quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Dia da Amazônia: 5 de setembro


Na oportunidade rendemos homenagens aos amigos amazonenses que gentilmente nos acolheram nos idos de 2009 e que por lá deixamos mas que apesar da distância permanecem presentes em nossos corações. 


Através do patriarca da família Macêdo, Jurandir Macêdo, estendo o eterno agradecimento a todos os anfitriões pela feliz oportunidade que me proporcionaram na ocasião, neste dia em que se comemora o Dia da Amazônia!



A extensão da floresta amazônica abrange, além dos estados brasileiros do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Maranhão, área do Mato Grosso, outros países da América do Sul, como: Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador.

Torna-se válido estarmos sempre de olho na Amazônia

A Amazônia é a maior região florestal e hidrográfica do mundo. Ocupa grande parte hemisfério setentrional da América do Sul, correspondendo a parte brasileira a 42% do território nacional. Estende-se das margens do Oceano Atlântico no leste, até o sopé da Cordilheira dos Andes no oeste. Espalha-se pelas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, perfazendo mais de 6 milhões de km2. O vale amazonense é, ao sul, ainda abastecido pelos rios que descem do Planalto Central brasileiro e dos que vêm da região das Guianas ao norte, e pelos filetes de água gelada que se desprendem da "corcova andina", fazendo com que termine por assumir a forma de um leque, pelo qual escorre 1/5 da água doce do planeta. Chamado de "anfiteatro amazonense".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!