terça-feira, 21 de agosto de 2012

Curiosidade: Ornitorrinco e sua esquisitice

Ornitorrinco  é anfíbio, mamífero, réptil ou peixe?

 Ele é um mamífero!

O ornitorrinco parece mesmo ter partes que vieram de diversos bichos.Quatro patas e um bico. Ele possui membranas entre os dedos como os pés do pato, cauda parecida com a de um castor  Apesar da esquisitice, como todos os mamíferos, a fêmea ornitorrinco produz leite e amamenta os filhote.


O ornitorrinco é um mamífero muito diferente dos outros. A fêmea não dá a luz, põe ovos e choca. Os filhotes nascem de ovos que são chocados e, depois que nascem, são amamentados. As fêmeas não têm tetas, mesmo assim amamentam os bebês. O leite produzido pelas glândulas mamárias escorre e fica acumulado na região do peito da mamãe ornitorrinco. Os filhotes vão lá e lambem o leite.


 Para botar e chocar seus ovos, de um a três de cada vez, a fêmea cava um túnel que pode chegar a 1,8 m de profundidade, sendo que geralmente a entrada principal desse “ninho” fica embaixo da água. Os ovos medem de 2 a 2,5 cm, são moles, e parecidos com os ovos de tartarugas e cobras. Somente enquanto está dentro do ovo, o ornitorrinco possui um único dente na ponta do bico, o chamado dente do ovo, que lhe serve apenas para furar a casca do ovo, perdendo-o logo em seguida. 


Quando os filhotes nascem, a fêmea usa a cauda para puxá-los para junto de si, com o objetivo de amamentá-los. Os filhotes ficam meses no ninho, pois nascem cegos e pelados. São desmamados quando chegam a aproximadamente 30 cm.


Além de pôr ovos, ser mamífero, ter bico e viver na água, o ornitorrinco ainda por cima é venenoso. Todos os quatro pés do ornitorrinco têm garras, e cada pata tem cinco dedos. Os machos apresentam um sexto dedo nas patas traseiras, no qual existem esporões tóxicos, servindo como instrumento de defesa do animal. O veneno fica em suas garras,  As quatro patas também servem de nadadeiras, e o bichinho pode ficar até cinco minutos debaixo da água.


 O ornitorrinco alimenta-se de vermes, girinos, moluscos, crustáceos(camarões), peixinhos e insetos que captura no fundo dos rios e córregos. Quando adultos, os ornitorrincos não tem dentes, por isso, usa as placas córneas das maxilas para a mastigação.


Pouco sabe-se a respeito da reprodução dos ornitorrincos. O que se sabe é que ele só esta preparado para a reprodução após os sete anos. Na época de reprodução, normalmente nos meses de julho e agosto, seus órgãos reprodutores, tanto dos machos quanto das fêmeas aumentam de tamanho.Considerando a calda, o ornitorrinco pode chegar a medir 60 cm de comprimento.

O ornitorrinco vive na Austrália e na Tasmânia, e chega a viver por 15 anos.
 Esta é mais uma pesquisa da colunista com fotos divulgação da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!