quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O que é Pneumonia química?

Tendo em vista o drama vivido esta semana por inúmeras famílias brasileiras lá pelas bandas do sul na cidade de Santa Maria colocou o nosso Brasilzão de meu Deus de luto pela tragédia. Achei aqui e sugiro que amigos e amigas conectados no Blog da Colunista confiram sobre os sintomas.

Além de muito mais de 200 pessoas morrerem e algumas ainda continuarem internadas, o problema não para ai. Isto porque infelizmente todas as pessoas que tiveram contato com a fumaça tóxica correm o risco de desenvolver a pneumonia química causada pela inalação de substâncias agressivas ao pulmão, como a fumaça aspirada pelos que conseguiram evacuar do local.


. Diferente das pneumonias mais conhecidas, a pneumonia química não é causada por vírus ou bactérias, mas sim pela inalação de substâncias agressivas ao pulmão, como a fumaça, agrotóxicos ou outros produtos químicos. Quando aspiradas, essas substâncias vão para os pulmões e inflamam os alvéolos - estruturas que fazem o transporte do oxigênio para o sangue. Essas infecções dificultam as trocas respiratórias, causando a pneumonia e a insuficiência respiratória. Diferente da pneumonia bacteriana, cuja a bactéria afeta apenas uma parte do pulmão, a pneumonia química pode comprometer todo o órgão.

A pneumonia por aspiração é outra forma de pneumonia química. Esse tipo é causado quando as secreções orais ou o conteúdo do estômago é aspirado para os pulmões. A inflamação vem dos efeitos tóxicos do ácido gástrico e das enzimas sobre o tecido do pulmão. Bactérias do estômago ou da boca também podem causar uma pneumonia bacteriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!