quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O que é o Enem?


 O Enem é a sigla do Exame Nacional do Ensino Médio. A prova foi criada pelo Ministério da Educação em 1998 para avaliar a qualidade do ensino médio do país. O exame passou a ser utilizado como forma de ingresso para universidades pelo SiSu, Sistema de Seleção Unificada. A avaliação também pontua para o Programa Universidade para todos, o ProUni e serve de certificado para o EJA, Educação de Jovens e Adultos.

Praticamente desde que foi criado o número de participantes no exame foi crescendo. Em 2011 fizeram o teste mais de 6 milhões de pessoas. No primeiro ano de aplicação participaram do exame cerca de 150 mil pessoas.

Depois de passar por algumas modificações, o Enem sofreu sua grande alteração com o ministro da Educação Fernando Haddad. Sua proposta foi unificar o vestibular e adotar o Enem como forma de seleção para o ingresso nas universidades.

Para o MEC o vestibular tradicional desfavorece o candidato que não pode se locomover para fazer as provas. O problema é que dados do próprio governo apontaram que é muito baixa a mobilidade de estudantes entre os estados da Federação. Para mudar esse quadro a pasta pretende aumentar os recursos para que alunos possam eleger outros estados para estudar e ter condições financeiras para se manter através do auxílio público.

No seu formato, o exame apresenta quatro provas com 45 questões cada e uma redação. As avaliações são temáticas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Por isso, e até mesmo pelo modelo do Enem ser considerado fraco por algumas universidades, somente algumas academias de ensino adotaram somente o exame como critério de seleção. Outras adotam parcialmente o exame como forma de ingresso.

Site do Enem:
http://enem.inep.gov.br

Os problemas com o Enem começaram em 2009. As provas foram furtadas da fundação responsável por fazê-las e distribuí-las. Logo depois o gabarito da prova foi furtado. Em 2010 informações sigilosas pessoais dos candidatos vazaram pela internet. Tudo isso colocou em cheque a qualidade do processo de seleção.

Fonte: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/o-que-e-o-enem.html  
 Por Juliana, Grupo Escolar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!