quinta-feira, 28 de junho de 2018

Comidas tipicas da Espanha: conheça os pratos e as receitas

Meu professor de Espanhol passou como dever de casa, uma pesquisa interessante para esta colunista, sua aluna de língua espanhola. Fiquei muito interessada em procurar saber. Foi então que pesquisei  na internet algumas receitas típicas da Espanha! Daí divido com meus amigos e amigas conectados no Blog da Colunista.

1) TAPAS: Se você acha que se pedir una tapa na Espanha você corre um sério risco de ficar com o rosto vermelho, está enganado! Una tapa nada mais é que uma pequena porção de comida, normalmente servida em restaurantes, para que o cliente vá saboreando enquanto espera pela comida, ou seja, um aperitivo. Las tapas são muito variadas, podendo ser tanto simples combinações de pão com outros ingredientes, como receitas mais elaboradas com frutos do mar e iguarias.


Receita de una tapa espanhola:
Tostada de membrillo y queso - Torrada de marmelo e queijo
8 rebanadas de pan -  8 fatias de pão
8 lonchas de membrillo - 8 fatias de marmelo
100 grs. de queso rallado - 100g de queijo ralado
Sal - sal, Aceite de oliva -azeite de oliva , Orégano- orégano
Untar la rebanada de pan con el membrillo. Echar por encima el queso rallado, un poquito de aceite, sal y orégano. ( Passe o marmelo na fatia de pão, coloque o queijo ralado por cima, um pouco de azeite, sal e orégano.)
  

2)PAELLAS ESPANHOLAS


Coloque o azeite na paella e leve ao fogo. Refoque os pimentões, o alho e a cebola picada. Com o fogo alto, acrescente a lula, o vôngole, o camarão rosa médio, o lagostim e o mexilhão. Espere a água que se formou evaporar e deixe os ingredientes fritarem (sem torrar). 

Surgiu na Espanha, nos séculos XV e XVI, na região de Valência, mais especificamente na região de Albufera, região de grandes arrozais e de grande produção de verduras frescas. Originalmente um prato popular, foi criada pelos camponeses que partiam para o campo com a paellera ou paella, arroz, azeite e sal e agregavam ingredientes da caça, legumes da estação e as sobras que possuíam. O tomate só foi acrescentado posteriormente, trazido da América por Cristóvão Colombo, e o frango, que era muito caro para os padrões da época.

INGREDIENTES:
600g de camarão médio descascado e limpo; 100g de camarão grande inteiro, para decorar
1 kg de lula, 2 xícaras de arroz parboilizado. 4 xícaras e água, 1 xícara de ervilhas frescas, 2 tomates picados sem pele, 2 cebola picadas, 6 dentes de alho picados, ½ pimentão vermelho em tiras,  ½ pimentão amarelo em tiras, açafrão a gosto, azeite de oliva a gosto, sal a gosto
MODO DE PREPARO:
Para decoração, refogue com azeite o camarão grande com um pouco de alho picado e sal. Reserve. Também reserve para a decoração algumas tiras dos pimentões coloridos.
Numa paelleira ou numa frigideira grande refogue com azeite a cebola e o alho. Acrescente os pimentões, o tomate e a lula. Refogue.
Junte as ervilhas frescas, o arroz e o açafrão. Refogue um pouco mais e adicione a água e o sal a gosto.
Após 10 minutos de cozimento, acrescente os camarões médios. Deixe cozinhar até secar a água (mas o arroz deve estar levemente úmido).
Decore com os camarões grandes e as tiras de pimentões coloridos.

  Modo de preparo
Em uma panela grande, refogue a cebola e o alho em azeite a gosto. Junte a linguiça, a picanha suína, as coxinhas da asa e a rã e refogue até dourarem. Adicione o arroz, refogue e vá adicionando o caldo aos poucos, enquanto mexe e à medida que for secando, até ficar al den te. Junte os demais ingredientes e cozinhe até o arroz ficar no ponto. Sirva decorada com lagosta, lagostins e camarões grelhados e acompanhada de molho de pimenta.


3)Gazpacho, um prato que se come frio

Leve e refrescante, o gazpacho é o refúgio dos espanhóis nos dias quentes de verão. Trata-se de uma sopa batida, e servida fria, feita à base de tomate e pão, acrescidos de pimentão, alho, pepino e, claro, muito azeite de oliva, item indispensável às receitas mediterrâneas. “O nome gazpacho, de origem árabe, significa ‘pão encharcado’”

6 tomates maduros

1/2 pepino pequeno
1 pedaço de pimentão verde
1 dente de alho
Miolo de 2 pães franceses “de ontem”
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de vinagre
1/2 litro de água, Sal
Modo de fazer
Corte o tomate em quatro pedaços e despreze a parte branca central. Descasque o pepino e corte-o em cubos. Pique também o pimentão e descarte as sementes e a parte branca. Junte esses ingredientes em uma vasilha, acrescente o vinagre, o cominho, a pimenta, o alho, o azeite e o vinho. Ajuste o sal e, por último, junte o pão amanhecido fatiado. Despeje a água até cobrir todos os ingredientes. Leve à geladeira para descansar durante uma noite. No dia seguinte, retire da geladeira, escoe o caldo e reserve-o. Bata is ingredientes no liquidificador, acerte os temperos e acrescente aos poucos o caldo – . Pode-se passar o caldo na peneira, mas ficará menos encorpado e não tão saboroso.


4) TORTILHAS



 Ingredientes:
- 3 Patatas Medianas - 5 Huevos - 1 Cebolla - Sal - Aceite de Oliva



5)PAN ESPAÑOL
Pão Elaborado com a tradição de muitos anos, com fermento natural – massa mãe. Os pães gourmet do Delícias de España tem aquele aroma de recém-saído do forno e uma casquinha crocante de abrir o apetite. É o ingrediente especial com o qual preparamos os deliciosos montadinhos espanhóis e pode ser degustado como acompanhamento de qualquer prato.
Pan elaborado como hace miles de años con fermento natural (masa madre). Un pan con aroma a recién hecho y una corteza crujiente. Resulta idóneo para preparar los deliciosos montaditos españoles o como acompañamiento de cualquier comida.


Pan con jamón (pão com presunto)

Dentre as inúmeras receitas típicas da Espanha que pesquisei estas são as cinco que gostaria de saborear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!