quinta-feira, 26 de setembro de 2019

DICA: Segredos Para Criar Filhos Bons e Felizes


Atualmente as crianças estão crescendo cercadas por novas tecnologias, sua realidade é diferente da nossa, então, muitas vezes nos sentimos sobrecarregados e confusos.

Psicólogos da Universidade de Harvard, que com base na análise de estudos científicos, revelaram dicas para criar filhos bem-sucedidos e felizes.

  

1. Tempo de qualidade e atenção genuína:
As crianças que passam tempo de qualidade com seus pais aprendem a ser compassivas e amorosas através dos laços que constroem com elas. 
É por isso que é importante que, durante este período, sejamos afetuosos e mostremos um genuíno interesse em suas atividades e comportamentos, parabenizando por suas conquistas. 
É essencial ouvir e respeitar suas escolhas (aquelas que não envolvem perigo).

Dicas práticas:
– Discuta seus filhos fazendo perguntas abertas para facilitar uma conversa significativa em vez de perguntas fechadas que limitem as respostas “sim” ou “não”. 
– Quando nossos filhos querem brincar conosco ou nos dizer algo, devemos nos envolver, isto é, sem olhar para o celular ou nos distrair com outra coisa.

2. Seja um exemplo para as crianças
Os pais que demonstram ações concretas a implementação dos valores morais da família estimulam uma aprendizagem significativa e duradoura em seus filhos sobre essas virtudes. 
As crianças não aprendem como papagaios por simples repetição, mas por observação, então, mais do que apenas falar sobre honestidade, humildade e empatia, praticar diariamente terá um impacto maior. 

Dicas práticas:
– Você pode se juntar a uma ONG como voluntário, ser um líder de um grupo, participar ou organizar atividades de solidariedade em sua igreja local, ser amigo de seus vizinhos. 
– Evite insultar, desacreditar ou criticar outras pessoas na frente de seus filhos, nunca faça isso, mesmo quando eles não estiverem presentes. 
 – Quando você cometer um erro, assuma sua responsabilidade e peça desculpas. 
– Encoraje os seus filhos a estarem atentos às necessidades dos outros: “Olha, essa criança deixou cair as suas batatas fritas, ajudar ele pegar?” 
– Diga olá quando você chegar a um lugar ou na rua e peça “por favor” e “obrigado” em vez de dizer ao seu filho “diga oi” ou “como você diz?”.

3. A felicidade de ajudar os outros
O estudo de Harvard também descobriu que cuidar dos outros é tão importante quanto a própria felicidade.
Ajudar e fazer as outras pessoas felizes também nos faz felizes a longo prazo e causa uma sinergia positiva que não devemos subestimar.

Dicas práticas:
– Motive seus filhos a resolver problemas, levando em conta como as decisões tomadas afetarão outras pessoas envolvidas. 
– Pratique um “ato aleatório de bondade” como uma família todos os dias. Isso nos enche de felicidade. 
– Converse com seus filhos ou conte a eles uma história sobre o que está acontecendo no mundo com outras crianças e outras realidades infelizes ou sobre a ecologia e pergunte o que eles fariam para melhorar o mundo. Desta forma, você pode expandir sua compreensão de solidariedade e empatia no nível macro.

4. Gratidão
Este estudo também destacou que pais e filhos que praticam gratidão diariamente são mais solidários, generosos, compassivos, menos ressentidos e, o mais importante, são também mais felizes e saudáveis. 
Por tudo isso, ser grato é um fator chave para que as crianças se tornem adultos capazes de encontrar a felicidade diariamente em pequenas coisas.

Dicas práticas:
– Ore diariamente nomeando as suas bênçãos 
– Revise todas as coisas boas que aconteceram durante o dia na cama antes de dormir. 
– Dê graças diariamente a outras pessoas que facilitam nossa vida (o homem que pega o lixo, o professor, o motorista do ônibus) 
– Ajudar em tarefas domésticas faz com que as crianças percebam que ter uma casa limpa ou arrumada ou comida na mesa implica uma tarefa e resulta em gratidão. 
Para adultos: Jejum um dia por semana, andar em vez de usar o carro ou tomar um banho frio de vez em quando nos sacode da nossa “zona de conforto” e não apenas abre nossos olhos para nossas bênçãos, mas que ativa nossa empatia.

5. Resiliência
A resiliência é a capacidade de lidar com os problemas e superar, transformar e até fortalecer. 
É necessário que as crianças sejam otimistas para ter sucesso em suas vidas. Quando seu filho tiver um problema, guie ele para agir e conversar sobre o que está acontecendo. 
Incentive-o a resolver seus problemas, destacando os aspectos positivos que surgiram dessa ação. 
Ajude seus filhos a identificar seus sentimentos e forneça as ferramentas para controlar até que estejam calmos novamente.

Dicas práticas:
– Nunca minimize ou faça piada de sentimentos que seus filhos expressam, mesmo quando parecem exagerados. O que pode parecer um absurdo fácil de resolver para um adulto pode realmente causar dor em uma criança que ainda não tem as mesmas experiências. 
– Conte histórias da sua vida em que você superou um problema. 
– Deixe seus filhos saberem constantemente que você os ama incondicionalmente e que sempre estará lá para apoiar suas decisões.

ATENÇÃO: Se você gostou dessas dicas, compartilhe em seu Pinterest e Facebook e ajude outros pais a criarem bons filhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!