quinta-feira, 16 de agosto de 2018

2 - Berlim - Memorial do Holocausto

Continuando nossas postagens num tour que fizemos em Berlim - Alemanha , chegamos até o Holocausto.





Embora tenha uma atmosfera pesada, o Memorial do Holocausto é outro ponto turístico indispensável para quem almeja a sensação de viajar ao passado e sentir na pele o peso da história. O monumento foi erguido em 2005 e é constituído por 2.711 blocos de concreto cinza, de diferentes tamanhos, mas paralelos. Eles estão espalhados por uma área de 19.000 m². Os blocos são de 2,38m de comprimento por 0,95m de largura e a altura varia de 0,2m até 4,8 metros.



O monumento de blocos sóbrios, não contém nenhum texto, nome ou foto. Feito de concreto cinza escuro, quase preto, distribuídos em fileiras paralelas sob uma superfície ondulada.  


Os blocos têm diferentes tamanhos e uma forte simbologia: o objetivo é lembrar os 6 milhões de judeus vítimas do Holocausto na Segunda Guerra. A arquitetura do monumento se propõe, justamente, a causar uma sensação de desconforto e desnorteamento no visitante.


O  memorial foi construído numa área que antes fazia parte da “faixa da morte” quando o muro de Berlim existia. A sensação que nos invade ao estarmos vendo de pertinho este monumento é de instabilidade. Na realidade uma atmosfera confusa e intranquila, algo indescritível! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!