quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Curiosidade: Síndrome de Wanderlust, a obsessão por viajar

Sou fã desta escritora, ela é muito envolvente! Luiza Fletcher,  fez-me refletir e chegar a conclusão de que realmente sofro da Síndrome de Wanderlust...hahaha! ACHEI AQUI


"Desde o início dos tempos, os homens sempre foram exploradores e buscam novas terras para viver e trabalhar. Graças a esse anseio natural de descoberta, fomos capazes de encontrar lugares encantadores e contribuir para o desenvolvimento de nossa espécie. Com o passar do tempo, as pessoas começaram a criar raízes e estabelecerem suas vidas em algum lugar fixo. No entanto, essa obsessão por viajar e explorar o mundo ainda permanece viva em muitas pessoas, e tem até mesmo um nome especial: Síndrome de wanderlust."

As pessoas que vivem com a síndrome de wanderlust possuem uma “necessidade” fora do comum de conhecer novos lugares e descobrir outras culturas.


Fábrica de Cristal no Sul do Brasil

"A síndrome de wanderlust vai muito além de apenas o desejo e planejamento de viagens de férias, vai muito além da expectativa pelo dia da viagem e da angústia de voltar para casa, é uma necessidade real de viajar e descobrir o mundo."



Falando por mim, o interessante é que o que mais me importa é a viagem em si. Muitas das vezes, nem quero saber pra onde vou, com quem vou , qual a programação, quantas vezes já fui lá,  quero mesmo é ir. Quero mesmo é enriquecer o meu espírito, pelo prazer de conhecer novos lugares, descobrir mais sobre o mundo e também sobre nós mesmos, nossos gostos, sonhos, limites e desejos. Cada viagem é um sonho! Mesmo voltando onde já estive, ela é única, diferente e com novidades.  Viajando aprendo a me abrir para o novo que surge e a sair de minha zona de conforto. O mais importante é a oportunidade que eu tenho de conhecer diferentes pessoas, fazer novas amizades, modos de vida e tradições, além de  poder aumentar  meu conhecimento sobre o mundo e a vida. Magnífico!
 


Dizem que o que influencia esta síndrome é o papel da genética. Lembro-me neste instante quando minha mãe dizia para meu pai nos idos que passei a entender:" você parece ter sangue de cigano nas veias". Verdade, papai devia ter o gene viajante que passou pra mim.  Naquela época difícil, achava fácil mudar de casa, comprar terras, vender terras, trocar móveis,  fazer barganhas. Quem sabe isto tem a ver com este meu gosto por viagem e desejo de passear. O "marajó",  de meu saudoso Lúcio, (que nos acompanhou por 16 anos)que  nos diga se pudesse falar...Assim que as férias de julho e dezembro chegavam cortávamos estradas brasileiras rumo ao nordeste, sudeste e sul brasileiro. Com ele, sentia-me segura, nem queria saber onde estava, queria mesmo era  ir . Pelas bandas do sul, o marajó nos levou à  Assunção- Paraguai com direito a uma paradinha, e cantor exclusivo  no Lago de Ypacaraí , muito conhecido pela música com seu nome.  Passeamos muito!


Bruges-Belgica

Gostei de saber de que o gene viajante faz com que as pessoas que o possuem “aceitem melhor mudanças e aventura, e também sintam mais afinidade para assumir riscos em termos de novas ideias, comidas, relacionamentos, etc”. Outra curiosidade sobre essas pessoas é que elas tendem a ser mais independentes, criativas, e abertas a novas visões sobre a vida. Nem me preocupo em procurar cura...hahaha!

Se você tem um amor por viagem e quer saber se sofre da síndrome de wanderlust, confira abaixo alguns sinais que caracterizam essas pessoas:

Você sofre da síndrome de wanderlust?

  • Você não escolhe suas viagens baseado em luxo e conforto. Gosta de sair de sua zona de conforto.
  • Está sempre com seu passaporte e documentos prontos para caso alguma viagem “surpresa” apareça.
  • Explorar e conhecer novas culturas não é um desejo, mas uma necessidade básica, e você investe seu dinheiro nessas aventuras com prazer.
  • Mesmo que tenha acabado de chegar de uma aventura, já começa a se preparar para outra, pesquisa destinos e começa a poupar dinheiro.
  • O desejo de viajar também pode se relacionar às nossas experiências de infância, porque é nessa Capa Comportamento Síndrome de wanderlust, a obsessão por viajar

Viajar enriquece a pessoa, abre novas perspectivas e possibilita ter outros pontos de vista. Conhecer outras culturas, mergulhar nas tradições e viver em lugares diferentes nos ajuda a ampliar nossa visão e a alimentar – e ao mesmo tempo satisfazer – a curiosidade pelo desconhecido.

 E não é que com "Aquela sua Viagem" você pode!


“No meu caso, eu não viajo para ir a um determinado lugar, mas para ir. Viajo pelo prazer de viajar. "


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!