sexta-feira, 13 de maio de 2011

Tirando o chapéu

*Como vocês devem ter notado pela foto do meu perfil , nem preciso dizer o quanto curto  um chapéu!


Durante o ano leonístico, em que fui secretária do casal Governador do Distrito LC12 AL 2007/08, o chapéu foi meu marketing. Ao acompanhar  o casal EGD Waldemar Montezano e sua esposa Marly, pelos 84 clubes de Lions do distrito, visitando cerca de 60  cidades das nossas Minas Gerais, nas palestras motivadoras, usei a técnica do "Tirando o Chapéu" que fez muito sucesso na época. Dentro dele tinha um espelho e ao mostrá-lo para quem eu tinha tirado o chapéu a pessoa se via causando um grande impacto...

Foi um ano fantástico no leonismo em que juntos atingimos o objetivo do lema: "Unidos para servir" da Governadoria com muito êxito. Conquistamos inúmeras grandes amizades naquela época e que permanecem atualmente não me deixando mentir!

Vibro com meus chapeuzinhos na cabeça! Acho chique,  pois deixa a mulher mais glamourosa em qualquer de seus trajes. Na praia são indispensáveis , também são bem vindos em eventos diurnos como almoços, festas e casamentos.  Eles só devem ser evitados, principalmente, à noite em lugares fechados, como boates. Além das boinas, eu amo os modelos de aba larga e o country. Mas, se você não quiser errar, o modelo panamá está sempre em alta.




Daí, fui fazer uma pesquisa sobre o modelo ideal para cada tipo de rosto:

* Rosto oval: se é o seu caso, fique feliz, pois todos os modelos de chapéus lhe caem bem. Somente tenha certeza de colocar o chapéu corretamente em sua testa e incliná-lo levemente para os  lados.

* Rosto redondo: para não ficar com a sua cabeça parecendo a uma bola de futebol, vá para algo assimétrico com uma coroa alta. Tente inclinar os seus chapéus para a frente e escolha estilos clean (sem muitos bordados ou detalhes) para dar ao seu rosto mais ângulos.

* Rosto quadrado: escolha chapéus que tenham várias curvas suaves e bem femininos. O contraste entre as linhas retas do seu rosto e as curvas sinuosas do chapéu darão aquele toque especial ao seu look.


Dizem os estilistas que cor do chapéu não tem que combinar perfeitamente com a sua roupa, mas há quem goste de usar como eu, “o carpete e a cortina” combinando-os entre si   Como existem pessoas que gostam mais de contrastes  e aí, tudo bem, é o gosto de cada um que prevalece, aceite uma regrinha básica, mas eficiente é quando se usar um chapéu estampado, procurar se vestir com um biquíni liso e vice-versa..

Confira alguns da minha coleção adquiridos nas minhas andanças: ADOROOO!!!





Aqui tem  comprado em Parintins, Poços de Caldas, Maceió, Búzios, Argentina, Porto Seguro,Ceará etc... 

ABAIXO SEGUE O SIGNIFICADOS DOS NOMES DE CADA CHAPÉU

*Boina
Símbolo da França, e dos franceses, a boina uma espécie de boné sem abas. A copa pode ser ampla e ficar folgada na cabeça ou ser menor e mais ajustada. O detalhe que caracteriza esse modelo é a aquela faixa reta que encaixa na cabeça. Pode ser confeccionada em materiais como feltro, lã, brim ou outros tecidos ?durinhos'.Indicada para aqueles dias frios, já que aquece a cabeça, ou para aquelas ocasiões em que se quer dar um charme extra ao visual.

*Boné
É o modelo teen dos chapéus. Tem uma grande aba frontal que protege o rosto do sol e a copa que encaixa perfeitamente na cabeça.Indicado para dias de muito sol ou para quem quer fazer um estilo mais jovial.
Ainda bem que nas lojas mais bacanas existem modelos femininos de boné, que tem a copa mais delicada ou com pregas, normalmente feitos em tecidos mais atraentes, como o veludo e o brim.

*Breton ou Chapéu Feminino
É o típico chapéu feminino, com grandes abas e a copa arredondada. Indicado para festas especiais, casamentos ao ar livre e durante o dia ou para aqueles dias de sol escaldante, seja na praia, na cidade ou no campo.

*Cartola
Mais clássico, impossível. É o modelo masculino por excelência, com copa redonda e alta, como um cilindro, e abas também redondas, em tamanho médio.

*Cloche
Em francês, o termo significa ?sino?. E é exatamente esse o formato do modelo tipicamente feminino e que é marca registrada da moda dos anos 20. (Apesar dele permanecer fantástico e atual ainda hoje). Sua característica marcante é a copa ajustada à cabeça com abas redondas e curtas que podem ser viradas para cima. Também é chamado cloche aqueles modelos que têm abas com aspecto ?folgado? e que ficam soltas sobre a testa. Indicado para dias frios, porque esquentam a cabeça, ou nos dias de sol, porque protegem um pouco o rosto. Com ele, dá para compôs looks retrôs e super femininos.

*Derbie
Lembra daquele modelo de chapéu que nunca saía da cabeça de Sir Winston Churchill. Pois é. Esse é o Derbie. Também conhecido como Coco, ele é confeccionado em feltro, tem copa redondíssima e abas também redondas, bem curtas e curvadas para cima. É um modelo tipicamente masculino. Mas, em época tão moderna e liberal, que se importa com isso? Ele pode, e deve, ser usado por mulheres sem receio ou restrições.Indicado para compor visuais contemporâneos com uma pitadinha de androginia.

*Fedora
Esse é outro modelo masculino que deve ganhar espaço nos cabideiros femininos. Tem abas médias e a copa se caracteriza pelo formato mais alongado e com uma depressão no topo. O modelo ficou marcado como chapéu dos mafiosos, graças aos figurinos do cinema americano.Indicado para mulheres mais corajosas, que não tenham medo de chamar atenção. É versátil, compõe de looks oitentistas aos andróginos, sempre com bom humor.

*Panamá
Famoso como um símbolo da América do Sul e Caribe, esse modelo é na verdade orginário do Equador. Costuma ter abas largas, redondas, e copa redonda. É produzido a partir de duas diferentes fibras naturais encontradas no país: as toquillas, que são extraídas de uma palma que nasce na costa equatoriana, e a macora, um fibra de qualidade um pouco inferior. Seu nome se deve a um episódio político: numa visita ao Panamá, em 1906, o então presidente norte-americano Theodore Roosevelt usava um modelo desses.
Indicado para dias quentes, de sol escaldante, porque protege o rosto e o pescoço sem deixar abafada a cabeça. O que só é possível graças à sua trama característica. Pode ser usado por homens e mulheres.

*Touca
É um pedaço de tecido, geralmente lã, que tem o formato da cabeça e nenhuma aba.Indicado para os dias frios de inverno.

*Turbante
São aqueles lenços enormes que quando enrolados com maestria se transformam num turbante, como aqueles usados por alguns indianos. Para as menos habilidosas, há também aquela espécie de toquinha que imita um turbante de verdade e que pode ser confeccionada nos mais variados tecidos (seda, algodão, crepe, lycra, gorgorão, etc).Indicado para quem quer fazer charme, compor um visual retrô ou simplesmente proteger a cabeça do frio com um estilo.

*Viseira
Não tem copa, apenas uma aba frontal, longa o suficiente para proteger o rosto do sol.
Indicado para os dias de sol, de preferência quando se está na praia ou à beira da piscina. Ou para quem pratica esportes ao ar livre.

*Western ou Cowboy
É o chapéu cowboy, com copa alta, um pouco alongada, e abas grandes. É confeccionado em feltro, couro ou palha. Indicado para quem gosta do estilo cowboy, ou quem pretende aderir à tendência para este inverno. Se a sua intenção não é ir a um rodeio, nem a uma festa à fantasia, evite usar o chapéu com bota cowboy, camisa xadrez ou qualquer outro acessório que remeta ao mundo western.

6 comentários:

  1. Muito interessante a materia... Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Nádia pelo incentivo, adoro ler os comentários!!

    ResponderExcluir
  3. Tania, parabéns pela criatividade, Seu site é ótimo! Acompanho sempre. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. ADOREI!!! Claro que me lembrei do Léo na mesma hora!!!rsrsrs Até ele ficou encantado pelos seus chapéus!!!! Você é d++++++!!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei!! Eu tbm amo chapéus!! Você fica muito bem com eles!! Amei também a reportagem contendo as origens e significado! Show! Você é dez amiga!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!