quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Candidata ao Troféu Mulher em Evidência 2016: ZILMA XAVIER

Zilma Xavier de Souza, natural de Morro Alto, hoje Barão do Monte Alto, Minas Gerais.
Iniciou sua carreira como professora primária em sua cidade natal, na E.E. Thomas Aquino Pereira e professora particular por alguns anos.
Na Escola João Duarte (CNEC) foi professora de 5ª a 8ª série, lecionando desenho.
Em 1965, foi transferida para a E.E. Governador Bias Fortes, Muriaé.
Na Faculdade Ciencias e Letras Santa Marcelina cursou Pedagogia e em seguida habilitou-se em Inspeção Escolar na Universidade Federal de Juiz de Fora..
Trabalhou na 13ª DRE, hoje 23ª SRE ( Superintendência Regional de Ensino) na Secção de Técnica Educacional, e como Inspetor Escolar.
Ainda como estudante de Pedagogia e designada pelo Estado para a 13ª DRE, exerceu a função de Diretora Substituta por 06 meses na E.E. e Municipal Padre Alfredo Kobal em Miradouro Minas Gerais.
Logo após retornar à 13ª DRE, foi convidada a assumir a Direção do Centro Educacional Muriaé, CEM/CNEC, onde trabalhou  por 14(quatorze anos) cedida pela Secretaria de Estado da Educação.
No CEM/CNEC, como diretora sempre procurou atender aos alunos mais carentes, através de Bolsas de Estudo e Merenda Escolar.  Sempre preocupada com interação: FAMILA  X  ESCOLA   X COMUNIDADE, proporcionou atividades pedagógicas, para melhor aprendizagem dos alunos; e promoveu melhorias para o espaço físico que a escola necessitava.
Por 2 anos alternava seu horário no CEM/CNEC, para ministrar aulas de Didática, no Curso Normal, na E.E. Dr Olavo Tostes ,Muriaé.
No ano de 1988, Zilma, despediu-se da Direção CEM/CENEC, porque aposentou-se no Estado com Inspetora Escolar

Por ser muito atuante em seus trabalhos sociais densevolvidos recebeu os seguintes Títulos :  Em 2003
ü  Título de Cidadania Honorária Muriaeense, pela Câmara Municipal/Muriaé
ü  Mulher de Ouro, Celebridade 2003
Em agosto de 2006, foi homenageada pelos alunos, professores,diretoria e demais funcionários do CEM/CNEC, com uma placa com os dizeres: “ZILMA, discípulo na arte de educar”.                                                              CEM/CNEC 22/12/1988.




Sempre disposta em SERVIR, e preocupada com o ser humano, Zilma ingressou-se no Lions Clube Muriaé Helen Keller, como sócia fundadora em 2008.
No Lions Clube Muriaé Helen Keller, já exerceu os seguintes cargos:
v  Tesoureira >       Ano Leonístico 2008 /2009
                             Ano Leonístico 2009/2010
v  Vice Tesoureira> Ano Leonistico 2010/2011
v  Presidente>          Ano Leonistico 2011/2012
                              Ano Leonistico 2014/2015


Sempre muito atuante, procura atender aos mais necessitados de nossa comunidade.Atualmente, continua desenvolvendo seus SERVIÇOS sociais, como Presidente Imediato  do Lions Clube Muriaé Helen Keller

3 comentários:

  1. Parabéns Zilma, vi e merece está homenagem, seu trabalho a frente do a lions Clube Muriae Hellen keller sempre foi destaque em nosso Distrito LC 12 e em Lions Internacional. Sentimos muito orgulho em te-lá em nosso quadro Social.Grande Abraço, Ex-Governadora do Distrito LC 12 de,Lions Internacional Maria José da Conceição Silva

    ResponderExcluir
  2. Tia Zilma, fico muito feliz com sua indicação para o troféu "Mulher em Evidência" porém em nossos corações você sempre esteve em evidência. Sempre presente em nossas vidas com seu amor, cuidado, preocupação com cada um dos seus e pelos outros. Mas reconhecimento é sempre um afago na alma. Estamos na torcida. Bjs. Alda Valéria, Júlio César, Emanuel, Augusto e Ziláh.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!