quinta-feira, 18 de junho de 2015

Dicas para arrumar a mala de viagem de forma eficiente

Não fique com receio se a mala lhe parecer vazia… na volta ela sempre vem bem mais cheia!

1. Reflita sobre a viagem

Há pessoas que preferem colocar várias peças na mala, para ter mais opções de escolha. Este é um dos maiores erros: quantidade não é qualidade. A regra é pensar no estilo da viagem (praia, campo, cidade), no motivo (esporte, lazer, trabalho), nas condições do local (como o clima, por exemplo) e no período da viagem (curta ou longa). Pense sobre as atividades e faça uma lista com as roupas necessárias para aqueles momentos. Lembre-se que bagagens grandes são incômodas e pagam taxa de sobrepeso em viagens de avião.

2. Aposte em peças curinga

Há várias peças que servem para diferentes ocasiões – em especial se combinadas entre si. Uma blusinha básica pode se transformar na roupa ideal para um jantar descolado, basta usar um acessório mais chique como um colar ou uma echarpe, por exemplo. Quanto mais combinações inteligentes, menor a necessidade de roupas extras. E sobra mais espaço na mala para trazer compras!

3. Lave as roupas durante a viagem

É uma dica essencial para viagens mais longas, em especial acima de 15 dias. Basta comprar um sabão em pó em algum supermercado e aproveitar a pia ou chuveiro do hotel ou albergue. Para secar as roupas, uma boa ideia é levar ventosas para grudas na parede ou pendurar as peças em algum lugar como o box do chuveiro, por exemplo. Também há casos em que o próprio estabelecimento oferece serviço de lavanderia – certifique-se antes de embarcar para a viagem. Lembre-se também de levar uma sacola para roupas sujas. Elas são essenciais para separar o que já foi usado das peças limpas.

4. Ganhe espaço na mala

Em primeiro lugar, esqueça os itens que podem ser descartados. Para que levar sua coleção de perfumes ou várias opções de joias? Ou até mesmo shampoo e condicionador para hotéis que oferecem estes produtos? Na hora da arrumação, coloque os sapatos no fundo da mala (sempre embalados em saquinhos) e as meias dentro dos calçados. Aproveite as frestas entre eles para incluir cintos, roupa íntima e outros itens de menor porte ou que se adequam aos pequenos espaços. Depois é hora de incluir as roupas. Uma boa dica é enrolar em pequenos tubos, em vez de dobrar. Assim elas ficam sem as marcas de dobras e você ainda ganha espaço.

5. Viagem de avião? Pese a mala antes

Antes de partir ao aeroporto, vale a pena pesar a bagagem – já que as companhias aéreas cobram valor extra por sobrepeso. Você pode utilizar as balanças portáteis (aquelas de banheiro) ou ir até uma farmácia com balança. Caso sua mala esteja acima do permitido, vale a pena retirar alguns itens ou trocá-los por opções mais leves.

6. Arrume a mala uma semana antes

A dica pode parecer básica, mas é um dos principais pontos de atenção para ter uma mala funcional. Ao planejar a viagem, faça uma lista com todos os itens (e adicione mais itens no decorrer da semana, conforme for lembrando das necessidades). Quem deixa para a última hora acaba jogando pilhas de roupas para ganhar tempo. O ideal é que o viajante tenha tempo de decidir o que levar, sem entrar em desespero.

7. Escolha a mala certa

Para viagens curtas, o ideal são malas macias como sacolas ou mochilas, uma vez que são mais maleáveis – possibilita que se expandam de acordo com a quantidade de objetos. Prefira as malas tradicionais caso você leve objetos frágeis ou para viagens mais longas. Neste caso, escolha a mala mais leve possível. O formato depende do seu objetivo, mas em geral os modelos mais retangulares possibilitam melhor acomodação. Dê preferência aos modelos com rodinhas, pois são mais fáceis de transportar. Outra boa dica para viagens de avião é personalizar sua mala com adesivos ou fitas coloridas, que facilitam na hora de identificar a mala no desembarque.

8. Leve bagagem de mão

Elas são essenciais, em especial para viagens aéreas, uma vez que existe maior possibilidade de extravio das malas. Lembre-se que as companhias aéreas também têm regras de peso máximo para a bagagem de mão. Leve seus documentos pessoais, passagens e objetos de valor, óculos ou lentes de contato, além de remédios e objetos de higiene pessoal como escova de dentes, absorventes, maquiagem, entre outros.

9. Opte por três pares de calçados

Em viagens de lazer, o ideal é levar uma opção mais formal (para festas e jantares), outro para o dia a dia (pode ser um tênis confortável) e uma sandália. Se for para a praia ou lugares com piscina, outro item essencial é o chinelo.

10. De olho nos documentos

Em viagens internacionais é indispensável que o viajante tenha itens como passaporte, RG e cópia de RG (em local separado), passagem aérea e cópia de passagem (em local separado), carteira de habilitação, cartão do seguro, carteira de Vacina Internacional, cartões de crédito e dinheiro em espécie (dólares ou moeda local). No caso de mochilão, a carteira de alberguista também faz parte dos documentos essenciais.

11. Leve remédio para emergências


Os remédios mais comuns para viagens são antitérmicos, antialérgicos, anti-inflamatórios e antibióticos – para necessidades mais específicas. Importante: consulte seu médico antes de embarcar e peça as receitas para todos os medicamentos.
Por Amadeus - Departamento de Comunicação

MANTENHA A ORGANIZAÇÃO

Nada melhor que manter uma mala organizada do início ao fim da viagem. Se você ficar em um mesmo hotel, a dica é desfazer a mala e arrumar as peças no guarda-roupas.  À medida que for usando as roupas, dobre-as e coloque-as em sacos plásticos. “Desse modo na volta é só pegar o saco e colocar no fundo da mala. Não fará muito volume”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!