Além de muito mais de 200 pessoas morrerem e algumas ainda continuarem internadas, o problema não para ai. Isto porque infelizmente todas as pessoas que tiveram contato com a fumaça tóxica correm o risco de desenvolver a pneumonia química causada pela inalação de substâncias agressivas ao pulmão, como a fumaça aspirada pelos que conseguiram evacuar do local.
. Diferente das pneumonias mais conhecidas, a pneumonia química não é causada por vírus ou bactérias, mas sim pela inalação de substâncias agressivas ao pulmão, como a fumaça, agrotóxicos ou outros produtos químicos. Quando aspiradas, essas substâncias vão para os pulmões e inflamam os alvéolos - estruturas que fazem o transporte do oxigênio para o sangue. Essas infecções dificultam as trocas respiratórias, causando a pneumonia e a insuficiência respiratória. Diferente da pneumonia bacteriana, cuja a bactéria afeta apenas uma parte do pulmão, a pneumonia química pode comprometer todo o órgão.
A pneumonia por aspiração é outra forma de pneumonia
química. Esse tipo é causado quando as secreções orais ou o conteúdo do estômago
é aspirado para os pulmões. A inflamação vem dos efeitos tóxicos do ácido
gástrico e das enzimas sobre o tecido do pulmão. Bactérias do estômago ou da
boca também podem causar uma pneumonia bacteriana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!