segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Centenário de Hervé Cordovil em Viçosa

A Solenidade de Lançamento das comemorações do Centenário de nascimento de Hervé Cordovil, presidida pelo Prefeito de Viçosa, Celito Francisco Sari, será realizada hoje, segunda-feira, 03 de fevereiro, às 20h, no auditório da Estação Cultura Hervé Cordovil (antiga estação ferroviária central da cidade), na Praça Marechal Deodoro, centro.

             Compositor, maestro e pianista, interpretado por grandes nomes de música brasileira Hervé Cordovil Pinto Coelho nasceu em Viçosa a 03 de fevereiro de 1914 e faleceu em São Paulo em 16 de julho de 1979.  Bem jovem, foi para o Rio de Janeiro, onde começou a tocar na banda do Colégio Militar e a estudar piano. Formou-se em Direito e ao mesmo tempo começou a chamar atenção como pianista, na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro e na orquestra de Romeu Silva. Na época, era o pianista mais solicitado da Cidade Maravilhosa.

  Dele, o jornalista produtor musical e crítico Rodrigo Faour teceu o seguinte comentário crítico:

            Hervé Cordovil é desses monstros sagrados esquecidos da MPB. Diversas de suas músicas são inesquecíveis. Daquelas que se escuta uma vez e nunca mais se esquece. Nesse programa Ensaio, da TV Cultura (SP), que agora virou CD, o próprio Hervê canta e conta aspectos curiosos de sua bela carreira e dos ícones da MPB que cruzaram seu caminho, como Carlos Galhardo (que estreou cantando uma canção sua, Carolina), Carmen Miranda ("Foi a primeira cantora a aparecer com um jeito diferente"), Francisco Alves (de quem foi pianista e com quem, a certa altura, brigou), Aracy de Almeida, Silvio Caldas, Isaura Garcia, Lamartine Babo (de quem Hervê foi parceiro e a quem considerava "superinteligente, lírico, humorista, de uma musicalidade impressionante"), Noel Rosa e a Rainha do Baião, Carmélia Alves - a quem ele se diz agradecido por ter lançado e cantado, no correr de sua carreira, tantas de suas músicas. Quais? Me Leva, Sabiá Lá na Gaiola, Pé de Manacá, Esta Noite Serenou, Baião da Garoa (recentemente regravada por Gil & Milton), Cabeça Inchada (que já foi gravada até em chinês e turco) e tantas outras. O compositor relembra ainda outras de suas canções, como a graciosa Inconstitucionalissimamente, lançada por La Miranda e o delicioso samba-canção Uma Loira, lançado por Dick Farney. "Essa música quase deu galho. Imagina um cara casado como eu fazer uma música, dizendo: 'Todos nós temos na vida, um caso, uma loira, pois eu tive também'", diverte-se Hervé. Ele conta ainda como foi parar na Banda do Colégio Militar, do Rio, onde começou a tocar dobrados e depois jazz, como foi a evolução de seu sucesso e fala sobre o processo que recebeu por ter supostamente plagiado um fox americano. Na verdade, sua composição Samba havia sido feita três anos antes do tal fox. Mesmo assim, desfeito o malentendido, apenas enviou uma carta explicando por que não processaria o compositor americano: "Aqui no Brasil fazemos dez canções dessas por dia. Pode ficar com a sua música!". Hervé também explica que a polícia (censura) de sua época freava muito sua criatividade e, numa de suas músicas, ao invés de "o gostoso da Zizica", tinha que escrever "o querido da Zizica". E pensar que hoje o funk/rap carioca pode falar de descer o popozão e martelar o martelão... Outros tempos... Hervé tem um repertório de prosas e canções tão vasto que nem deu tempo de ele cantar seu antológico rock Rua Augusta, que celebrizou seu filho Ronnie Cord. "

Convite
Aos profissionais de imprensa e diretores de jornais, rádios, TVs e mídia eletrônica.
            A Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes da Prefeitura de Viçosa tem a grata satisfação de convidar Vossa Senhoria para a solenidade de lançamento das comemorações do Centenário do compositor, pianista e maestro Hervé Cordovil, viçosense de expressivo nome na Música Popular Brasileira.
            Filho do médico Cordovil Pinto Coelho e de Maria de Lucca Pinto Coelho, nasceu em Viçosa no dia 3 de fevereiro de 1914. Entre seus grandes sucessos destacam-se Meu Pé de Manacá, composto com a prima Marisa Pinto Coelho em 1950; Vida do Viajante, em parceria com Luiz Gonzaga; Sabiá lá na Gaiola, com Mario Vieira; as versões Biquini de Bolinha Amarelinha e Rua Augusta, entre outras. Faleceu em São Paulo, 16 de julho de 1979.
            Informamos ainda que, em respeito aos convidados presentes, a solenidade terá início pontualmente às 20 horas. Contando com sua honrosa presença, reiteramos votos de estima e consideração.
            Atenciosamente,

Antônio Luiz Miranda
Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!