terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O rei dos astros


Nestes dias ensolarados cheio de calor intenso que geram reclamações "Ai que Calor" não paramos para refletir e valorizar o poder de nosso astro rei que emite energia e luz para que toda a vida em nosso planeta seja possível. Torna-se necessário conferir algumas curiosidades incríveis dessa estrela que um dia vai deixar de existir pra nos aquecer. Achei este texto interessante na revista recreio de meu neto que divido com amigos e amigas conectados no Blog da colunista.










  • O sol está tão distante, mas tão distante da Terra que a luz demora 8 minutos e 18 segundos para chegar aqui. O astro rei, aliás, é só mais uma estrela no meio de outras 200 bilhões que existem na nossa galáxia.
  • Ele tem cerca de 5 bilhões de anos e como toda estrela, um dia vai morrer. Sua luz vai ficar tão fraca que o calor que ele emite não chegará mais no nosso planeta e daqui há uns aproximados 5 bilhões de anos é que toda a vida por aqui pode até desaparecer...
  • O sol é muito quente e parece estar em chamas. Mas é mero engano. Temos essa impressão porque a atmosfera solar é formada por gases que causam explosões e geram luz e calor.
  • Há épocas em que ocorrem explosões bem fortes na superfície do sol. Elas liberam muita energiaa e causam desastres como destruição de satélites,problemas com voos e até queda de energia elétrica.
  • Partículas de material solar lançadas no espaço causam o vento solar, um fenômeno que forma arcos luminosos nos polos da terra, conhecidos como aurora boreal(região norte) e aurora austral(região sul).
  • O grande astro tem uma gravidade 28 vezes maior do que a da terra e é essa força que atrai planetas, luas e asteróides. Isso mantém o sistema solar e faz com que cada corpo celeste fique em seu devido lugar.
  • O sol  tem 1390000 de quilômetros de diâmetro. Ele é tão grande que dentro dele caberia um milhão de planetas do tamanho da terra.

Fonte :Revista Recreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!