segunda-feira, 29 de julho de 2013

Dica prática: Amido de Milho



 Achei aqui esta dica e adorei poder dividir com meus amigos e amigas conectados no Blog da Colunista .  É sobre as várias utilidades do amido de milho, um ingrediente comum na cozinha, e  normalmente usado para engrossar sopas, molhos e caldos , bem como para fazer bolos mais macios e bolos fermentados para assar no forno.  Tem também seus usos práticos  que vão muito além das receitas e permitir que você se concentre em limpar a casa  e auto-cuidado de uma forma natural, sem poluir. 

Vejamos alguns dos mais interessantes.


Ele pode ser usado para limpar tapetes:
O amido de milho pode ser utilizados no lugar do bicarbonato de sódio para a limpeza de tapetes ou carpetes. É indicado especificamente para as manchas. Ele deve ser aplicado sobre a mancha sem precisar esfregar nem nada, é só deixar atuar durante 20 minutos antes de ser removido com uma escova ou um aspirador para os tecidos. Essa é a forma mais prática e mais “limpa” de se eliminar manchas.

Ele pode ser usado como pó desodorante
Seu desodorante acabou bem na hora de sair para um compromisso? Não se preocupe, você pode usar amido de milho para a preparação de um pó desodorizante em conjunto com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e duas colheres de amido de milho. Adicione 5 gotas de óleo essencial de gerânio ou lavanda. Misture os ingredientes e guarde em um frasco de vidro. Aplique o pó desodorizante sobre a pele, como se fosse o talco. Este pó desodorante absorve o suor e elimina os maus odores. Mas cuidado com o uso pois ele pode manchar suas roupas.

Use como detergente para vidros:
O amido de milho é um dos ingredientes que podem ser utilizados para a preparação de um detergente feito em casa para limpeza de vidro. Misture 200 ml de água, 200 ml de vinagre, suco de limão e 1 colher de sopa de amido de milho em uma tigela, com a ajuda de um chicote. Despeje o líquido obtido em um frasco de spray, agitando e usando para a limpeza do vidro como um pulverizador de detergente normal.

Use para limpar a prataria:
O amido de milho pode ser utilizados para a limpeza de talheres. Ele pode devolver aos seus pratos e seus ornamentos  o brilho natural da prata. Prepare uma pasta de limpeza misturando amido de milho, uma pequena quantidade de água, para obter uma mistura cremosa. Aplique-o sobre os talheres com uma esponja, esfregue suavemente e enxague.

Remova manchas de tinta:
Aqui está um truque simples para facilitar a remoção das manchas de tinta de tecidos ou de roupas de casa. Comece preparando uma pasta de limpeza com água e amido de milho. Aplique a pasta de limpeza e deixe-o agir, tanto quanto possível antes de passar para a lavagem real.

Use para tratar queimaduras e picadas de insetos:
O amido de milho é adequado para aliviar a vermelhidão e coceira causada por queimaduras solares e picadas de insetos. Simplesmente tem que se preparar um composto a ser aplicado sobre a pele, a mistura de amido de milho e um pouco de água da torneira. Espalhe a mistura sobre a área de tratamento, deixe repousar até que esteja seco e enxague com água morna.

Elimine odores de sapatos
O amido de milho absorve odores desagradáveis ​​. Se você quiser eliminá-los da sola dos sapatos, eles polvilhe o interior com amido de milho, em abundância. Deixar repousar um dia inteiro e, em seguida, dependendo do tipo de sapata, eliminou o amido de milho e continuar com a limpeza normal.

Use para engomar roupas spray para engomar:
Prepare o seu spray de amido de milho em casa por isso, se você tiver a necessidade de goma colarinhos. O melhor é diluir 3 colheres de chá de amido de milho em meio litro de água. Despeje em uma garrafa spray, agite e pulverize sobre as roupas em pequenas quantidades quando for passar a roupa.

Xampu a seco:
Em caso de necessidade, é possível recorrer a um xampu para lavagem do cabelo seco. Em vez de comprar um produto específico, utilize o amido de milho simples. Despeje uma pequena quantidade no cabelo, deixe por alguns minutos e escove. O amido de milho absorve a acumulação excessiva de sebo, sobre os cabelos.

Retirar manchas de graxa:
Para remover manchas de graxa de tecidos, faça o seguinte. Se as manchas são frescos, tentar secar, tanto quanto possível por meio de um pano absorvente. Aplicar o amido de milho sobre a mancha e deixe descansar por pelo menos 10 minutos. Retire o amido com uma escova e esfregue a mancha com um sabão em pó. Desta forma, você tem a mancha pré-tratadas de gordura e será mais provável que a máquina de lavar roupa seja capaz de eliminá-la completamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!