quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

A ORIGEM DO CARNAVAL


O carnaval é a maior e mais adorada festa popular brasileira. Conhecido no mundo inteiro por seus desfiles em São Paulo e Rio de Janeiro e pelos blocos e trios elétricos no nordeste, o carnaval é realmente uma unanimidade entre os brasileiros. O que muita gente não sabe é que a história do carnaval é longa e cheia de curiosidades.

O carnaval é uma festa que traz características e heranças de celebrações muito antigas, festas e ritos realizados na Antiguidade por egípcios, hebreus, gregos e romanos. O carnaval da antiguidade era marcado por festejos pagãos, usados para comemorar colheitas e adorar a diversos deuses.

Acredita-se que as raízes do Carnaval moderno estejam relacionadas às celebrações saturnais, que aconteciam em Roma para exaltar Saturno, considerado o deus da agricultura. Essa festa já contava com homens e mulheres nus, que desfilavam em carros chamados “carrum navalis”, que tinham o formato de navios. A origem da palavra carnaval também pode estar relacionada a esta comemoração. 

Idade Média
Na Idade Média, muitas das antigas festividades pagãs passaram a fazer parte da Igreja Católica. A partir daí, o carnaval começou a ter uma relação muito próxima com a religião e com os cristãos.
No Brasil, o carnaval ainda é uma festa popular marcada pela mistura de etnias e crenças. Apesar de ser uma celebração consagrada no país, agora sabemos que o carnaval não é uma festa criada no Brasil. Contudo, o evento já se tornou patrimônio cultura nacional.
A palavra carnaval vem do latim carnis levale, que significa “retirar a carne”. Dentro do catolicismo, a palavra tem relação com o jejum realizado na quaresma, quando os católicos deixam de comer carne.


Sejam quais forem as origens reais da festa, o importante mesmo é que no Brasil o carnaval é um momento dedicado à alegria e diversão.


Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/origem-do-carnaval.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!