quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A figura humana do Rei Momo é brasileira!


O carnaval teve origem na Grécia, em meados dos anos 600 a 520 a.C.. 
No Brasil chegou em meados do século XVII, influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.


Embora de origem europeia, muitos personagens foram incorporados ao carnaval brasileiro, como, por exemplo a figura humana doRei momo, pierrô, colombina, dentre outros personagens...



O Rei Momo é considerado o dono do Carnaval, é quem comanda a folia. Possui uma personalidade zombeteira, delirante e sarcástica. Vindo da mitologia grega, ele é filho do sono e da noite, e acabou expulso do Olimpo - morada dos deuses - porque tinha como diversão ridicularizar as outras divindades. Hoje existe concurso para a escolha do Rei Momo em vários estados do país. Para participação do certame é preciso ser muito simpático e esbanjar alegria, além de pesar no mínimo 120 quilos. Esta última exigência vem sendo abandonada nos últimos anos, considerando-se os problemas de saúde causados pela obesidade. As características do rei momo em especial o peso, representam a fartura da "terça feira gorda" que antecede a quarta feira cinzas.""

O carnaval tornou-se cada vez mais popular no século XX, e teve um crescimento considerável neste período, que ocorreu em virtude das marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval mais animado). A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”.

Fotos e pesquisa tiradas na internet

Um comentário:

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!