quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Homenagem a todos os professores de Muriaé através da atuante, carismática e competente pedagoga Ezilma Fonseca

O site de coluna Social Muriaé na Web tem  a grata satisfação de homenagear a importante classe de profissionais do magistério , não somente da cidade mineira de Muriaé mas também de toda nossa gente brasileira. Classe essa que naõ tem o reconhecimento digno de seu valor!








 E é através de uma competente professora que durante toda sua trajetória de 40 anos dedicados a educação, deixa por onde passa, um imenso legado de exemplos. Através dessa pedagoga de dom nato, "Tia Ezilma" que homenagearemos com certo orgulho,  a todos os mestres de  nossa terra e deste mundão de meu Deus,  neste 2020!

Confira a sua história:


Eu, Ezilma Maria da Fonseca, filha de José Carlos da Fonseca e Maria Ribeiro da Fonseca, nascida em 26/01/1961 em Muriaé, no bairro do Porto, de uma família com 6 irmãos (5 irmãs e 1 irmão), fui aos 2 anos para o bairro da Barra, onde cresci,estudei e me formei para professora na E. E. Drº Olavo Tostes em 1979. Cursei Pedagogia de 1981 a 1984 na Faculdade Ciências e Letras Santa Marcelina, depois em 1990 fiz pós-graduação em Fundamentos da Educação na mesma faculdade e anos mais tarde cursei pós-graduação em Ciências das Religiões. Em 1995 dei a luz a uma menina linda de nome Ana Luísa, hoje com 25 anos. Resido no bairro Napoleão e trabalho próximo a minha casa.




Este ano de 2020 completo 40 anos atuando na educação. Iniciei minha carreira como contratada em agosto de 1980 na E. E. Maria Antônia Muglia no bairro Napoleão, atuando inicialmente como professora de educação Religiosa e pré-escolar, sendo nomeada por concurso público em 1982e segui por 30 anos nessa mesma escola atuando em várias funções inclusive vice-diretora por 7 anos de 1992 a 1999 e assumindo a direção em 2000 tendo sido escolhida pelo processo de eleição, permanecendo como diretora nessa escola por 11 anos, me afastando em 2011 para me aposentar. Logo no ano seguinte em 2012 , fui nomeada no cargo de professora no município de Muriaé tomando posse na E. M. Professora Stella Fideles no Bairro aeroporto e em 2014 fui transferida para E. M. E. I. Professora Zélia Barros Carneiro em mudança de lotação onde estou até hoje como professora de educação Infantil e atuando pelo quarto ano como vice-diretora.






Confesso que nessa minha trajetória enfrentei grandes desafios, me deparei com inúmeras situações que exigiram de mim equilíbrio, sabedoria e coragem para enfrentá-los. E digo com sinceridade que vivi muitos momentos felizes, fiz grandes amizades, ensinei e também aprendi muito, e com certeza essa minha experiência profissional cerceou toda minha história de vida, me dando oportunidade de ser um ser humano melhor, mais consciente e mais comprometido com a minha comunidade, com as pessoas com quem convivo ou cruzam o meu caminho e com uma sociedade mais justa, humana e fraterna. Agradeço a todos que fizeram e fazem parte dessa caminhada, professores, funcionários, alunos e seus familiares, parceiros da escola e meus amigos que ficarão marcados para sempre na minha vida.

Enquanto tiver vida e saúde quero contribuir com a educação pois acredito que ela é o caminho para a ascenção social e uma vida mais feliz e promissora. Segundo Nelson Mandela “ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.” Quero com meu trabalho ensinar sempre a amar, acredito no amor como o melhor projeto e estratégia!"


 Dentre muitas outras, aqui algumas singelas recordações que Tia Ezilma guarda com carinho:








PARABÉNS a todos e todas que exercem esta bela missão!!


4 comentários:

  1. Obrigada amiga Tânia Gusman por me ter como referência e base para homenagear toda classe de profissionais da educação que com muita luta exerce sua função com dignidade e confiança de que podemos fazer a diferença na sociedade! Deixo aqui registrado meu respeito à todos os professores desse país e de modo especial àqueles com quem convivi e convivo até hoje, seja no exercício da função ou pela amizade que construímos no decorrer dessa trajetória. Todos, alunos e colegas de trabalho vocês são muito especiais pra mim. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga Tânia pelo carinho! Parabéns a todos os meus colegas professores que como eu buscam superar os desafios de educar em meio ao caos e acreditar que podemos fazer a diferença sempre!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela homenagem!!!
    Tia Ezilma é uma grande educadora de nossa cidade e por onde passa semeia a Educação com amor e alegria, sempre buscando transmitir através de seu talento a busca por um mundo melhor e mais justo.
    Felicidades sempre!!!❤❤❤👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Homenagem muito merecida à prof Ezilma, sempre entusiasmada e comprometida com seus valores e ideais na missão de ensinar.Me orgulho de ter participado dessa jornada com ela durante um bom tempo! Obrigada Tânia, pela homenagem à Ezilma e a todos Professores! 💝🎉

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!