quinta-feira, 24 de abril de 2014

DESTAQUE: Padre Marcelo Rossi

Marcelo Mendonça Rossi (São Paulo, 20 de maio de 1967) é um sacerdote católico brasileiro. É também um cantor e escritor de grande sucesso de público.

Conhecido por sua atuação mediática na divulgação da fé católica, padre Marcelo Rossi tornou-se nacionalmente conhecido pela divulgação pela música religiosa das práticas do movimento de Renovação Carismática Católica (RCC).



Biografia:
Nascido em uma família católica de classe média, ele foi criado no bairro paulistano de Santana juntamente com as irmãs Monica e Marta. O pai, Antonio Rossi, trabalhou durante anos como gerente de banco, e sua mãe, Wilma, era dona de casa. Aos 16 anos decidiu não mais frequentar a Igreja, e aos 22 anos formou-se em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP). Nesta mesma época sofreu um choque duplo: perdeu um primo em um acidente de carro e descobriu que sua tia tinha um tumor maligno na cabeça. Estes dois traumas familiares, que lhe causaram muita dor e sofrimento, levaram-no ao reencontro com Deus e ao retorno à Igreja. Marcelo começou a participar das atividades paroquianas e, um ano depois, inspirado em uma minissérie sobre a vida do Papa João Paulo II, decidiu dedicar-se ao sacerdócio. Fez duas faculdades: Filosofia, pela Universidade Nossa Senhora Assunção e Teologia pela Faculdade Salesiana de Lorena. No dia 1° de dezembro de 1994, ele foi ordenado padre.

Como sacerdote, tornou-se um fenômeno de mídia e cultura de massas no fim dos anos 1990. É o maior fenômeno artístico cristão da América Latina com mais de 12 milhões de CDs vendidos ao longo de sua carreira.

O padre Marcelo Rossi ficou muito conhecido pela forma como adota danças e coreografias típicas do movimento Renovação Carismática Católica (RCC) e pela publicidade dos trabalhos (CDs, DVDs, cinema e televisão).

Cantando, dançando e fazendo coreografias em missas lotadas e programas de TV, o padre Marcelo Rossi se propõe a levar às pessoas a mensagem de Cristo e os ensinamentos da Igreja de uma maneira original, moderna e leve. Ele já gravou nove discos desde 1998, aparece em programas de TV com certa regularidade, possui um programa de rádio com mais de 100.000 espectadores em todo o país e suas missas a céu aberto atraem milhares de fiéis.

Em 2001, foi lançado o álbum Paz, pela Universal Music, sendo o oitavo álbum mais vendido daquele ano, sendo que por esse álbum Padre Marcelo Rossi foi indicado ao Grammy Latino de 2002. Em 2002, lançou o um álbum intitulado Anjos, pela Sony Music, e foi o décimo quarto álbum mais vendido daquele ano.

O ano de 2006 foi marcado pelo lançamento do álbum Minha Benção, pela Sony BMG. Foi o álbum mais vendido daquele ano, recebendo a certificação de diamante e três de platina. O álbum Minha Benção também foi o álbum mais vendido de 2007. , no mesmo ano foi lançado o álbum Momento de Fé para uma Vida Melhor, décimo segundo álbum mais vendido daquele ano.

Em 2008, dois foram os álbuns que alcançaram posições entre os mais vendidos, os quais se intitulam, Paz Sim, Violência Não (Volume 1) e Paz Sim, Violência Não (Volume 2), alcançado a segunda e a sexta posição entre os mais vendidos daquele ano, sendo que o Volume 1 foi certificado em 2008 como platina dupla e em 2009 foi certificado como platina tripla e o volume 2 foi certificado como platina tripla em 2009. No mesmo ano o DVD Paz Sim, Violência Não (Volume 1), foi o mais vendido, segundo dados da ABPD, recebendo a certificação de platina dupla.

Padre Marcelo Rossi é bastante popular entre os católicos carismáticos. Todavia, alguns católicos tradicionais têm restrições a algumas de suas práticas – bem como a certas práticas da própria Renovação Carismática Católica. Seu estilo já foi criticado por alguns setores da Igreja no Brasil. No dia 21 de outubro de 2010 o padre Marcelo recebeu das mãos do Papa Bento XVI o "Prêmio Cardeal Văn Thuận - Solidariedade e Desenvolvimento 2010" - como reconhecimento pela sua dedicação ao catolicismo como evangelizador moderno.

Atualmente o sacerdote apresenta ao vivo às 6 horas de todos os domingos a Santa Missa em Seu Lar transmitida pela Rede Globo de televisão e pela Rede Vida todos os sábados às 15 horas a Missa do Santuário Mãe de Deus. Na Rede Vida também apresenta o programa Terço Bizantino e na Rádio Globo das 9 às 10 horas de segunda a sábado o Programa Momento de Fé - considerado por muitos comunicadores como um fenômeno de audiência do rádio moderno.

Padre Marcelo Rossi sofreu um acidente enquanto fazia exercícios em uma esteira ergométrica e teve que comandar a celebração do dia 9 de maio, às margens da Represa de Guarapiranga, São Paulo, numa cadeira de rodas em razão do incidente que o impossibilitou de colocar os pés no chão. O tempo de repouso necessário para sua recuperação lhe trouxe inspiração para escrever seu mais recente livro: "Ágape", que atingiu o recorde de vendas na história da Editora Globo e atualmente encontra-se em primeiro lugar no ranking dos livros mais vendidos no Brasil, segundo a Revista Veja. , ultrapassando o "Código da Vinci" de Dan Brown e todos os livros da saga "Crepúsculo". Toda a renda do livro é revertida para a construção do Santuário Mãe de Deus Theotókos.

Formação acadêmica e premiações:
Formado em Educação Física pela Universidade de São Paulo em 1988
Formado em Teologia pela Faculdade Salesiana de Lorena em 1992
Formado em Filosofia pela Universidade Nossa Senhora da Assunção em 1993
Ordenado Sacerdote em 1994
Prêmio Grammy Latino de melhor álbum cristão com o CD "Paz" em 2002
"Prêmio Cardeal Văn Thuận" entregue pelo Papa Bento XVI em 2010
Fonte: Arquivo pessoal do padre Marcelo Rossi na internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!