domingo, 23 de setembro de 2012

DEBATE: Dia 25 em rede municipal...




PALAVRA DO VIGÁRIO FORANEO DE MURIAÉ NA ABERTURA DO DEBATE
Queridos (as) rádios ouvintes (rádio Muriaé), telespectadores da TV Atividade e irmãos e irmãs aqui presentes,
Paz e benção!
No dia 21 de junho do corrente ano, os padres, leigas e leigos da Forania de Muriaé se reuniram no Anfiteatro do Colégio Santa Marcelina para estudo e apresentação da Cartilha da CNBB: eleições municipais 2012, cidadania para a democracia. Naquela ocasião, o gesto concreto pedido pela maioria dos presentes foi um debate entre os candidatos à Prefeitura de Muriaé. É atendendo a este pedido das bases de nossa forania que hoje, assessorado por uma equipe de leigos e padres e coordenados pelo Advogado Dr. Patrick de Araújo Silva, estamos fazendo acontecer este debate.
A CNBB, Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, é muito clara ao nos orientar que “no mudo democrático não cabe à Igreja assumir papel Político-Partidário”. Explicando: a igreja não está, nunca e nem nunca estará do lado A, do lado B ou do lado C. A igreja é formadora de opinião e seu papel é evangelizar e instruir os cristãos na vivencia do Evangelho e da doutrina de Cristo. O Santo Padre, o papa Bento XVI, em sua Carta Encíclica “Deus, Caritas Est”, número 28 assim nos motiva: “a sociedade justa, sonhada por todos, deve ser realizada pela política; a igreja, porém, não pode e nem deve ficar à margem na luta pela justiça”. O que estamos aqui realizando não é “Igreja na política” como muitos acusam. É o assumir de nosso dever e nossa missão, deixada pelo Mestre, Nosso Senhor Jesus Cristo: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mc 12, 33). Nosso amor ao próximo se traduz na luta pelo exercício do bem comum que é a política. Para o cristão, participar do processo político-eleitoral, impulsionado pela fé, é tornar presente a ação do Espírito Santo, que aponta o caminho a partir dos sinais dos tempos, e inspira os que se comprometem com a construção da justiça e da paz. Hoje, neste debate, ao vivo, neutro e transparente, o que fazemos é nada mais e nada menos que assumir o nosso papel, o de não ficar à margem neste momento decisivo como nos orientou o santo Padre o papa Bento XVI.
Um famoso escritor da antiguidade nos diz: A gratidão é a memória do coração. Quero encerrar esta minha palavra agradecendo. Agradeço aos inúmeros cristãos e cristãs que com seu trabalho e carinho, formaram nossa equipe organizadora e tornaram este evento possível de acontecer. Agradeço a toda a imprensa aqui presente pela cobertura e pela transmissão da informação. Agradeço aos Senhores Candidatos, que após informados e comunicados, acolheram com vicissitude nosso convite. Agradeço às demais igrejas cristãs, aqui representada em seus inúmeros pastores; abraçaram conosco esta causa de instruir e orientar neste momento tão importante. Agradeço às autoridades que se manifestaram por cartas, ofícios e pelos que aqui se fizeram presentes. Agradeço às inúmeras instituições que nos enviaram em nome do povos as questões que aqui serão debatidas. Agradeço ao Dr. Patrick pelo empenho e dedicação à causa da realização deste debate. Agradeço, enfim a todo o povo, causa de nosso servir, os que nos acompanham em casa e os que aqui se fazem presentes, bem como a todos que contribuíram direta ou indiretamente com o nosso trabalho.
Sem mais, declaro aberto este debate. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Muriaé, 25 de setembro de 2012.
Pe. Silas Geraldo
Vigário Forânico da Forania de Muriaé - Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!