terça-feira, 6 de outubro de 2020

Relato de eleita Rainha dos Estudantes a maior autoridade no estabelecimento.


Muito contente em recordar o tempo em que por votação ganhei o título de Rainha dos Estudantes, lá onde estudei e me formei professora, no famoso Ginásio Maestro Mazzini em Laje do Muriaé. Estava eu no 4º ano ginasial-(hoje 8ªsérie). O evento aconteceu nos idos de 1963. Não me recordo de ter transferido a faixa, o cetro e nem a coroa pra nenhuma outra estudante em evento parecido . Nunca me chamaram para passar "aquele título" até o presente momento. Direito adquirido ou não?!... rsrsrs .




A votação bastante expressiva, foi-me dada pelos próprios estudantes do Ginásio Maestro Mazzinie Escola Normal Alvaro Diniz, colegas, alunos doeducandário. Dentre as candidatas estiveram Dilma Cerqueira -2ª princesa, Ana Maria Rezende-1ª princesa e eu: Tania Maria Cerqueira Braga como Rainha dos Estudantes. A votação aconteceu em 11 de agosto e a coroação foi num big baile no Clube Recreativo e esportivo Lajense com pompas, presença de autoridades do município, professores , abrilhantado por uma banda de Muriaé.
Usei um look tubinho (moda da época), que foi feito por minha mãe, num tecido de renda todo bordado com missanguinhas e pérolas.

Depois que me formei e ingressei no curso superior em Pedagogia( FAFI Santa Marcelina), lecionei Psicologia e Ditática para o curso normal até 1971, -estava grávida de meu primogênito, tirei licença de gestação, ao retornar me descartaram por motivos polítiqueiros que atéalguns alunos eram instigados. Foi muito difícil para mim! Tive o apoio do saudoso marido Lúcio e procurei perdoá-los.

Depois que fiz "Pós Graduação em Inspeção", voltei por cima, como a maior autoridade nomeada pela secretaria de Estado do Rio de Janeiro. Supervisora Educacional, INSPETORA ESCOLAR, e minha assinatura era necessária em toda documentação para que o educandário pudesse funcionar dentro das exigências da lei 5692. Todo o serviço de secretaria, diário de professores, diplomas dos formandos e toda as demais documentações tinham que ser verificadas e ter o aval Tania Gusman com carimbo e matrícula.

Este foi um verdadeiro desafio, voltar onde como professora fui humilhada pelos colegas professores e direção. O colégio necessitava de uma inspeção e na época, habilitada, somente existia uma na Inspetoria Estadual da comunidade. Eram 25 escolas para uma só inspetora, daí foram abertas mais quatro vagas e aumento de escolas estaduais no município. Considero a coragem de minha volta, uma superação!


Um comentário:

  1. Essas lembranças nós enchem dd orgulho! Parabéns Tânia, você com certeza sempre brilhou! As pedras no caminho, nunca foram empecilho para seu sucesso.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!