidade de se dissolverem na água fazendo com que as mesmas permaneçam limpas pois o calcário, não apresenta impurezas como a argila as quais poderiam turvar as águas.
  

 Córrego Azul


  
Nem mesmo em dias de chuva, a água turva. Um rio subterrâneo famoso é o Rio Perdido que nasce no Parque Nacional da Serra da Bodoquena e em muitos trechos desaparece nos dutos e condutos do subsolo calcário, ressurgindo mais á frente. Daí porque os guias de turismo da região utilizam muito o termo "ressurgência".



Tão transparente dá pra ver o fundo com pedras redondas.seixos moldados pela correnteza. Nem parece água. A sensação é de navegar no ar.


 O Rio Perdido corta boa parte do Parque Nacional da Serra da Bodoquena seguindo por propriedades de difícil acesso, via caminhadas de mais de duas horas a pé, até encontrar o rio e poder se refrescar nas águas esverdeadas e totalmente transparentes. O nome Rio Perdido, provavelmente se deve ao seu descobridor que o perdeu por ele percorrer alguns trechos por baixo da rocha, por cavidades naturais, depois ressurge em algum outro local. 



Este fenômeno fez com que muitas cavernas, grutas e abismos se formassem, representando a interatividade da água com as rochas.



  
O resultado são águas extraordinariamente cristalinas, de coloração verde ou azulada gerando grande beleza cênica, relevância ecológica e ambiente propício a recreação. Dada a sua forma , disposição e localização, a Serra da Bodoquena funciona como divisor de águas sendo essencial para recarga dos aquíferos, isto é, grandes reservatórios subterrâneos desta substancia que, sem a qual, nada sobrevive no planeta.


O Rio Salobra é o principal rio da área norte do Parque Nacional, nasce e segue na direção do Pantanal sul-matogrossense - região do Pantanal denominada de Miranda, indo desaguar no Rio Miranda. O Rio Perdido é o principal rio da área sul do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, nasce mas se desenvolve para outro ponto cardeal: sudoeste. 


 O Rio Perdido deságua no Rio Apa - aquele das palavras cruzadas - faz a  fronteira do Brasil com o Paraguay. O Rio Apa deságua no Rio Paraguai. A área norte fica mais próxima da cidade de Bodoquena e a área sul mais próxima da cidade de Bonito.



 A vegetação desta região é predominada por cerrados, com alto índice de biodiversidade e cujas fisionomias mais típicas são as chamadas matas secas ou floresta estacional decidual, associada as rochas calcárias. As matas ciliares ou de galeria, serpenteiam acompanhando o curso dos rios e os protegendo. 





A fauna, rica e expressiva, é composta por inúmeras espécies de aves tais como: harpia, urubu rei, araras, tucanos, mutuns, e etc..., de outros animais como tamanduás, tatus, suçuaranas, lobo guará, veados, raposinhas e um grande número de espécies de invertebrados. Numa área de 76.481 há, da Serra da Bodoquena, foi criado, pelo Governo Federal, em 21 de setembro de 2000, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
Pesquisa da colunista com fotos divulgadas na internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!