sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Aromaterapia - uma técnica que cura.

Bom Dia... amigos e amigas conectados no Blog da Colunista! Levantei-me cedinho e ao resolver passar meu perfume "Linda" da Boticário, e sentindo aquele cheirinho delicioso que me levantou o astral, tive então a inspiração de fazer uma pesquisa sobre  uma das técnicas mais antigas da história de práticas de cura. Isto porque, se aquele cheirinho me proporcionou tanto bem estar, imagine a Aromaterapia que é considerada uma ciência que se usa óleos de plantas em tratamentos!!!....


Estes óleos essências de Aromaterapia são cuidadosamente extraídos de plantas e da qual tem sido usados por milhares de anos antes mesmo da técnica de destilação de óleos ter sido descoberto. Os óleos essenciais atuam restaurando nossas energias curativas e proporcionam o balanciamento do corpo, da mente e do espírito.  Além de exercem uma influência sutil na mente e no corpo, são absorvidos rapidamente através da pele. Mesmo se as essências forem usadas em cremes, loções para o corpo, banhos, compressas ou em massagens, uma boa quantidade da essência é inalada.


Através da Aromaterapia, a cura pode ser feita de uma maneira gentil e natural. Ela pode complementar outras terapias, convencionais ou alternativas. Antigamente, as ervas aromáticas eram usadas na culinária e na medicina. A fumaça ou a fumigação foi talvez um dos usos mais antigos das plantas aromáticas com efeitos alucinógicos, estimulantes ou calmantes

Variedade de maneiras em que podem ser usados os aromas: Podem ser usados em massagens, já que é reconhecido como uma das formas mais importante de tratamento, também podendo ser usados em banhos. A água em si tem muitas propriedades terapêuticas, e quando combinado com os óleos essenciais, os óleos realçam o seu efeito.Também, podem ser usados como compressas, tanto quente como frio em circunstâncias diferentes. Usa-se na Inalação, chás, incensos, meditação, chakras, vaporizadores e velas aromáticas., Os óleos podem ser misturados em cremes, loções para o corpo ou mesmo algumas gotas no travesseiro para ajudar a ter uma boa noite de sono.

Receita básica de massagem:
Para massagear apenas uma região do corpo, misture 9 gotas de óleo essencial - (do mesmo tipo ou 3 gotas de cada tipo) para cada 10ml(2 colheres) de óleo de amêndoa doce.  Caso queira fazer a massagem no corpo todo, pode triplicar a receita .
A aplicação é simples - Coloque algumas gotas desta receita nas palmas da mãos, esfregue uma na outra até sentir o calor e comece a massegear o local dolorido em forma circular e no sentido horário. depois de terminado, friccione novamente as duas mãos até esquentar e inale profundamente por três vezes o aroma. Deixe o produto no corpo  por no mínimo 1 hora. Não se preocupe, pois será absorvido pela pele .



"Em cada uma dessas formas de aplicação foram escolhidos métodos que possam ser usados por qualquer pessoa.Mas atenção: O aroma sozinho tem um efeito sutil e real na mente e no corpo mas é preciso ter cuidado quando se usam os óleos essenciais (os indicados são os genuinos). Quando são usados de maneira correta, são seguros. Alguns óleos são perigosos de se usar e devem ser tratados com muito cuidado."

Pesquisa feita na internet e na coletânia "Fique Linda" por Tânia Gusman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!