terça-feira, 11 de setembro de 2018

Curiosidade sobre a Estátua Melancholy

Algumas esculturas adornam as margens do Lago Genebra. No meu ponto de vista a preferida é a Melancholy( MELANCOLIA) de Albert György, datada de 2012: forte e intensa! Inserida no contexto alegre do lago, sua postura melancólica se torna ainda mais potente, impactando fortemente naqueles que param um instante em frente a ela.  Passear às margens do Lac Léman, é um dos programas mais atrativos e gostosos de Genebra- Suiça.



O homem esculpido em metal em tamanho natural, (obra do artista romeno), sozinho, sentado num banco da praça, com a cabeça abaixada, ele tem um enorme buraco no lugar de seu peito, deixando-o assim, sem coração e sem espaço para o ar dos pulmões.
Mesmo sem aprofundamento acredita-se que o tipo de sofrimento daquele homem, segundo as manifestações dos internautas,  é o mesmo dos suicidas. Alguns relacionam a escultura como: solidão, à mudez e o vazio existencial. Para outros, ela mostra a ansiedade, inquietação e o medo provocados por injustiça social, má distribuição de riqueza, e ausência de princípios e valores. Expressão de desesperança profunda. 

O vazio da alma é ferida aberta

Na oportunidade, paramos para refletir sobre a importância do movimento  SETEMBRO AMARELO, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão de se empenhar contra o suicídio.  O lema desta campanha é “Falar é a melhor solução”  A falta de esperança e de visão do futuro , a culpa, a baixa autoestima e a visão negativa da vida, sejam verbalizadas, escrita ou até mesmo em desenhos apontam a necessidade de maior atenção.




Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo, por esta cor também representar a vida. O assunto que já foi um tabu muito maio r, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

"Conhecer um pouco mais sobre o tema, buscar ajuda, saber que frases como “vou desaparecer”, “vou deixar vocês em paz”, “eu queria dormir e nunca mais acordar” podem expressar ideias ou intenções suicidas. Um sinal de alerta que precisa ser compreendido como comunicação e que não deve ser ignorado."

Amarelo é a cor da vida, da luz, do sol. É mês de se unir a esta campanha de valorização. Tal como ocorre no Maio Rosa ou no Novembro Azul, busque informações, procure ajuda, fale abertamente sobre as emoções. A fala auxilia no entendimento dos sentimentos, na compreensão do que se passa dentro de si. Sem julgamentos, contra si ou contra o outro. E, se quiser, busque o CVV. Nossa missão é Valorizar a Vida, contribuir para que as pessoas tenham uma vida plena e, assim, prevenir o suicídio.  PARTICIPE!

2 comentários:

  1. Escultura impressionante pelas diversas mensagens de alerta que pode representar!

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante essa reportagem, pois vivi experiências de ver pessoas que olham para baixo ou para dentro, para si mesma. Essas pessoas, na maioria das vezes, eram tímidas, caladas e pouco se expressavam, pouco falavam. Mas a Bíblia nos ensina numa passagem em Salmo 121:1-2 que : "Olho para os MONTES e pergunto: “De onde virá o meu socorro?” O meu socorro vem do SENHOR Deus, que fez o céu e a terra".
    MONTE é alto...então devemos olhar para cima, como quem procura falar com Deus!!
    Isso me faz refletir que se não temos com quem falar, devemos falar com Deus!!
    "Deus nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia". Salmo 46:1.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!