sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Pensamentos e Preceitos de Émile Coué


Émile Coué (Troyes, França, 26 de fevereiro de 1857 – Nancy, França, 2 de julho de 1926) foi um notável psicólogo, farmacêutico e esperantista que criou um método de psicoterapia baseado na autossugestão.
Seu mantra familiar, "Todos os dias, sob todos os pontos de vista, eu vou cada vez melhor" (Tous les jours à tous points de vue je vais de mieux en mieux), às vezes é conhecido como coueísmo ou método Coué. O método depende em parte da repetição rotineira de uma fórmula (princípio da autossugestão), obedecendo a uma espécie de ritual no início do dia (ao despertar) e no final do dia (antes de adormecer).



Coué dizia que nunca curou ninguém, apenas ensinava as pessoas a se curar. Não há dúvida de que tais curas aconteceram de fato — estão bem documentadas —, porém o método Coué praticamente desapareceu desde a sua morte em 1926. É um método simples e todos podem aprender a praticá-lo. Sua essência está no controle mental. Nele, há dois princípios básicos:
  1. Só se pode pensar numa coisa de cada vez;
  2. Quando se concentra num pensamento, esse pensamento torna-se verdade porque o corpo o transforma em ação.

"Não são os anos que nos fazem envelhecer, mas, sim, a idéia de ficarmos velhos. Há Homens que são moços aos oitenta anos, e outros que são velhos aos quarenta"

"O altruísta encontra, sem o procurar, aquilo que o egoísta procura e não encontra"

"Quanto mais fizermos o bem ao próximo, mais ó fazemos a nós mesmos"

"Rico quem se crê rico, pobre quem se crê pobre"

"Aquele que possui grandes riquezas deveria empregar uma boa parte fazendo o bem"

"Se não quiseres nunca vos aborrecer, deveis ter várias manias quando uma delas vos enfadar apegai-os a uma outra"

"Aquele que nasceu rico, não sabe o que é riqueza; aquele que sempre gozou boa saúde, ignora o tesouro que possui"É preciso ter passado dura necessidade para saber gozar a riqueza; é preciso ter estado doente para saber dar valor a saúde"

"É preferível ignorar a origem do mal e deixá-lo passar, a saber de onde vem e conservá-lo"

"Simplificai sempre, sem jamais complicar"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!