terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Mestre das pinceladas

Pierre-Auguste Renoir (Limoges, 25 de fevereiro de 1841 — Cagnes-sur-Mer, 3 de dezembro de 1919) foi um dos mais célebres pintores franceses e um dos mais importantes nomes do movimento impressionista.

Se estivesse vivo, um dos mais importantes nomes do impressionismo faria 171 anos. Os primeiros trabalhos de Renoir surgiram aos 13 anos: eram pinturas em porcelana, Oito anos mais tarde     ele entrou para a Escola de Belas Artes de Paris (França) e se envolveu com o impressionismo. A partir daí, começou a pintar o cotidiano, figuras infantis e femininas.

Durante a carreira, Renoir fez cerca de 6 mil telas. E não parou nem quando teve artrite nas mãos(doença que limita os movimentos).Com um pincel atado no pulso, pintou at´r os últimos momentos de sua vida
                            Destaque para essas três grandes obras de Renoir:
Dança no Moulin de la Galette( Museu d'Orsay, Paris-França) -retrata um salão de dança francês


Remadores em Chatou (National Gallery of Art, Washington, Estados Unidos)- Mostra a explosão de cores e pinceladas fortes do impressionismo.


Rosa e Azul (Masp-São Paulo) Encomendada por um banqueiro que não gostou do resultado,é uma das obras mais famosas de Renoir
Fonte: Revista Recreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!