segunda-feira, 23 de maio de 2011

Maquiagem cinematográfica

A noite de hoje, dia 23 de maio, foi super divertida com os simpáticos alunos do quinto período, do curso de Publicidade e Propaganda da Faminas. Estive lá dando um toque sobre como é fazer uma maquiagem cinematográfica. 

Esta colunista com os alunos do quinto período de PP da Faminas

Apesar de não ser profissional no ramo (estou longe de ser uma maquiadora profissional!), meus mais de 30 anos de magistério e envolvimento com teatro infantil me fizeram entender um pouco sobre o tema. A disciplina Direção de Arte, ministrada pela minha filha, Ludmila Gusman, teve como principal objetivo mostrar o quanto a arte pode transformar os personagens de um filme, de uma peça teatral e, até mesmo, dos comerciais publicitários. A disciplina, com isso, abordou, na noite dessa segunda-feira, os truques dessa técnica milenar. Fiquei feliz com a empolgação e interesse da turma que me recebeu muito bem.  

Os alunos com a professora Ludmila Gusman e também com os convidados que foram na condição de  modelos especiais: Larissa, João Lúcio e César




Os alunos também colocaram a mão na massa, aplicando na prática as dicas que aprenderam na noite.


A aluna Emiliana maquiando a aluna Diana


 
 


Os alunos atentos às explicações da professora Ludmila sobre as dicas importantes ao realizar esse tipo de maquiagem. Abaixo eu ensino o passo-a-passo para quem quiser aprender e se divertir!

Maquiagem feita no braço do meu neto João Lúcio

Aproveito para parabenizar os futuros publicitários e agradecer o carinho. Espero que eu tenha correspondido a expectativa de vocês!!!!

PASSO-A-PASSO MAQUIAGEM CINEMATOGRÁFICA:

A dica da noite, ensinada aos alunos foi uma maquiagem de queimadura. Veja o passo-a-passo. É simples e você vai gastar pouco.

Antes de começar ...
Sempre faça um teste de alergia: aplique uma pequena quantidade dos produtos que entrarão em contato com a sua pele em uma parte pouco visível, próxima ao cabelo e deixe pelo tempo que pretende usar a maquiagem. Remova conforme indicado e espere um dia. Se notar vermelhidão ou alguma outra reação, NÃO APLIQUE A MAQUIAGEM!

Materiais necessários:

1) Adstringente facial: usado para limpar a pele e manter maior aderência da maquiagem

 

2)  Gelatina em pó ou em folhas: vai garantir o aspecto de queimado que queremos dar à maquiagem


 


3) Corante alimentar: neste caso, foi escolhido o em gel na cor pêssego. Atenção para a tinta guache. Algumas são contra-indicadas para passar na pele.  Outra sugestão misturar a base líquida na própria gelatina para dar a cor da pele



4) Tinta para pele: nas cores preta e vermelha (em pó, em creme ou líquida)



5) Óleo de rícino: 




6) Glicerina, para dar um aspecto úmido ao final  


7) Espátula



8) Pincel chato de cerdas macias 



Como fazer:

- Prepare a gelatina, acrescentando água somente o suficiente para dissolver e derreta-a em banho-maria (leve uma panela não muito cheia de água ao fogo e coloque um pote de metal com a gelatina dissolvida dentro da panela cheia de água.)


- Adicione o corante alimentar ou tinta guache à gelatina de modo que fique em um tom parecido com a sua pele (caso seja incolor)


- Deixe amornar e, enquanto isso, limpe bem a pele e remova a oleosidade com adstringente, para que a maquiagem fique bem aderida.


- Aplique sobre a pele limpa com uma espátula, fazendo a textura de pele queimada.



- Dilua a tinta para pele com óleo de rícino e aplique com o pincel chato sobre a maquiagem e partes da pele. Se precisar, auxilie com os dedos



- Nas partes mais altas da aplicação de gelatina, passe a tinta preta sem diluição (ou diluída em água caso seja creme ou pó)




Um comentário:

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!